Flor da Neve e o Leque Secreto
    Legal
    Flor da Neve e o Leque Secreto

Tradição e beleza

por Lucas Salgado

Flor da Neve e o Leque Secreto possui aquela típica delicadeza do cinema oriental, vista recentemente em obras como A Árvore do Amor. A trama envolve romance, amizade e, principalmente, tradição, retratando a história de duas jovens amigas que haviam prometido permanecer sempre juntas, mas que acabam separadas pela vida. Até que um trágico acontecimento as coloca lado a lado novamente.

As referidas amigas são Nina (Bingbing Li) e Sophia (Gianna Jun), que vivem numa moderna China do século XXI, mas se interessam por uma tradição antiga chamada laotong, que é uma promessa entre mulheres de companheirismo por toda a vida. Paralelamente, a narrativa viaja ao século XIX para contar a história das amigas Flor da Neve (Jun) e Lírio (Li), que utilizam um leque secreto para se manterem em contato.

A trama é bela e interessante, tendo como problema o fato de que a história no passado demora um pouco a engrenar, o que torna os primeiros flashbacks incômodos ao espectador. Atrapalha ainda o fato das narrativas paralelas serem muito parecidas, mas nada que comprometa o resultado final.

A fotografia de Richard Wong (A Princesa do Nebraska) é talentosa e sensível, conseguindo capturar bem o espírito da produção. Também merece destaque a trilha sonora da inglesa Rachel Portman, que já havia feitos bons trabalhos em obras como Não Me Abandone Jamais, Chocolate e Emma - longa que lhe rendeu um Oscar em 1996.

Direção de arte e design de produção são outras áreas que se destacam no filme, mas o mesmo não podemos falar da edição de Deirdre Slevin (Meu Melhor Amigo). O trabalho é tão quadrado e preocupado em não sair da linha que acaba soando desinteressante em alguns momentos. A direção de Wayne Wang também possui problemas, mas é inegável que entrega uma obra bem melhor do que Encontro de Amor e As Férias da Minha Vida, dois de seus principais trabalhos nos Estados Unidos.

O longa é uma produção entre China e Estados Unidos, mas o seu DNA é praticamente só chinês, embora tenha boa parte falada em inglês. O único elemento hollywoodiano da produção é Hugh Jackman, que na verdade é australiano. O ator de X-Men Origens: Wolverine e Gigantes de Aço interpreta Arthur, um executivo estrangeiro que possui casas de show na China. Ele tem um envolvimento com Sophia, mas não consegue agradar Nina.