O Show de Truman
    Você assistiu O Show de Truman ?

moonchild, don't cry
    moonchild, don't cry

Enviada em 18 de outubro de 2021
    Filmaço. prende demais, a história é muito boa e visualmente tudo é muito inteligente. Sutilmente passa a crítica de que nós aceitamos a realidade que vivemos. Lembra muito o mito da caverna de Platão, além de ser um filme que te deixa curioso como se você fosse um telespectador do show do truman. Filosófico, profundo e muito agradável de assistir
    Serendiptista
    Serendiptista

Enviada em 10 de outubro de 2021
    Sensacional. Me fez simpatizar com Jim Carey. Tem humor. Tem drama. A ideia do filme é única. Final não convencional.
    Victor C
    Victor C

Enviada em 19 de setembro de 2021
    Espetáculo de filme! Atuação impecável do Jim Carrey. Ninguém pode decidir o futuro de ninguem!
    Luana O.
    Luana O.

Enviada em 9 de junho de 2021
    Demorei pra assistir esse filme. Jim Carey representando um do melhores de seus papéis. Um drama profundo e chocante, prendendo do início ao fim. Fazendo um paralelo com a nossa realidade, não há muita diferença dessa bolha que vivemos.
    Mr Alessandro King
    Mr Alessandro King

Enviada em 23 de março de 2021
    Filme espetacular,
    Fiquei indignado com q estava acontecendo no filme,uma coisa absurda.
    Mas fiquei reflexivo.
    Qual é a nossa liberdade?
    Somos NPCs ou somos protagonistas?
    Jo "SPOILER CRÍTICO"  Alves
    Jo "SPOILER CRÍTICO" Alves

Enviada em 7 de maio de 2021
    O Show de Truman conta a história de Truman Burbank (Jim Carrey), um adulto que acredita viver normalmente, sem saber que todas as suas experiências em vida foram e continuam sendo manipuladas e televisionadas para o mundo inteiro, como um reality show.
    É um dos filmes mais bacanas que já assisti. Apesar de não ser o meu preferido, é inegável sua qualidade. Trata-se do tipo de comédia que entrega muito mais que risadas. Tu vai preparado para rir bastante, o que é entregue com absoluta competência, mas além disso, entrega uma história fantástica, mesmo tendo um enredo até que simples, porém conciso e eficaz, além de comover bastante, talvez fazendo alguns derramarem lágrimas até.
    Por favor, assistam ao filme, que apenas peca no exagero de, em alguns momentos, forçarem o talento de Jim Carrey para tentar gerar um humor meio banal:
    NOTA: 97
    Rodrigo M.
    Rodrigo M.

Enviada em 1 de fevereiro de 2021
    Tinha assistido este filme há algum tempo, na época em que não existia Netflix e que tínhamos que esperar passar na tela quente, aturar comerciais e cortes. Nessa época ele já tinha deixado uma bom impressão. Resolvi reassisti-lo e posso dizer que este é um filme que não só envelheceu bem como melhorou com a passagem do tempo. A analogia com realitys shows é praticamente paralela ao lançamento do filme em 1998, já que foi em 1999 na Holanda que surgiu o Big Brother baseado no livro 1984 de George Orwell. O que deixou ainda melhor o filme é o novo paralelo que podemos traçar entre o filme e os algorítimos que tomaram conta de nossas vidas. Quando Truman resolve sair de sua cidade, a programação da tv é direcionada para que ele desista da ideia e até mesmo agencia de viagens e o universo ao seu redor. É um pouco o que a publicidade faz com a gente através do algorítimo. Quem nunca disse que estava precisando de algo e exatamente tal produto lhe é amplamente oferecido em todas suas redes? Devo destacar também a boa atuação de Jim Carrey.
    Artur V.
    Artur V.

Enviada em 3 de janeiro de 2021
    Impecável. Cativante. O entusiasmo para assistir o decorrer da história é inigualável com este filme. Sinto, no entanto, que o final poderia ter sido melhor trabalhado, já que o vínculo que o telespectador cria com o protagonista é algo enorme. Porém, nada que tire o brilhantismo da obra.
    Sobrelivroselongas.com.br
    Sobrelivroselongas.com.br

Enviada em 5 de outubro de 2020
    Um dos filmes mais atemporais da história do cinema, o Show de Truman flerta com várias questões sociais importantes ao mesmo tempo: flerta com a filosofia e, em especial, com o Mito da Caverna; com George Orwell e seu clássico 1984; flerta com os reality shows que surgiram pouco depois; flerta ainda, com a sociedade contemporânea, de forma geral.

