Críticas AdoroCinema do filme Duro de Matar - Um Bom Dia para Morrer
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Duro de Matar - Um Bom Dia para Morrer

Tal pai, tal filho
De Roberto Cunha

Mais de duas décadas depois do primeiro Yippee-ki-yay proferido pelo "caubói americano" para provocar o russo Hans Gruber (Alan Rickman) em Duro de Matar (1988), eis que o bom e velho John McClane (Bruce Willis ) está de volta em 2013, resgatando - de alguma forma - essa antiga rixa entre Estados Unidos e Rússia. E isso é bom? A resposta tem ligação direta com o que você procura ao se interessar por um título como esse. E se a busca é por diversão conjugada com ação ininterrupta, pode separar o dindin porque o ingresso vale o que está escrito.

Foto - FILM - Good Day to Die Hard : 181111Sob o pretexto de explorar um fiapo de história também do filme original, quando uma foto da família do herói exibia um casal de filhos pequenos, Duro de Matar - Um Bom Dia para Morrer mergulha nesse (quase) sempre complicado relacionamento entre filho e pai, ainda mais quando esse último é da polícia, meio ausente coisa e tal. Dito isso, McClane descobre que o filhão já adulto (Jai Courtney), que ele não vê e não fala há um tempão, foi preso na Rússia. Ele corre lá para tirar isso a limpo, e acaba se deparando com uma trama regada a resquícios da antiga União Soviética e da usina nuclear de Chernobyl. Ou seja, não é preciso um contador Geiger para detectar que a dupla vai tocar o maior rebu no pedaço.

Foto - FILM - A Good Day to Die Hard : 181111Para a turma que já conhece o estilão do policial nova-iorquino, estão lá todos os trejeitos e o sarcasmo que fizeram escola no cinema de ação da década de 80 e hoje marcam presença na cartilha de muito ator, aspirante a astro no gênero. Logo no começo, Willis contracena com a figuraça Pavel/Pasha Lychnikoff, ator russo que já bateu ponto em diversas produções como vilão, e nesta mostra talento para o humor. O momento se passa dentro de um táxi ao som de "New York, New York", eternizada na voz de Sinatra, aqui engraçadamente cantada com sotaque do velho continente. Daí em diante, são sequências insanas de ação, com a mentirada comendo solta e, claro, com altas doses de licenças criativas.

Foto - FILM - Good Day to Die Hard : 181111Assim, não faz o menor sentido ficar apontando falhas na continuidade, excessos do roteiro ou forçadas de barra para que determinadas situações se encaixem. Aqui tudo pode e cobrar realismo seria pura insanidade. Quando o assunto é perseguição de carros, a destruição é em massa. Se você está mirando nos tiroteios, munição é o que não falta. E se o deboche é o sarro que te dá prazer, divirta-se com piadas sobre velhice, calvície (olha o realismo aí, gente!), os anos 80, James Bond e por aí vai.

Entre as curiosidade, tem música brasileira em momento "sacaninha" e um emblemático CCCP, tatuado nas costas de um dos vilões, poderia ser melhor aproveitado para simbolizar a eterna rivalidade entre as potências: URSS x EUA. Portanto, um trocadilho infâme como "é duro de não gostar" resumiria bem a divertida experiência de assistir este longa, mas seria injustiça deixar de citar que rolou uma química boa entre os atores e funcionou o papinho de pai pra filho antes, durante e depois da ação. E o que se descobre na sala escura é que se ele não procura as encrencas, elas encontram ele e, em se tratando do clã McClane, é tal pai, tal filho. A semente já germinou. Que venha a sequência!

Dê sua opinião sobre esse filme

• Ana Paula N.

COM CERTEZA VAI ARRASAR.

• Joseilda F.

quero ver

• EquipeAdoroCinema

J?nior S. , toda crítica é somente uma opinião. Você não precisa concordar com ela, mas é sempre legal saber respeitar, né? Aqui, você tem espaço para comentar e até para fazer sua própria crítica. E seus textos são super bem vindos, assim como o de outros leitores também. O AdoroCinema é a casa de vocês para falar de cinema. Mas não esqueça de aceitar a opinião do outro. Valeu? Boas sessões!! ;)

• GILSONBUGRE

Divertido e com cenas de ação de tirar o fôlego (e mentirosas, mas qual filme de ação não tem tais cenas)

• Pedro Luis D.

Não gostei , além da história sem sentido alguns erros grotescos de filmagem , como por ex todo o andar explode mas a fumaça não aparece no andar de cima , em fim , Fraco.

• Leonardo G.

O pior da franquia. História fraca sem sentido. Deixou muito a desejar.

• Pamela Verissimo

Que roteiro fraco! Parecia realmente que o Bruce tava de férias e resolveu brincar de McClane!!! Nem as cenas de ação salvam...

• emerich2012

Só consegui assistir até a metade do filme....não tinha como não associar esse McClane velho com outro totalmente diferente que arrebentou no Nakatomi Plaza. Filme desnecessário, apenas caça-níquel...ainda bem que tenho os dois primeiros filmes...esses sim, eu pagaria ingresso novamente se fossem relançados no cinema. Eita saudosismo...rs

• Daniel G.

booom, pow , pow tatatatatata BOOOOM ! é basicamente isso!

• Vitor F.

Eu achava que que o 4.0 era ruim...mas não, eles conseguiram se superar !!!
    Filme péssimo, muito fraco mesmo!!
    É aquele filme que vc vê quando não tem nada melhor na televisão.
    Sindo falta do 1, 2 e a Vingaça...
    SAD BUT TRUE

De Luc Besson
Com Scarlett Johansson, Morgan Freeman
Ficção científica
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Annabelle