O Monge
    Você assistiu O Monge ?

Judson Maciel
    Judson Maciel

Enviada em 1 de novembro de 2012
    O cinema francês a cada ano surpreende com uma obra prima. Este ano não poderia ser diferente. 'O Monge' é uma daquelas surpresas agradáveis de assistir onde o espectador se sente atraído a acompanhar uma história muito bem elaborada com toda atenção do início ao fim. Este drama francês, estrelado pelo excepcional ator Vicent Cassel, é uma história contemporânea onde aborda a temática entre fé e desejo, e que por mais que seja nossa devoção ao sagrado, sejamos monges ou não, todos temos nossos desejos. O confronto entre fé e desejo é o ponto alto desse longa muitíssimo bem feito. Devoção a fé ou ao desejo? É possível conciliar as duas? Certamente, não é por menos que tenha recebido duas indicações à Palma de Ouro em Cannes. Imperdível!
    Crismika
    Crismika

Enviada em 6 de março de 2020
    O filme promete suspense atrás de suspense, mas no final tudo muito previsível. Tirando a boa atuação de Vicent Cassel e a fotografia do filme, o roteiro é muito fraco e a história pouco interessante. Não recomendo.

Enviada em 1 de maio de 2014
    A único fato marcante do filme é Vincent cassel em uma boa atuação, tendo em vista um roteiro fraco e sem proposito! Simplesmente fracooooo!!!!!
    alexandrecunha
    alexandrecunha

Enviada em 13 de julho de 2013
    Um bom filme francês, porém bem difícil de assistir, onde o enredo sobrepuja toda fotografia e filmografia. Aconselho prestar muita atenção aos DIALOGOS, principalmente o inicial onde o monge Ambrósio está dentro do confessionário com um pedófilo (quem é ele?)!!! Essa narrativa, acho eu, é a BASE de toda a trama. Por isso enfatizo na atenção e compreensão deste, como de TODOS os diálogos do filme.
    Se você está esperando mais um filme americano cheio de ação, suspense policial, clichê com intrigas e mistérios trivais, não assista.
    É um filme com conteúdo bem forte, mesclando levemente um suspense com tabús religiosos que não irei citar aqui pra não prejudicar o mistério.
    Atuação de Vicente Cassel é impecável. Ambientação foi bem selecionada e a Filmografia também boa, com muito efeitos de penumbra para dar uma ar bem gótico e sombrio ao filme.
    Prepare-se para tirar suas próprias conclusoes, pois como varios filmes de Dominik Moll, os desfechos não serão previsíveis e tradicionais.

Resumindo (com spoilers):
    Um filme lento (o que pra mim foi o maior pecado), com conteúdo e narrativas importantes, com o jogo de da antitese entre fé e desejo, entre o bem e o mal, além de um apelo pagão e sexual. Faltou um molho, uma velocidade. Mas gostei.
    Aylton Fernando A.
    Aylton Fernando A.

Enviada em 11 de agosto de 2018
    Então, a proposta do filme é se inspirar em tragédias ( do tipo édipo), no entanto com um viés religioso. Em geral o drama de um homem de posição religiosa mas que comente e esconde seus pecados. O final para fim foi de certa forma surpreendente. Pode ser considerado fraco de roteiro para alguém que está acostumado com literatura trágica. Me deu uns insights de Match point, mas o ambiente medieval é uma carta na manga. Não é um daqueles filmes que vai mudar sua vida, mas vale a reflexão
    Thiago E.
    Thiago E.

Enviada em 6 de julho de 2014
    o Filme relata a História de um monge, que quando Bebê, foi deixado na porta dos Capuchinhos,a sendo criado pelos Frades, o menino cresce, torna-se o mais preparado Monge do Mosteiro, dono de um dom insuperável de retórica, acaba atraindo muita atenção, inclusive de mulheres, pois torna-se muito devotado ao celibato. Mas o que me chama atenção no filme é o questionamento ético e moral de virtude, posto que por isso acaba acontecendo a morte de uma jovem noviça grávida. Até que ponto tem influência a Virtude de um ser humano? Convido a todos a assistirem é maravilhoso.
    Clarice F.
    Clarice F.

Enviada em 16 de dezembro de 2012
    Filme bem elaborabo, um drama com uma pitada de suspense, nos deixa presos em frente à tela para conhecermos o final. Filme de teor tenso, onde nos apresenta sempre os extremos da vida, da fé e de nossos desejos, tratando com muita seriedade de pedofilia, incesto, abandono e assassinato; Creio que após assistir o filme fica evidente que todos pecamos e todos somos anjos e demônios;
    Heitor Sobrenome
    Heitor Sobrenome

Enviada em 18 de abril de 2023
    Um filme excelente. Não é como os filmes de ação com muitos tiros, perseguições, conspirações. É um filme com uma trama mais psicológica, com pano de fundo religioso, espiritual. É um filme maravilhoso, especialmente para aqueles que crêem em Deus, porque traz à tona questões como valores morais, espirituais, nossos limites, nossos julgamentos sobre o outrem. Um filme sobre a religiosidade das pessoas e o quanto isso pode nos separar do amor de Deus. Assisti já duas vezes, e verei mais algumas vezes, sem dúvida. Dei nota máxima, pelo enredo, pela atuação, pela mensagem que o filme traz, pela reflexão que nos leva a ter.