RED 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos
    Legal
    RED 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos

Diversão sem compromisso

por Roberto Cunha

Certos filmes acabam passando batidos pelas salas escuras por falta de cacife para brigar por espaço com produções milionárias e a curta temporada em cartaz, muitas vezes, significa cair no esquecimento. Foi assim com o ótimo RED - Aposentados e Perigosos (2010), que gerou esse RED 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos. A observação, claro, é válida para aqueles que se amarram em filmes de ação temperados com bom humor.

Na aventura de agora, o ex-agente Frank (Willis) só queria levar sua vidinha tranquila com a amada Sarah (Mary-Louise Parker), mas sua ex-parceira Victoria (Helen Mirren) o avisa que tem muita gente querendo a cabeça dele. Começa aí um verdadeiro jogo de gato e rato para descobrir quem ou o que está por trás dessa trama, que remete aos tempos da Guerra Fria e envolve ainda uma arma de destruição em massa. Em paralelo, o herói ainda precisa lidar com uma "crise" no relacionamento, devidamente ajudada pela "mãezona", vivida por Mirren.

Baseado nos quadrinhos da DC Comics (a casa do Batman e do Superman), a sequência tem roteiro (no automático) da mesma dupla do original e direção de Dean Parisot (As Loucuras de Dick e Jane), um cara com experiência na TV e poucos filmes no currículo. O ritmo é bom e a química no elenco ajudou muito para o caldeirão entrar em ebulição. Os protagonistas "ainda" convencem e o destaque vai para Mirren, "ainda" mais a vontade com as armas, e o paranóico Marvin de John Malkovich. Dos coadjuvantes, Anthony Hopkins não entorna o caldo e Catherine Zeta-Jones mandou bem dando tiros de montão sem piscar os olhos: lição nº 1 para quem quer passar veracidade em cenas regadas a pólvora.

Falando em verdade, a mentirada come solta e as licenças criativas vêm aos montes, gerando sequências de ação surreais, com tiroteios, perseguições motorizadas e muita pancadaria. Destaque para uma metralhadora giratória que é o bicho e um clássico Citroën 2CV, emburacando pela ruas francesas. Visualmente, o filme é interessante, viaja por Paris, Londres, Moscou, e aproveita a origem dos quadrinhos para pontuar essas passagens com um recurso gráfico que remete às páginas ilustradas. Com diálogos divertidos, RED 2 "ainda" funciona e, mesmo sem o frescor da novidade, é indicado para os que procuram diversão sem compromisso, com direito a virada na trama. Vai encarar os velhinhos? ;)

• Maria C.
      Sim, o filme é bom, apenas não gostei da chata e sem graça Mary-Louise Parker, que nao combina com tão bom elenco.