Intocáveis
  • Variety

23 críticas da imprensa

Cinepop

por Silvano Vianna

"Intocáveis" é uma produção de qualidade, um filme realmente muito bom e gostoso de assistir. É uma película muito bem filmada, intimista e bastante agradável.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

CineClick

por Roberto Guerra

[Os] diretores, Olivier Nakache e Éric Toledano, recaem no lugar-comum algumas vezes, são simplistas outras tantas, mas levam ao público um filme honesto sobre as complexidades da vida.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

... A trama é divertida, simpática e humana o bastante para equilibrar a artificialidade ocasional que a permeia.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Neusa Barbosa

... A boa notícia é que "Intocáveis" consegue andar na linha fina das próprias fronteiras com mínima possibilidade de ofender a sensibilidade de alguém.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

A crítica norte-americana decretou que "Intocáveis" é politicamente incorreto, e talvez seja. Algumas piadas são machistas e também é por isso que Toledano e Nakache conseguem retratar o país.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Jornal do Brasil

por Julia Moura

"Intocáveis" consegue ao longo das quase duas horas de filme, passar longe de clichês e acertar em cheio em todas as piadas - e não são poucas, seja as políticas, seja as de raça.

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

Omelete

por Natália Bridi

"Intocáveis" não tem densidade para ser considerado um filme socialmente engajado. [...] Sua importância, porém, vem justamente dessa despreocupação, criando não uma "comédia dramática", mas um bom filme sobre a vida ...

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Mas é a história de uma amizade muito forte. Você percebe a diferença nas sutilezas, na crítica social, na apresentação de um adolescente português e até um triângulo com parentes e uma governante.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Télérama

por Frédéric Strauss

É possível acreditar na dimensão humana desta comédia, principalmente porque o belo encontro contado nesta história é também o encontro entre dois atores excepcionais, François Cluzet e Omar Sy.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Gazeta do Povo

por Paulo Camargo

"Intocáveis" oferece um roteiro, baseado em fatos reais, muito bem costurado, atuações de primeira e um notável equilíbrio entre emoção e humor.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Intocáveis [tem] uma pegada otimista e alto-astral. [...] Não à toa, foi o filme mais visto na França em 2011, com 20 milhões de espectadores.

A crítica completa está disponível no site Preview

A Tarde

por João Carlos Sampaio

O mérito da dupla de diretores está na maneira como explora os clichês, extraindo graça e carga humana. [...] Por outro lado, [...] fica no ar um certo desconforto pelos indícios de preconceitos de classe econômica e até de origem étnica ...

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Chicago Sun-Times

por Roger Ebert

A educação de Philippe evolui com uma série de clichês insultantes. [...] O sucesso do filme, apesar dos seus problemas, vem diretamente do seu elenco.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

O filme [sabe] lançar expectativas (ou seja: levar o espectador a se perguntar o que virá depois), alternar humor e alguma gravidade, lançar falsas pistas sem trapacear.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

... A dupla de diretores Olivier Nakache e Eric Toledano mirou em outro alvo: colocar no ringue dois seres antagônicos, sim, mas calcados em estereótipos e nas boas intenções, não só deles, mas de todos os envolvidos.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Fionnuala Halligan

"Intocáveis" pode parecer irrealista, Hollywood demais, [...] mas o filme diz coisas importantes sobre a atitude da sociedade em relação à deficiência física, mostrada de maneira eficaz com os códigos da comédia.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Zero Hora

por Marcelo Perrone

As diferenças que, em vez de afastar, os aproximam, cumprem todas as etapas e clichês possíveis. Mas "Intocáveis" é imperdível por não ambicionar nada além do que o espectador espera ver – entrega um pouco mais: dois atores em estado de graça.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Em "Intocáveis" reencontramos, sob nova roupagem, os clichês dos filmes de "superação da adversidade" [...] No filme, o imigrante deixa de ser problema para se tornar solução, e esse é seu grande mérito.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

The Hollywood Reporter

por Neil Young

As duas atuações principais elevam este filme descaradamente manipulador a uma obra agradável.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Critikat.com

por Benoît Smith

Um festival de piadas pouco inspiradas, que tentam dar vida a emoções superficiais e considerações sociais fáceis.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

Este longa possibilita uma conclusão: o cinema francês continua descendo a ladeira. Não por errar em tentativas arriscadas, algo que raramente acontece, mas por seguir cada vez mais e preguiçosamente fórmulas do pior cinema comercial americano.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Télérama

por Pierre Murat

Se pelo menos "Intocáveis" tivesse ritmo... Depois de dez minutos, os personagens já estão claramente definidos. Eles não evoluem mais. Tecnicamente, é a mesma pobreza: planos e contra-planos, até a saturação durante quase duas horas.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Jay Weissberg

Eric Toledano e Olivier Nakache nunca fizeram um filme tão ofensivo quanto "Intocáveis", repleto de um racismo conservador que nós acreditávamos que tinha finalmente desaparecido dos cinemas.

A crítica completa está disponível no site Variety