Críticas AdoroCinema do filme Selvagens
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Selvagens

Um puta programa urbano
De Roberto Cunha

Com dezenas de indicações e prêmios, entre eles três Oscar (Nascido em 4 de Julho, Platoon e O Expresso da Meia-Noite), Oliver Stone andou dando uma escorregada nos últimos tempos, apresentando obras medianas. Para uns, bem mais abaixo do que isso. Agora, eis que o polêmico cineasta retoma a pegada do passado e com toques de modernidade. A fórmula? Dois atores ainda em fase de explosão, duas mulheres explosivas (uma verde e outra madura), dois astros que dispensam maiores apresentações e um roteiro interessante. Jogou no caldeirão e bum! Selvagens é o nome dele.

Picture - Movie: 186007Na história, debochada até dizer chega, dois caras (Aaron Johnson e Taylor Kitsch) produzem, consomem e vendem maconha da melhor qualidade, além de dividirem a mesma gata (Blake Lively). A onda deles só não continua a mesma porque eles entram na mira de um cartel mexicano, controlado por uma mulher impulsiva (Salma Hayek) e com um capanga (Benicio Del Toro) louco por poder.

Apesar de muito bem relacionado$ com um corrupto agente (John Travolta) do departamento anti-drogas americano, as coisas acabam saindo do controle e uma sequência de crimes transforma a vida deles numa verdadeira bad trip.

Picture - Movie: 186007O roteiro escrito por ele e Don Winslow, autor do livro homônimo, joga muita erva no caldeirão, mistura com quimioterapia, coloca um papo pró e outro contra as drogas, cita Hilary Clinton, Bono Vox (U2), Afeganistão, Butch Cassidy e outros têmperos de qualidade. Como resultado o que se obtém são 130 minutos de boa adrenalina, turbinada com pitadas de cinema trash, além de câmera e edição estilosas. A trilha sonora é só um dos muitos pontos positivos. Entre os sons que se ouve, Peter Tosh ("Legalize It") e versões interessantes de "Here Comes the Sun" (Beatles) e "Psycho Killer" (Talking Heads).

Picture - Movie: 186007

O texto narrado ou dos diálogos é criativo e coopera com as brincadeiras sacanas. Um exemplo é o e-mail sinistro que chega com a indefectível musiquinha do seriado Chaves. Legal também citar a antológica dupla Cheech & Chong, personagens que adoravam queimar o cigarrinho do capeta em seus filmes dos anos 70 e 80. Aos que procuram falhas, é possível achar, como um esporro em inglês, quando o normal seria ele acontecer em castelhano.

Mas pra que ficar catando esse tipo de detalhe se o resto funciona?

Picture - Movie: 186007
Intenso, irônico e até estereotipado, o longa de mais de duas horas de duração tem elementos de sobra para deixar você preso na poltrona. Seja pelas sensuais cenas de sexo (moderado) ou pelo impacto da violência, marca registrada de seu condutor. E no contraste de seus protagonistas ("um trepa, o outro faz amor") e antagonistas, o que se descortina para o espectador é um filme de belas imagens, qualidade indubitável, com reviravoltas e um (?) final surpreendente. Ou seja, Selvagens é um puta programa urbano.

Dê sua opinião sobre esse filme

• Paulo P.

Repensei várias vezes antes de publicar minha crítica sobre este filme. Quase disse horrível, mas reformulei minhas ideias, deixando-as zeradas e assisti mais vezes ao filme. E ainda não consegui me simpatizar com ele. O piloto do filme é rídiculo! Posso pegar pesado, mas para mim, não passou de um filme que fala sobre sexo e maconha. Monótono.
        O que em minha nada humilde opinião fez ''ficar legal'' é o elenco ''mais experiente'', pois fiquei desapontado com a atuação de Blake Lively, e olha que eu sempre disse que adorava ela atuando.
        A trilha sonora é realmente boa, mas a carga excessiva de deboche naufragou pra mim. Então, minha palavra final para Selvagens é: DETESTEI!

1 estrela.

• Alexandre M.

Pode até agradar a alguns, não para mim. Oliver Stone já fez filmes bem melhores.

Nossas últimas críticas

De Bobby Farrelly, Peter Farrelly
Com Jim Carrey, Jeff Daniels
Comédia
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Operação Big Hero
1. Operação Big Hero

De Don Hall

Com Ryan Potter, Scott Adsit

Filme - Aventura

Trailer  |  Sessões (258)

2. Êxodo: Deuses e Reis
3. Os Vingadores 2: A Era de Ultron