Selma - Uma Luta pela Igualdade
    Você assistiu Selma - Uma Luta pela Igualdade ?

Enviada em 9 de março de 2015
    Filme chato e parado, que não apresenta uma história que prenda o expectador. O filme inteiro é um longo debate político.

Leiam a minha resenha completa no link abaixo:
    Bruna R.
    Bruna R.

Enviada em 2 de março de 2015
    Bonito e Comovente a luta pela a Igualdade já melhorou, mas infelizmente sempre vai existir! Mas sempre Pensamento Positivo
    Rodrigo R.
    Rodrigo R.

Enviada em 28 de fevereiro de 2015
    Uma história que todos deveriam conhecer! Mais um belo exemplo do que a virtude, a coragem e a humanidade são capazes de transformar a própria história! Boas atuações, roteiro com algumas falhas, mas as interpretações são magistrais!

Enviada em 22 de fevereiro de 2015
    Um filme quase completo! faltando apenas cenas reais de King, mas tirando isso é um espetaculo de filme! roteiro maravilhoso e uma atuação fenomenal David Oyelowo, uma história baseada em Martin Luther King Jr, mostradando o sofrimento pelos os ideias dos negros em busca do direito ao voto! com certeza um dos melhores do ano!!!!
    rogerio.sjrp
    rogerio.sjrp

Enviada em 22 de fevereiro de 2015
    De longe a melhor canção original entre os indicados. Quanto ao filme, segue a receita comum de outras biografias: mostrar datas, fatos impressos ou arquivos, resumo dos destinos dos personagens, etc. Achei que o racismo foi retratado de forma equilibrada, não muito apelativo mas também não muito brando. Porém, esperava me comover mais. Foi bom não terem apelado para a morte de King no final, afinal o filme é apenas uma das várias marchas importantes que liderou em 13 anos de luta por direitos igualitários, não sendo esta ligada a sua morte.
    Diogo R.
    Diogo R.

Enviada em 21 de fevereiro de 2015
    "Selma - uma luta pela igualdade" é uma boa ideia com execução frustrante. Tão interessante quanto uma possível cinebiografia de Martin Luther King é fazer um recorte de um dos episódios da sua curta, porém densa, trajetória. O filme optou pela segunda alternativa, destacando a marcha de Selma para Montgomery (Alabama), protestando pela concretização do direito (garantido apenas na teoria, não efetivado na prática) ao voto para os afrodescendentes (fato que motivou a marcha). Um roteiro interessante, com potencial, mas com muitos erros técnicos.
    A começar pelo roteiro em si, que, enclausurado na boa ideia, não tem o condão de emocionar verdadeiramente. Restou apenas o potencial - exceção honrosa para uma das cenas do início, surpreendente e chocante, ótimo ponto de partida. O roteiro ruim foi mal dirigido: a opção pelo formato de quase documentário tornou o filme burocrático (inclusive pelo exagero) e, apesar do ritmo louvável (acelerado, mas, desta vez, sem exagero), também não teve êxito em comover. A comoção restou pregada na ideia e nos princípios do "Doc", não no filme em si. Da mesma forma, a reflexão.
    Nem mesmo a atuação salva "Selma". David Oyelowo até agora não convenceu em suas interpretações. Desta vez, o papel que lhe foi atribuído tinha potencial para, no mínimo, indicações a grandes prêmios. Mas não, Oyelowo é um protagonista bastante discreto - de tão discreto, a superficialidade da atuação se destaca e compromete todo o filme. Dos "coadjuvantes principais", nenhum se salva. Destaque de atuação mesmo são Oprah Winfrey e Cuba Gooding Jr., com personagens "coadjuvantes acessórios", de participação diminuta (do ponto de vista temporal), mas excelência que salta aos olhos. Isto é, diante da incompetência geral do elenco, Winfrey e Gooding Jr. são um colírio. Nem mesmo o experiente Tom Wilkinson se salva.
    A indicação ao Oscar de melhor filme refere-se, de forma explícita, à boa ideia. Tanto é assim que a única outra indicação refere-se à estatueta de melhor canção original ("Glory"), que o filme deve ganhar. Nenhuma indicação por atuação, direção ou premiações técnicas (fotografia, edição, mixagem de som etc.). "Apenas" melhor filme. É isso que deixa explícito o que retratei: tecnicamente, "Selma" é paupérrimo, não faz jus ao legado da grande figura histórica que é Martin Luther King. Por outro lado, não há dúvida que invocar seus ideais e sua luta merecem crédito imensurável e mesmo destaque necessário, o que justifica a indicação (que não vai ganhar) a melhor filme. O filme é tecnicamente fraco - mas atenção: não chega a ser ruim, longe disso, tem seus atrativos, em especial do ponto de vista histórico (interessante visualizar um pouco da luta pelos direitos). Contudo, MLK merece a "homenagem".
    CRAFontes
    CRAFontes

Enviada em 24 de fevereiro de 2015
    Um bom filme, retratando um período relativamente recente cujo eco se manifesta até hoje, tendo em vista as recentes manifestações contra a violência policial sobre negros nos EUA bem como, indiretamente, as violentas repressões policiais à manifestações pelo Brasil (até mesmo no Carnaval!). Crítica completa no link
    Celso M.
    Celso M.

Enviada em 19 de fevereiro de 2015
    O filme é espetacularmente bem produzido, profundo e marcante. Uma obra inquietante e que chega a ser perturbadora. A atuação de David Oyelowo é sem precedentes. Infelizmente indicaram a obra como " melhor filme" e esqueceram do ator principal que deu todo o sentido ao enredo. É uma estória profunda e real que mexerá com seus mais íntimos sentimentos e o fará pensar. Simplesmente maravilhoso!
    Juliana S.
    Juliana S.

Enviada em 18 de fevereiro de 2015
    Uma lição de vida e solidariedade. Todos devem assistir. Acredito que é mais uma contribuição para nos tornarmos pessoas melhores.
    Bruno Maschi
    Bruno Maschi

Enviada em 16 de fevereiro de 2015
    Um filme apático, indiferente para a maioria dos brasileiro, não me entenda mal, o filme possui um significado muito bonito envolvendo toda a história de Martin Luther King e sua busca pela igualdade entre raças. É um bom filme para se adquirir cultura, mas é um filme cansativo, um filme "chato", mesmo retratando um momento emocionante o filme não emociona tanto o telespectador, ele buscar mais "chocar" do que "emocionar". Em minha opinião a unica indicação que merecia talvez fosse de melhor ator, e olha lá. É um bom filme, mas está longe de ser o Melhor filme do ano!