Mas não é apenas o moral da história que se destaca nesta obra. O diretor Peter Weir mostra que seu grande trabalho em Sociedade dos Poetas Mortos não foi um acaso. Outro grande destaque trata-se do ator principal, Jim Carrey, que prova que seu talento vai muito além dos seus improvisos e atuações engraçadas nos filmes de comédia.

spoiler: Truman Burbank é uma pessoa comum à primeira vista. Casado, vendedor de seguros, leva uma vida rotineira mas feliz, onde trata e é tratado por todos com muito respeito e educação. Seria um verdadeiro pacato cidadão gente boa, não fosse pelo fato de, na realidade, tratar-se de um astro de um programa de TV (Show de Truman). Truman foi vendido a uma empresa de entretenimento, que criou um programa televisivo para transmitir a vida de uma pessoa comum, com o objetivo de “inspirar e alegrar” os telespectadores, nas palavras de seu criador, Christof, interpretado por Ed Harris. Embora esta situação ocorra desde seu nascimento, ele não faz ideia da realidade. O programa de TV transmite a vida do astro 24 horas por dia, e é um enorme sucesso de audiência. Todas as pessoas que surgem na vida dele são figurinistas ou coadjuvantes da obra. O merchandising ocorre a todo o momento, e todas as decisões, circunstâncias e caminhos tomados durante sua vida, como amizades e casamento, foram devidamente arquitetados pela direção do programa. O mais chocante de todos é a morte forjada do pai, que serviu para criar em Truman um forte trauma do mar, e assim impossibilitá-lo de sair da ilha que habita. Ilha esta, criada artificialmente para ambientar o espetáculo. Como nada é perfeito, algumas falhas da produção ocorrem vez ou outra: um refletor que cai do céu, a chuva que só cai em cima dele, intrusos que burlam a segurança para tentar avisar Truman sobre o que se passa. Nada disso, no entanto, havia sido suficiente para desaliená-lo, até o momento em que seu próprio pai aparece e tenta falar com ele, mas logo é afastado por uma série de ocorrências arquitetadas que o levam pra longe. A partir desse momento, Truman começa a repensar sua vida e, ao lembrar de uma menina que conheceu na faculdade, mas que inexplicavelmente nunca pôde se aproximar, decide sair da cidade para explorar novos lugares e fugir da tediante rotina. Ao iniciar esse movimento de mudar de vida, Truman começa a se deparar com muitas dificuldades sendo-lhe impostas para impedir o alcance desse objetivo, e passa a criar uma visão questionadora de tudo. Juntando-se a isso novos erros de produção que surgem, Truman vai se aproximando cada vez mais da verdade e a lutar contra suas próprias limitações. Quando ele finalmente entende que está sendo controlado por todos de alguma forma, consegue planejar uma fuga sem que ninguém perceba, mesmo que para isso tenha que encarar o trauma do mar. Nesta fuga em pleno “oceano”, a produção do programa apela para recursos bruscos, como o aumento do vento e nível das ondas, que quase matam o astro ao vivo. Quando Truman consegue superar todas as adversidades artificiais, ele chega ao limite do cenário, e percebe que durante toda a sua vida esteve fechado naquele espaço. Neste momento o criador do Show de Truman surge no alto falante e explica a ele tudo o que aconteceu e o tenta convencer a se manter no espetáculo. No entanto, para o deleite de toda a audiência, ele resolve escapar e fugir daquela prisão.

O Show de Truman traz uma mensagem muito ligada à alienação e ao comodismo. Nos faz refletir sobre como a nossa rotina, por mais entendiante que possa ser, nos faz cair numa zona de conforto onde nem conseguimos enxergar possibilidade de saída. Retirando nossa ambição, capacidade de questionamento e resistência a uma vida de aparências. Esta obra é um retrato muito nítido da nossa sociedade atual, repleta de alienação, consumismo, entretenimento vazio, necessitada de aparências e aprovação social, pouco crítica e questionadora.

Magistralmente, essa pesada reflexão é tratada, por vezes, de forma cômica, e nos leva a dar algumas boas risadas, entre um choque de realidade e outro. Além disso, teve a proeza de antecipar a onda de reality shows que surgiu pouco tempo depois, como uma das mais bem sucedidas vertentes do entretenimento adulto. As próprias redes sociais tornaram-se, indiretamente, uma espécie de reality show, onde o tempo todo estamos acompanhando a vida das pessoas, quase que em tempo real. Por fim, também é interessante notar que qualquer semelhança da história de O Show de Truman com os influencers digitais de hoje, não é uma mera coincidência.
    Carol Silva
    Carol Silva

Enviada em 21 de setembro de 2020
    O show de Truman é perfeito. Algo engraçado é que ele mostra a realidade com a tecnologia, onde todos nós estamos sendo vigiados e monitorados pela internet, e vivendo nessa realidade do instagram.