O Ritual
    Você assistiu O Ritual ?

Larissa B.
    Larissa B.

Enviada em 21 de agosto de 2015
    Por ser Católica analisei esse filme de duas maneiras: a fidelidade e coesão do roteiro quanto ao assunto tratado e o desenvolvimento da trama num aspecto geral. É o primeiro filme que trata do tema exorcismo de forma coerente e respeitando suas referências. A figura do Padre é desenvolvida com impeto por todos os personagens que o representaram... Se fez possível analisar o Sacerdócio de forma rica nos poucos detalhes apresentados sobre tal vocação e se pode ver o tema exorcismo, possessão demoníaca de forma sóbria tanto para os que creem quanto para os que não compartilham da premissa trabalhada pelo filme. O roteiro trás aspectos interessantes como o sentido de fé, a crise de fé, capaz de abalar até sacerdotes, e a falta da mesma. Quais são as estruturas que amarram o ceticismo de Michel? Fé e ciência, bem e mal... Uma trama em que o Demônio é um oponente inteligente, dotado de artifícios que justificam por vezes as falas do Padre Lucas: "ele está enganando você"...O filme tem seu roteiro bem amarrado e a tensão fica por conta da ambientação. Bom trabalho de direção com ótima atuação de colin o'donoghue como personagem central da trama, que conseguiu materializar o entendimento de vocação e desenvolvê-lo de forma pontual em seu personagem, e, é claro!, Atuação excelente de Anthony Hopkins que rouba a cena dando um verdadeiro show com o bem construído personagem Pe Lucas. Enfim, não aconselho o filme para quem gostaria de ver cabeças rolando e tá mais interessado em sustos por sustos. Talvez isso justifique caso apareça alguma avaliação cotando uma estrela por aqui. Pra mim, todo filme de terror deveria ser inteligente... Essa foi a grande diferença e mérito, na minha opinião, de "O Ritual".
    Vilmar O.
    Vilmar O.

Enviada em 12 de dezembro de 2015
    Drama, terror e suspense de alta qualidade. Com certeza você não irá dormir do começo ao fim. O melhor filme de exorcismo que eu já vi. Espetacular.
    Thaís R.
    Thaís R.

Enviada em 5 de setembro de 2015
    terror na medida certa! Ótimo filme pra quem tem aversao a esse gênero. Filme inteligente. Por conta de ser baseado em histórias reais e utilizar várias explicações da religião faz com que esse filme tenha seu diferencial, muito mais que sustos.
    Estevan Magno
    Estevan Magno

Enviada em 17 de fevereiro de 2013
    A história de sempre sobre exorcismo mas desta vez com qualidade e explicações. Cenas ótimas de exorcismo com Anthony Hopkins, este filme é de eriçar os cabelos. Não tem como não terminar o filme e averiguar se vc está bem, ou seja, sem estar possuído ou coisa e talz. Outro diferencial é mostrar que na Itália e em muitos países existem faculdades de exorcismo e que é uma prática até que comum para a igreja católica.
    Heydson B.
    Heydson B.

Enviada em 7 de abril de 2013
    É um bom filme. Explorou bem os cenários de Roma, com boas interpretações. Mas nada de espetacular. Ressaltando as grandes interpretações dos atores. Mas acho que poderiam ter explorado melhor o tema e os efeitos visuais. Senti o filme meio morno. Mas vale a pena assistir!

Enviada em 16 de janeiro de 2017
    Um "noviço" que, desistindo da vocação de padre, resolve dar uma última chance ao seu superior fazendo um curso de exorcismo no Vaticano. Há um diálogo estranho do superior insistindo no rapaz. Com o uso de uma cena forçada do superior causando a morte de uma ciclista, parece que o filme irá jogar suas causas de uma maneira não-orgânica.
    johnkie
    johnkie

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    Filme começa com um pouco de mistério e se desenvolve para um filme muito, muito chato.
    Cristina G
    Cristina G

É bom o filme.. curti... porém.. poderiam ser evitadas as cenas do telefone e das propagandas explícitas.
    roberto mauro zebral da silva
    roberto mauro zebral da silva

O filme aborda aquela velha história: acreditar que existe o mal (leia-se literalmente o Demo) para que se consiga obter a tão esperada fé e, assim, mostrar que é possível enfrentar e vencer o mal. O tema é muito bom, mas o maior filme da história e o primeiro também a abordar o tema foi "O exorcista", filme insuperável até hoje. Portanto, na minha opinião, "O Ritual" é apenas mais um dos intermináveis filmes que tentam ressuscitar o tema. Ficou sem graça. Ficou muito trivial. O tema já está batido. Eu já guardei para sempre na memória "O exorcista". Este filme, " O Ritual", fica apenas como "mediano". Nota 2.
    Margotti
    Margotti

Clássico! O Ritual nasce em um genêro que é muito visitado em toda a história do cinema, mas com realismo consegue diferenciar-se de seus afins, trazendo as telas emoção e grandes interpretações. Parabéns Alice!