O Show de Truman
    Você assistiu O Show de Truman ?

Ana Gabriela P.
    Ana Gabriela P.

Enviada em 3 de setembro de 2016
    spoiler: Quem pensa que esse filme é aquele romance de fim de tarde, se engana, longe disso. O filme chega a ser filosófico de forma subentendida, de modo que você torce pra que Truman saia daquela prisão. Truman Burbank é um homem que trabalha numa empresa de seguro, tem uma mulher bonita e adorável numa cidadezinha, que é mais uma ilha. Por dentro, deseja ir pra Fiji, reencontrar uma mulher de seu passado. Tudo começava a mudar quando, em pequenos detalhes, Truman percebe que alguma coisa está errada e estão conspirando contra ele, ou melhor, girando ao seu redor. A verdade? O homem, desde que nascera até o começo do filme, está em uma série de televisão, melhor dizendo o Show de Truman, onde tudo é calculado, onde todos tem roteiros e ações, roteiros e apenas ele vive como se tudo estivesse normal. Porém as coisas começam a ficar malucas quando Truman, não quer, mas simplesmente larga tudo e tenta ir a Fiji. A partir daí, você se torna um espectador como os espectadores que assistem o show no filme. Torce por ele, chora por ele, ri por ele e quer que ele consiga, acima até mesmo de seu antigo amor, a liberdade. A mensagem do filme é simples. A mídia tem controle no mundo, no caso o mundo de Truman e assim, o nosso. Com um show de 24 horas, 7 dias por semana, as pessoas acompanham e querem que Truman seja feliz, coisa que na verdade, ele nunca foi.A outra mensagem é simples, Truman trouxe esperança pras pessoas, mas precisava de esperança pra si mesmo, ele não havia sido o protagonista, roteirista e diretor de sua vida como nós, o que o filme emprega no fim, é liberdade e vontade de ser o próprio protagonista. Você faz o seu show, você decide o que quer, e por fim: "Se a gente não se ver, bom dia, boa tarde e boa noite!"
    Caio C.
    Caio C.

Enviada em 2 de setembro de 2016
    Chegou hoje (no caso, ontem) no Netflix O show de Truman - O show da vida, do Diretor Peter Weir (Sociedade dos poetas mortos) e estrelado por Jim Carrey. Indicado a 3 oscars (melhor diretor, melhor ator coadjuvante com Ed Harris e melhor roteiro original para o roteiro de Andrew Niccol), a proposta do filme é mostrar a vida de um homem que desde o seu nascimento esteve ao vivo, para o mundo todo, através de um reality show. Truman foi moldado, através de traumas criados pelo diretor do programa e da propaganda ao redor dele, para nunca querer sair daquele lugar que fora criado para ele. Então qualquer tentativa de Truman para ir mais além daquilo que ele conhecia era freada pelos medos criados em sua mente. O roteiro é sem dúvida um dos pontos fortes do filme. Carregado de críticas à mídia e à sociedade, além de uma forte inspiração que vai da Alegoria da Caverna de Platão à Utopia de Thomas More e passa por pensamentos Spinozistas e Descartianos. O filme tem uma narrativa interessante que utiliza formatos televisivos para deixar o espectador imerso àquele universo proposto pelo roteiro. Tudo começa a ficar mais interessante quando Truman passa a desconfiar de tudo aquilo que o cerca e é aí que nos sentimos como os telespectadores daquele reality show doentio, pois assim como eles nós ficamos sentimentalmente ligados a Truman e torcemos para que ele consiga descobrir a verdade por trás de seu mundo. É interessante também o fato de que até aqueles que são contra o programa não conseguem deixar de acompanhar, fazendo-os, ironicamente, espectadores fiéis daquele reality show.
    O show de Truman não é um filme perfeito mas não há dúvidas que é um filme rico e que nos faz pensar sobre tudo aquilo que nos cerca e continua atual até os dias de hoje. Em meio a toda essa situação que vivemos a mensagem que o filme me passa é que devemos questionar, tanto aquilo que nos foi ensinado desde a infância, como aquilo que nos é passado através das mídias nos dias de hoje. Recomendadíssimo a todos, principalmente para aqueles que não se apegam com todas as forças ao pensamento do senso comum.
    Neto S.
    Neto S.

Enviada em 15 de novembro de 2015
    Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.A ideia do filme é brilhante , filme tem bons atores , destaque para Jim carrey e Ed Harris, filme vai melhorando do começo ao fim , recomendo. Nota 9.3
    RENATO S
    RENATO S

Enviada em 15 de novembro de 2015
    O filme é uma crítica sobre a nossa realidade vigiada, será que realmente somos livres ou passamos a vida inteira sendo manipulados pela sociedade? Onde somos afetados diariamente pelas mercadologias que moldam a nossa maneira de agir e pensar, e nos prendem na artificialidade do sistema.

Ou seja quando pensamos fora da caixa somos excluídos. Se não casamos não somos felizes, se não temos filho somos cobrados a ter. Sempre terão motivos para nos criticar e não importa o que fazemos. O filme nos faz pensar nisso, o que te faz feliz de verdade? Se precisamos da aprovação dos outros para nos sentir bem ou a felicidade é só sua e ninguém pode escolher o que é bom ou não pra você?

Quem pensa que está distante do que a obra mostra está enganado. Nossa sociedade é moldada pela mídia através da espetacularização do cotidiano que se mantem industrializando a cultura e consequentemente o ser humano nos fazendo reproduzir costumes e conceitos.

Dentre as diversas perguntas que o filme apresenta ao espectador a principal mensagem que a obra do diretor Peter Weir, nos faz refletir é “até onde vai o nosso direito de escolha?”.
    Rafael C.
    Rafael C.

Enviada em 15 de novembro de 2015
    Muito boa a história do filme, apesar de ser meio parada, mas gostei muito e me interessei bastante depois que li sobre pessoas acharem que a vida delas é o que se passa no filme... Entendi o porquê.
    Alessandro Soeiro
    Alessandro Soeiro

Enviada em 29 de setembro de 2015
    Somos realmente livres, ou passamos a vida inteira sendo manipulados pela sociedade? Quando pensamos fora da caixa somos sumariamente excluídos por ela. Se nós não casamos não somos felizes, se não temos filho somos cobrados a ter. Sempre vão ter um motivo para nos criticar não importa o que fazemos. O filme nos força a pensar nisso, o que te faz feliz? Você precisa da aprovação dos outros pra se sentir bem? Ou a felicidade é só sua e ninguém pode escolher o que é bom ou não pra você? Um ótimo filme, está no meu top 10 com certeza.
    Mr. Júnior Cobblepot
    Mr. Júnior Cobblepot

Enviada em 12 de setembro de 2015

Na escola estava lendo o livro Filosofia, no capitulo 9 onde dizia, "O Que é Real?", uma boa explicação sobre o que é verdade, no final tínhamos sugestões de filmes e lá eu vi O Show de Truman, e me encantei na hora fui assistir e o que achei. Um roteiro exemplar, original e um elenco brilhante. Definição melhor não a para essa obra prima que é O Show de Truman, é um filme emocionante totalmente real literalmente, não aquela ficção onde imaginamos, mas sabemos que aquilo nunca acontecerá (Reality Show, Programas de TV, estão ai para provar de que pode acontecer), o filme foca em um personagem o que é o mais legal do longa, com poucos personagens o filme consegue se administrar fácil, fácil. Com esse roteiro o filme deveria ter levado o Oscar, o filme nos levanta várias questões, morais e éticas como o que é verdade?, até onde vai a mentira?, buscamos saber qual é a verdade? entre outras, eu admito que me emocionei durante várias partes do longa, esse é um filme que merecia uma sequencia quem sabe se isso não acontece. Ah eu já ia esquecendo "Bom dia, a e são nos vermos mais, boa tarde e boa noite".
    Eddye A.
    Eddye A.

Enviada em 1 de agosto de 2015
    Ótimo filme, que nos mostra grandes lições. Como nossa vida é manipulada por nossos medos e/ou desejos, além de falta de estímulos que nosso cotidiano nos traz.
    Adorei a sacada do criador da série tentar ser como "Deus" na vida de Truman, limitando suas ações tirando suas escolhas em troca de uma vida confortável.
    Heitor Q
    Heitor Q

Enviada em 28 de fevereiro de 2016
    Um excelente filme que de forma sutil usando o recurso de um reality show discute o aprisionamento de pessoas que inconscientemente estao mergulhadas em sociedades totalitarias. Um alerta e elogio da liberdade de escolha do plano de vida de cada um.
    Raphael P.
    Raphael P.

Enviada em 19 de maio de 2015
    Bobo, é tudo o que tenho a dizer, a premissa do filme já não era muito interessante para mim, mas quando a parte "filosófica" do filme chega eu perdi o interesse totalmente... o filme é sobre um cara que vive uma mentira, a vida dele é um show de televisão onde tudo é pré-determinado e ele não tem liberdade nenhuma embora sua vida seja muito boa e ele não saiba de nada, é um daqueles filmes onde a mensagen que ele tentou me passar foi muito fraca e irrelevante para mim, toda a premissa do filme é tão forçada e implausível que não existem paralelos entre a minha vida e a de Truman, é completamente irrelacionável e como o filme deveria me fazer pensar sobre minha própria vida, liberdade e a verdade fabricada pela mídia, eu acabo não dando a mínima para nada disso devido ao quão ridicula essa historia é. Ela não tem valor nenhum para mim nem filosóficamente ou como entreterimento, é só uma chatice e grande perda de tempo