O Protetor
    • Cinema com Rapadura
    • The Guardian

Cinemascope

por Luciana Ramos

[...] "O Protetor" é ótimo por oferecer ao espectador exatamente aquilo que ele procura: tiros, lutas e mortes em uma envolvente história sobre um homem com treinamento militar e experiência em combate que se vê frente a um inimigo poderoso por conta da sua empatia por uma jovem prostituta.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O filme não cai no gratuito ou no exagero de sangue (lembra um pouco os filmes chineses do gênero) acaba convencendo e arrebatando. Numa temporada muito fraca em policiais e thrillers esta é o meu preferido este ano.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

A Tarde

por Bruno Porciuncula

O roteiro escrito por Richard Wenk consegue achar o tom certo de violência e se desenvolve de forma eficaz, fazendo com que não se perceba os 131 minutos de projeção. E, apesar de ser um típico exemplar de ação, possui bons diálogos.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Papo de Cinema

por Yuri Correa

Fuqua [...]; tomando seu próprio tempo para filmar o roteiro frágil de Richard Wenk, é o grande responsável, ao lado dos dois atores principais, pelo bom funcionamento do projeto.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Almanaque Virtual

por Celso Rodrigues Ferreira Junior

Incomodam [...] a duração exagerada do filme e o excesso de bad attitude do protagonista, que se vê envolvido nas mais improváveis situações, mas mantém o ar blasé de quem vai à padaria, apesar do perigo mortal em que se encontra...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chicago Sun-Times

por Brian Tallerico

Está longe de ser um grande filme, especialmente em sua ridícula cena de ação no clímax, mas suas ambições são pequenas e [o filme] funciona como uma sólida e antiquada oferta de TV a cabo, uma diversão para um sábado à noite que acerta mais do que falha.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

CineClick

por Júlia Fernandes

Quando finalmente chegam as sequências de ação, ela cumprem seu papel: são bem feitas e prezam pelo cuidado visual. [...] Embora o filme tenha uma premissa interessante, os clichês prejudicam a construção do personagem principal...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Apesar dos pequenos diferenciais satisfatórios, eles não são o suficiente para livrar o filme de ser regido pela fórmula. Para os fãs do gênero será um deleite, para todo o resto, uma experiência de reciclagem.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Nayara Reynaud

Mesmo com a gravidade que Denzel coloca no personagem, só conhecemos suas habilidades no segundo ato do filme, assim como um pouco do seu passado. Pode-se dizer que o início é até lento demais para os mais habituados ao gênero.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Alexandre Agabiti Fernandez

Denzel Washington é um ator com recursos, mas não consegue carrear nas costas um filme cheio de carências [...] A sensação predominante é de que houve um duplo desperdício: de uma história que começa bem e do talento de um ator carismático.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Rodrigo Fonseca

"Fiz coisas de que não me orgulho. E prometi a alguém que amei não fazê-las de novo. Mas, por você, eu abriria uma exceção". Tal discurso traduz a essência autoral do diretor Antoine Fuqua, um artesão da ação relevado com “Assassinos substitutos”.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Mark Adams

Um drama de ação inteligente, em estilo 1970 - uma espécie de "Busca Implacável" misturado com "Desejo de Matar" - que talvez tenha pouco humor, mas compensa facilmente essa falta com sua carnificina liberal.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Elevando seu estilo a um nível mais dinâmico e elegante do que alcançado anteriormente, Fuqua exercita suspense e ação, mas também reserva tempo para uma abordagem tranquila, até mesmo momentos de folga para enfatizar a calma e o distanciamento do herói.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Revista Interlúdio

por Wellington Sari

Não há revelação, não há vestígios verdade, ou índices da mentira, não há epifania, não há ordenação do caos, não há, por fim, beleza. [...] A violência, um dos mais sublimes degraus da arte, não passa de uma mera caverna escura quando o olhar tem hipermetropia.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Variety

por Scott Foundas

Saltando da tela pequena para a tela grande, [...] o tom meio "underground" foi trocado por um estilo próximo de "Busca Implacável", com banhos de sangue [...] Longo demais e menos divertido do que deveria ser, "O Protetor" ainda consegue funcionar pela presença de Denzel Washington...

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Isabela Boscov

"O Protetor" não passa de um endosso muito mal ajambrado e muito mal intencionado da barbárie. Se o cara é malvado, ele é ruim mesmo, tudo bem você matar ele de maneira horripilante com as próprias mãos? Que que é isso?!

A crítica completa está disponível no site Veja

Cinema com Rapadura

por Diego Benevides

No fim das contas, “O Protetor” é um apanhado de retalhos de tudo que já foi feito antes, inclusive pelo próprio [Denzel] Washington. Não há um elemento sequer que diferencie este de outros grandes sucessos, como as franquias Bond e Bourne.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

The Guardian

por Peter Bradshaw

Existe algo muito feio e sujo no suspense de ação do diretor Antoine Fuqua [...] O filme não tem o estilo nem a esperteza que marcaram "Dia de Treinamento", e o charme e inteligência geralmente irrepreensíveis de Denzel Washington estão ausentes.

A crítica completa está disponível no site The Guardian