Críticas AdoroCinema do filme O Monge
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema O Monge

Duvidosa tentação
De Roberto Cunha

Picture - Movie: 186007Imagine um pedófilo em um confessionário, com a perversão embutida nas palavras, dizendo que a ideia do "ataque" foi da vítima. Adicione ao absurdo a música de Alberto Iglesias, três vezes indicado ao Oscar por O Espião que Sabia Demais em 2012, em 2008 por O Caçador de Pipas e, em 2006, por O Jardineiro Fiel. Esse é o começo de O Monge, suspense adaptado de um conto de mesmo nome escrito por Matthew G. Lewis, publicado em 1796.

Escrito e dirigido por Dominik Moll, que fez fama com filmes como Harry Chegou Para Ajudar (2000) e Lemming - Instinto Animal (2004), essa nova coprodução França/Espanha está longe de ser uma obra-prima, mas tem uma história interessante, que questiona certos (e batidos) dogmas religiosos e pode agradar alguns cinéfilos.

"Cada pecador comete o pecado a sua maneira". Frases como essa são proferidas por alguém que, quando criança, foi abandonado nas escadas da Ordem dos Capuchinhos, na Espanha do século XVII, e com uma retidão impressionante tornou-se um cultuado pregador da fé. Ambrósio (Vincent Cassel) arrebatava multidões com seus discursos, enquanto provocava inveja entre seus pares. Quando enfrenta o preconceito para acolher na instituição um jovem com o rosto mutilado, protegido por uma máscara, sua convicções sobre as tentações (e o poder do Diabo) começam a ruir e uma inusitada parceria mudará sua vida.

Entre as curiosidades, a música de uma procissão religiosa que lembra muito a "Marcha Fúnebre", de Chopin, e uma bela e forte frase de mãe, que afirma "Amor é veneno". Com orçamento estimado em US$ 14 milhões (valor baixo), os poucos efeitos especiais agradam e a fotografia cumpre seu papel, assim como as atuações apenas coesas.

Usando diferentes personagens e seus comportamentos para tocar em temas/tabus como gravidez, desejo, paixão e até incesto, o roteiro pretende mergulhar você num clima de mistério. Revela a rigidez (e também a crueldade) da fé sem limites, mas os diálogos oscilam entre o regular e o quase ruim, dando ao espectador a chance de não se envolver, o que é um pecado para qualquer filme. Assim, cabe a você decidir se cairá na tentação de assistir ou não.

Dê sua opinião sobre esse filme

• Alessandro Yuri Alegrette A.

Sua crítica foi muito superficial. Apesar de abordar estes temas que vc comentou, o filme não é somente sobre isso. Trata-se de uma adaptação de um romance gótico e o diretor acertou na criação de uma atmosfera sinistra eficiente e também na escolha do elenco, principalmente, Cassel que conseguiu dar uma dimensão humana a um personagem que facilmente poderia cair no registro caricatural. O filme se manteve bastante fiel a trama principal do livro, dando destaque para momentos-chave, de modo que eles pudessem surpreender e até mesmo serem capazes de provocar um choque emocional nos espectadores. Talvez, o problema é que não é um filme de horror explícito e por dar mais ênfase ao terror/suspense não tenha muito apelo entre os mais jovens. Não é para todos os gostos, mas é bem realizado e para mim bem acima de outros dentro do gênero.

Nossas últimas críticas

De Kenneth Branagh
Com Lily James, Cate Blanchett
Fantasia
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Dragon Ball Z - O Renascimento de Freeza