Os Suspeitos
  • Rubens Ewald

22 críticas da imprensa

Almanaque Virtual

por Zeca Seabra

Villeneuve não se deixa abater pela ansiedade costumeira dos produtores e tece sua narrativa devagar ao longo de quase 2 horas e meia de projeção, envolvendo o espectador em uma teia sufocante e surpreendente.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Pecando apenas por não deixar o desfecho tão ambíguo quanto parece desejar, "Os Suspeitos" é um drama tocante, um suspense sufocante e um filme de detetive magnífico. Um dos melhores longas do ano, sem dúvida alguma.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Críticos.Com.Br

por Octavio Caruso

Já a forma como ele [Denis Villeneuve] aborda essa trama, surpreende e eleva a qualidade da obra ao fugir da zona de conforto típica das produções de grandes estúdios [...] Estamos diante de uma fábula que instiga profundos questionamentos morais, ainda que exista ação suficiente nele para entreter os menos interessados.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Variety

por Scott Foundas

Beneficiada por um roteiro riquíssimo e cheio de reviravoltas, além das melhores atuações da carreira de Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal, esta fábula de duas famílias [...] carrega uma tensão quase insuportável durante duas horas e meia de duração.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinema com Rapadura

por Darlano Dídimo

Em “Os Suspeitos”, [Denis Villeneuve] faz uso de uma história aparentemente “batida”, aperfeiçoa-a, conta com roteiro e atuações eficientes, entregando um thriller investigativo dos mais intrigantes e angustiantes.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinepop

por Pablo Bazarello

Com 153 minutos de exibição, "Os Suspeitos" nos deixa grudados à beira da poltrona, muito mais por sua trama, do que por qualquer tipo de sentimento superficial, como o medo ou sustos.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

O Globo

por Rodrigo Fonseca

Mais preocupado em pôr em xeque a solidez de valores religiosos e da piedade do que em solucionar mistérios, Villeneuve usa a figura do detetive Loki (Jake Gyllenhaal, numa atuação preciosa) como um espelho da lucidez. Os olhos de Keller já não podem enxergá-la, mas a câmera sim, e, com ela, o cineasta desenha um mergulho no Inferno da ira e da culpa.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Denis Villeneuve consegue, com "Os Suspeitos", mostrar que é possível refletir sobre questões tão universais – como fé e religião, ética e moral, justiça e confiança [...] "Os Suspeitos" não seria um grande filme sem o excelente elenco que o defende.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

A direção controla bem o ritmo, e por isso não ficamos em paz durante os 150 minutos de filme [...] A interpretação de Hugh Jackman [...] dá conta muito bem de um personagem fracassado que tem um surto de violência após o rapto de sua filha...

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Screen International

por John Hazelton

O suspense dramático "Os Suspeitos" é uma mistura potente de suspense, emoção e intriga, marcada por atuações intensas dos protagonistas Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Télérama

por Jacques Morice

"Os Suspeitos" faz o mesmo, explora a culpa, a vingança, o perdão, aproximando-se do mito - não é por acaso que ele menciona animais (macaco, cobra, cachorro ...), que podemos associar aos personagens.

A crítica completa está disponível no site Télérama

The Hollywood Reporter

por Stephen Farber

Quando as mudanças da trama se multiplicam e a tensão aumenta, o filme chega a um clímax que é gratificante, sem ser previsível [...] "Os Suspeitos" às vezes pode ser um filme difícil de assistir, mas graças a todos os talentos envolvidos, é ainda mais difícil de se livrar.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cineplayers

por Heitor Romero

Um bom filme investigativo que aposta não apenas em um caso policial, como também nos dilemas morais dos personagens e na discussão da natureza do ser humano diante de situações extremas ...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Chicago Sun-Times

por Sheila O'Malley

O diretor Villeneuve nos dá um par de cenas com verdadeiro suspense [...] Mas à medida que a trama segue em alta velocidade e descobrimos outros suspeitos, cenas do porão e um vislumbre de conspirações, "Prisoners" perde a graça.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cineweb

por Alysson Oliveira

O canadense Villeneuve acumula reviravoltas e um final-surpresa, que pode, no entanto, mostrar-se frustrante. [...] O desespero dos personagens e da situação é forte o bastante. Por isso, em alguns momentos, a narrativa pediria por um pouco mais de sutileza.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

The Guardian

por Peter Bradshaw

Existe uma espécie de ambiguidade sobre a violência justiceita em "Os Suspeitos", e sobre como nós deveríamos nos sentir em relação a isso. No final, o filme funciona como uma mistura confusa entre condenação e exoneração sentimental.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Zero Hora

por Roger Lerina

"Os Suspeitos" opta no decorrer de suas mais de duas horas e meia de duração por preencher as lacunas da trama – diluindo a perturbadora ambiguidade dos personagens e dos eventos para acomodar a produção no molde do drama criminal convencional.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

CineClick

por Roberto Guerra

O longa tenta flertar com questões morais, como a validade de se fazer justiça com as próprias mãos; e o faz de forma tacanha. [...] Não faz sentido dramático, como muitas coisas em "Os Suspeitos".

A crítica completa está disponível no site CineClick

New York Times

por A. O. Scott

No final, você pode estar um pouco desgastado, e talvez também um pouco decepcionado com as revelações que encerram a história, mas no meio tempo, você é um prisioneiro voluntário, incapaz de dizer a diferença entre pavor e prazer.

A crítica completa está disponível no site New York Times

A Tarde

por João Carlos Sampaio

Denis Villeneuve [...] mostra-se refém de uma narrativa calcada em caricaturas. [...] O resultado é um filme de gênero bem comum, que até se mostra útil para acompanhar a pipoca, mas é destes que se esquece logo ao sair da sala.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Critikat.com

por Ursula Michel

Infelizmente, a primeira parte do filme, sombria, obsessiva e completamente angustiante, cede espaço aos poucos a um filme policial confuso [...] que brinca mais com a paciência do público do que com os seus nervos.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

["Os Suspeitos"] é excessivamente longo (quase três horas de duração), também bastante confuso, não muito original e muito prejudicado por um final que sem a menor necessidade é obliquo, como se tivessem medo de serem mais objetivos.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald