Críticas AdoroCinema do filme O Exercício do Poder
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • VOD
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema O Exercício do Poder

4,0

Política absurda
De Bruno Carmelo

O premiadíssimo O Exercício do Poder é um dos raros filmes políticos que conseguiram escapar de quase todas as acusações frequentes no gênero: esta obra não é partidária, doutrinária, nem apenas observadora. Ela não acusa ninguém, mas também não é fatalista e conformista. Como o projeto consegue atingir esse resultado? O que ele tem a dizer?


Foto - FILM : 174671Uma das principais armas desta produção é a escolha de um protagonista apelidado por sua própria conselheira em comunicação de "nebuloso", de "objeto político não identificado". Ele é um sujeito médio em todos os sentidos do termo: aparência comum, talento mediano, posições políticas evidentes, mas não fanáticas. Este Ministro dos Transportes não é idealista, nem corrupto e ganancioso, ele não parodia nem reflete uma pessoa em especial. Bertrand Saint-Jean (Olivier Gourmet) é a representação qualquer, universal, do homem político.


A este sujeito ordinário ocorrem fatos espetaculares, narrados com o senso de urgência e a trilha sonora dignos de um suspense: um ônibus com crianças cai em um barranco, e este evento pode ser prejudicial ao governo às vésperas de uma eleição presidencial. Como reagir aos fatos? O resultado é magistralmente representado pela imagem inicial, de uma mulher nua que se entrega de própria vontade à boca do jacaré. Integrar este mundo é ser devorado.


Foto - FILM : 174671O Exercício do Poder segue seu protagonista dentro de carros, em escritórios, em estradas. Os diálogos cínicos e mordazes tomam conta da cena, enquanto dois grandes acontecimentos em estradas encarregam-se do teor absurdo, quase surrealista desta trama. Um dos trunfos deste projeto é abordar a política com um conteúdo naturalista (atores minimalistas, ações plausíveis), mas com uma estética que beira o fantástico (sonho com o jacaré, trilha sonora de suspense, encontros improváveis com um novo motorista e sua esposa).


O espectador pode sentir que algo de grande importância está prestes a acontecer, que caminhamos a um clímax, enquanto o roteiro insiste que este é apenas um dia normal na carreira de uma personalidade política. Esta contradição entre forma e fundo desperta o interesse por um filme estranhamente linear. O Exercício do Poder tem o mérito de não querer revelar nenhuma verdade sobre os bastidores do governo, apenas ressaltar e explorar o absurdo de seus mecanismos internos. Neste sentido, o projeto é, como seu protagonista, um instigante e bem-vindo "objeto cinematográfico não identificado".

Dê sua opinião sobre esse filme
Quer ver mais críticas?

Comentários

Nossas últimas críticas
Entrando Numa Roubada
  2,0

Ricki and the Flash – De Volta pra Casa
  3,0

Expresso do Amanhã
  4,0

Todas as últimas críticas
Melhores filmes em cartaz
Divertida Mente
  4,7

De Pete Docter
Com Amy Poehler, Bill Hader
Animação
Trailer

Pixels
  4,3

De Chris Columbus
Com Adam Sandler, Michelle Monaghan
Ficção científica
Trailer

Carrossel - O Filme
  4,3

De Alexandre Boury, Mauricio Eça
Com Jean Paulo Campos, Larissa Manoela
Aventura
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Love
1. Love

De Gaspar Noé

Com Karl Glusman, Aomi Muyock

Filme - Erótico

Trailer

2. Maze Runner: Prova de Fogo
3. Você Acredita?
4. A Entidade 2
5. O Agente da U.N.C.L.E.
6. A Garota Dinamarquesa
7. Entrando Numa Roubada
8. Vingadores 3: Guerra Infinita - Parte 1
9. Capitão América: Guerra Civil
10. Batman Vs Superman - A Origem da Justiça

 Mais filmes