Críticas AdoroCinema do filme Amor a Toda Prova
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Amor a Toda Prova

De Volta à Pista
De Francisco Russo

Relacionamentos são complicados. Para o bom convívio é preciso que haja a combinação das mais variadas nuances de personalidade do casal. Não é preciso que combinem em tudo, mas é necessária uma certa tolerância aos defeitos do outro – caso contrário, têm data e hora marcadas para terminar. Fora isto, há ainda os momentos adversos que a vida proporciona, que por vezes fazem com que tudo seja repensado, até mesmo aquilo que parecia até outro dia ser tão certo e duradouro. A vida é assim, com altos e baixos que, acima de tudo, servem de teste sobre quem você realmente é. Cal Weaver (Steve Carell) está passando por um destes momentos.

Pego de surpresa pelo pedido de divórcio da esposa, com quem vive há quase 25 anos, Cal é ainda atingido pela notícia de que foi traído. Deprimido, ele deixa os filhos e a casa em que vive para morar sozinho. Vaga pelos bares contando sua triste história a quem quiser ouvir (ou não). Até que, um dia, recebe a ajuda de Jacob Palmer (Ryan Gosling), um conquistador profissional que passa a lhe ensinar a arte da sedução. Passa por uma recauchutagem visual, aprende alguns truques sobre como conduzir um papo e voilá. O número de mulheres que passa a visitar sua cama aumenta exponencialmente, mas é isto que ele deseja? Não. Cal permanece triste, só que mais bonito, como seu filho diz.

Por outro lado, há Jacob. Belo, bem vestido, rico e charmoso, vê uma mulher que lhe interesse e logo a toma como alvo – e, na maioria das vezes, acerta na mosca. Tem uma lista quilométrica de amantes, mas nenhuma que realmente o tenha balançado. Também porque não deixa, já que pouco fala de si. Trata-se de uma espécie de autoproteção, uma tentativa de não envolver emoções no ato sexual. Ele leva uma vida satisfatória até conhecer o outro lado: o famoso poder do amor e suas inevitáveis virtudes e problemas.

Amor a Toda Prova é um filme de certa forma deslocado no atual cenário de Hollywood. Não apenas pelo gênero, a comédia dramática, mas por ficar no meio termo entre dois caminhos que poderia seguir. A história aponta para a essência do ser humano, a necessidade que tem em encontrar alguém com quem dividir a vida e as dificuldades em fazer com que esta tarefa dê certo. Só que, em vários momentos, toma caminhos de forma a provocar o riso fácil. Esta mistura nem sempre funciona e faz com que o filme seja menos do que poderia ser caso tivesse optado por uma das direções. Não se aprofunda como deveria – Namorados para Sempre que o diga - nem faz rir tanto assim.

Ainda assim, é um bom filme por vários motivos. Um deles é a bela caracterização dos atores principais. Steve Carell investe em seu lado mais dramático, já visto em filmes como Pequena Miss Sunshine e Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada, enquanto que Ryan Gosling compõe bem o garanhão pego de surpresa pelo cupido. Há uma série de piadas sarcásticas e referências ao próprio cinema que fazem com que a história flua bem, além de um bom gancho perto do final, que une subtramas aparentemente desconexas.

Amor a Toda Prova é, acima de tudo, a história de um homem obrigado a se reinventar para descobrir quem ele realmente é. Mesmo que tenha que voltar à pista e enfrentar as maravilhas e armadilhas de ser solteiro nos dias atuais.

LIÇÃO SOBRE RELACIONAMENTOS
De Roberto Cunha

Qual seria a sua reação se após 25 anos de relação ouvisse um inesperado pedido de divórcio? Loucura, alívio, tristeza, falaria pelos cotovelos? O personagem de Steve Carell ficou mudo e se jogou do carro em movimento numa cena divertida.

Vendido como comédia romântica, este título - na verdade - é drama de boa qualidade, com muitos toques de humor, discutindo um tema pra lá de batido, mas que ainda rende boas histórias. Nessa, o protagonista leva um pé na bunda de uma esposa que vive a crise dos 40 anos e acredita que um colega de trabalho é a solução de suas angústias femininas. Só que ela acaba descobrindo que nem tudo que reluz é ouro, mas o brilho de seu ex ficou mais intenso e ele virou um tremendo Don Juan.

Com um roteiro bem amarrado, o texto brinca com o próprio cinema, quando um personagem reclama de uma situação clichê num momento triste regado a chuva, e também debocha de títulos de sucesso como CrepúsculoDirty Dancing - Ritmo Quente.

Abusando do estereótipo do cara que parou no tempo (anos 80) e perdeu sua "identidade", essa brincadeira de  alguém que precisa de uma recauchutada funcionou bem e a trilha sonora inserida neste contexto oitentista, com direito a The Cure e Spandau Ballet, por exemplo, só mellhora o acabamento.

Investindo nas escolhas, nos erros e acertos de quatro personagens principais, a trama desenvolve bem os conflitos deles e o auxílio dos coadjuvantes de luxo só contribuiu para que isso rolasse perfeitamente. Dirigido por Glen Ficarra e John Requa, essa comédia dramática estrelada por Carell, Julianne Moore, Ryan Gosling, Emma Stone, Kevin Bacon e Marisa Tomei tem a mesma característica do primeiro trabalho da dupla, O Golpista do Ano. Ou seja, ambos tem o amor como espinha dorsal, mas a indefinição do gênero pode causar estranheza para uns.

Assim, apesar de um desfecho bem interessante (e ao mesmo tempo previsível), a opção por uma estética que flerta com o pastelão quase quebra o clima, mas nada que comprometa o resultado final dessa boa lição sobre relacionamentos.

Assista o trailer, veja imagens e curiosidades em Amor a Toda Prova.

Dê sua opinião sobre esse filme

Nossas últimas críticas

De Gary Shore
Com Luke Evans, Sarah Gadon
Ação
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos