Você assistiu 360 ?

Enviada em 13 de dezembro de 2013
    Fernando Meirelles é um diretor ú o simples muitos personagens,em uma única histó como ele apresentou em Ensaio Sobre A Cegueira,e não fugindo muito,trouxe também Cidade de fica bem visível como é seu modo de trabalhar atrás das câ 360,ele dá uma volta completa no elenco,aproveitando a história de cada nem todas as histórias aqui contadas,significaram bons s bem interessantes,outras bem chatas.O que fez com que o filme,ficasse bem nivelado.O que mas chama atenção mesmo,são o elenco,bem preparado e escolhido,misturando artistas dos países em que realmente estão relacionados na trama....
    Luiz C.
    Luiz C.

Enviada em 18 de julho de 2013
    As escolhas deste grande quebra-cabeça

Tudo bem que gosto de ir ao cinema sozinho. Mas é justamente em longas como “360”, do diretor brasileiro Fernando Meirelles, que eu preciso de uma companhia pra poder compartilhar de imediato todo aquele furacão de informações em poucas horas numa sala de cinema. E tem época da sua vida também que parece que aquele filme foi desenhado de presente pra você. Tá, vou tentar me explicar.

Fui de supetão ao cinema no último fim de semana e vi, lá mesmo, naquele pôster grandão, que o novo filme do diretor de “Cidade de Deus”, “O Jardineiro Fiel” e “Ensaio sobre a Cegueira” era uma boa opção para o domingo frio e solitário. E eis que vem a seguinte frase na primeira cena: “Um sábio disse uma vez, se existe uma bifurcação na estrada, siga-a. Ele só esqueceu de avisar que caminho escolher”. Ali mesmo eu já percebia o mato que iria lenhar. Eu tinha acabado de ler um texto na internet sobre destino, escolhas, encontros e desencontros que a vida nos dá, refletido em que a felicidade está nas pequenas coisas e na forma como vivemos o presente, e eu já recebia aquela chacoalhada logo de cara.

E, de uma maneira bem leve, com decisões e histórias de personagens de várias partes do mundo que se entrelaçam em aeroportos e quartos de hotel, o quebra-cabeça de Meirelles ia se formando e a minha cabeça, como uma flecha, viajando nas escolhas que sempre fazemos nas nossas vidas. Que rumo tomar? O que fazer? Pra onde eu vou? Com quem vou ficar? Uma pequena, mas eminente decisão naquele exato momento pode mudar todo o rumo de sua vida e não há destino indefinido que possa te segurar.

É assim com a sua vida e também com as dos personagens de Jude Law, Rachel Weisz, Ben Foster, Anthony Hopkins e... dos brasileiros Maria Flor e Juliano Cazarré. Oi??? Mas eu levei um tremendo de um susto quando eu vi a Aline, do seriado, e o Adauto, de “Avenida Brasil”, gastando todo o inglês e levando seus talentos para o mundo graças ao diretor conterrâneo. A minha surpresa só não foi maior do que a de uma doninha simpática na minha frente, que dizia, assustada: “Oh, gente! Mas num é aquele moço namorado da Muricy?”. E a outra menina do lado: “Aquela ali também é brasileira, olha”. A minha vontade era cutucar nas duas, apontar os nomes dos atores que já estavam na ponta da minha língua, e papear, naquele minuto mesmo, sobre como eles estavam arrebentando em atuações afiadas e em participações bem grandinhas.

Saí do cinema com a cabeça fervilhando e ninguém pra comentar nada. Nem sobre a grata surpresa de ver dois globais encenando com feras hollywoodianas nem sobre a frase de Maria Flor que continua martelando aqui até agora: “Vivemos apenas uma vez. Quantas chances ainda temos?”. Me restou escrever. Pois, na verdade, não há o que comentar. Precisamos mesmo é fazer acontecer e estarmos sempre preparados para esses giros de 90, 180 e 360 graus fascinantes da vida que insistem em aparecer.
    Fernando Sampaio
    Fernando Sampaio

Enviada em 30 de junho de 2013
    O roteiro foi bem alinhavado, conduzido por uma direção competente de Fernando Meireles.
    danilo s
    danilo s

Enviada em 2 de fevereiro de 2013
    Apesar do ritmo lento gosto do filme 360 pelas histórias abordadas e atuações primorosas do anthony hopkins e da rachel weisz.
    Ronaldo B.
    Ronaldo B.

Enviada em 28 de dezembro de 2012
    Quanto tédio junto... Eu pensei que o roteiro estaria mais bem escrito, foi muito fraco, muito entediante, a moral do filme de chamar 360 é que no final TODAS as histórias iriam se cruzar, mas algumas histórias morreram logo no inicio do filme, tão sem graça...
    Agnaldo Ruivo
    Agnaldo Ruivo

Enviada em 23 de dezembro de 2012
    O filme 360 é assim mesmo: Destinos que se moldam incontroláveis nascidos das histórias cotidianas e das atitudes comuns. No filme, nenhuma história é grandiosa demais para provocar penosos desafios - um pai em busca de conciliação com a filha; traições insossas; constrição religiosa entre o amor e o pecado e uma pitada clichê de ambição, sexo e liberdade. A ideia de ser elemento banal e prosaico o fio condutor que conduz toda existência às bifurcações da estrada, (ideia central do filme), faz remeter um pensamento muito ordinário, de que quando o destino parece ser traçado em um círculo de 360 graus, cada escolha influencia outras pessoas. Assim, nenhuma história é insignificante a ponto de se esgotar em si mesma. Mas isto Carlos Drummond já sabia quando escreveu "Quadrilha".
    RicMC
    RicMC

Enviada em 15 de dezembro de 2012
    Não gostei. Perdi preciosos minutos tentando assistir esse filme, que no fim, não leva a lugar nenhum. Como o título diz, 360 graus de enrolação.

Avalio com 2 estrelas porque o elenco é primoroso, são excelentes atores.
    Nany M.
    Nany M.

Enviada em 26 de agosto de 2012
    Perfeito ! Fernando Meirelles mais uma vez surpreende nessa direcao contanto com o magnifico Anthony Hopkis e participacoes marcantes de Maria Flor e Julio Cazare (artistas prestigiados brasileiros). Esse filme fala de romances da vida real, repletos de dor, perdas, escolhas, inocencia e realidade. Fala de personalidades diferentes, traumas, medos e insegurancas. Culturas diferentes, dores diferentes, escolhas diferentes. Nao deixe de assistir... a vida como ela é. Sem finais felizes e contos de fada, apenas diferentes formas de amar e esquecer, sofrer e entender.Belissimo.
    danicarreis
    danicarreis

Enviada em 10 de fevereiro de 2013
    Excelente filme, ótima trilha sonora! Nos faz pensar no quanto as vidas dos seres humanos podem estar interligadas neste planeta! Me lembrou "Babel", do Inárritu, só que é bem mais leve! Orgulho de ver a qualidade dos cineastas brasileiros!
    Jonathan G
    Jonathan G

Enviada em 23 de agosto de 2012
    Delicado, este filme de Fernando Meirelles é simples porém com um tema complexo, as histórias são bem encaixadas e contadas ( ao contrário que outras criticas disseras em ser um filme vazio ), a questão é que todos têm uma escolha e suas escolhas intereferem na vida de outra pessoa, mesmo não querendo, ninguem está sozinho e não dá para viver só, assim como um circulo em algum momento você terá que encontrar alguem. Diferente de outras opiniões eu acredito que o destaque do filme vai para os atores russos e eslovacos, pois é dali de onde surge toda trama e é pra lá para onde tudo " termina ". Já Maria Flor está bela em sua atuação junto a Ben Foster e Anthony Hopkins, e Juliano Cazarré sensualiza ao lado de Rachel Weisz. Não é muito complicado entender como a vida funciona, mas é dificil entender as pessoas e são elas que fazem o mundo dar voltas como um circulo, como 360.