Críticas AdoroCinema do filme O Lado Bom da Vida
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema O Lado Bom da Vida

Nosso louco amor
De Roberto Cunha

Filmes baseados em livros costumam ter uma vantagem sobre os outros porque podem levar para as salas escuras um público que já conhece a história e se encantou por ela. Estão aí as inúmeras adaptações de páginas juvenis que arrecadaram milhões quando transformadas em audiovisual. O Lado Bom da Vida tem a mesma origem, mas seu texto não é focado neste público, não vendeu horrores mundo afora e é o primeiro livro do autor. Indo mais além, seus protagonistas sofrem de um certo, digamos, problema mental. Ou seja, tirando o seu nome, o otimismo passa meio longe, né? Mas é aí que está a graça ou não.

Foto - FILM - Silver Linings Playbook : 145397Na história criada por Matthew Quick, Pat perdeu a cabeça diante de uma surpresa e acabou perdendo também o trabalho, a casa e a esposa. Internado durante um tempo em um sanatório, ele sai de lá, volta a viver na casa dos pais, mas acredita piamente que poderá recomeçar, bastando - para isso - reconquistar a ex-esposa. Mas uma mulher igualmente problemática surge no pedaço e o futuro recém desenhado por ele já não tem o mesmo traço do primeiro rascunho.

Adaptado e dirigido por David O. Russell (O Vencedor), o roteiro é diferente do livro, é mais objetivo e funciona, mesmo que para alguns possa soar previsível. Para quem leu, porém, existe uma perda significativa pois "o cenário" aos olhos do protagonista é mais envolvente no livro. O fato de ser estrelado por dois atores talentosos e em crescimento (Bradley Cooper e Jennifer Lawrence) também ajuda, mas as atuações deles e de Robert De Niro são apenas boas. Nada que justifique tanta badalação, como o zumzumzum em torno da atriz, denotando uma "já comprada" ideia de fazer dela a queridinha do momento.

Foto - FILM - Silver Linings Playbook : 145397Na trilha sonora eclética sob os cuidados de Danny Elfman (eterno Oingo Boingo), um cardápio com clássicos de Dave Brubeck Quartet ("Unsquare Dance"), passando por Led Zeppelin, Bob Dylan e indo até sons mais atuais, como "Fell in Love with a Girl", do The White Stripes. Além de citações de Metallica e Megadeth como terapia para um casório chato, a curiosidade vai para a música-paranoia que causa efeitos colaterais em Pat. No filme é "My Cherie Amour" (Stevie Wonder), enquanto no livro é "Songbird" (Kenny G), que é mais emblemática no quesito "mexer com a cabeça da vítima".

Assim, misturando no caldeirão elementos distintos como futebol americano, apostas, literatura, manias e remédios para depressão, o roteiro apresenta duas figuras pra lá de diferentes que de igual possuem, talvez (e ainda), a vontade de viver. Adicione aí aquela pitadinha de humor nos diálogos (quase obrigatória) e o prato final pode ajudar você a realmente ver o lado bom da vida, como Pat, sempre confiante em uma nova chance. A sua pode ser neste fim de semana, na sua sessão de cinema. Boa sorte! ;)

Dê sua opinião sobre esse filme

• Rapha Travassos

"As atuações deles são apenas boas". Discordo em gênero, número e grau. A alma do filme são os atores que, mesmo dando vida a personagens problemáticos, é de uma naturalidade ímpar. Talvez se entenda como atuação fora do "apenas boa" alguém dando piti, entrevado em cima de uma cama, se superando  ao som de uma música retumbante. Pela primeira vez discordo de uma crítica aqui. O filme é excelente.

• Fabiana R.

Também discordo da crítica. Os protagonistas assim como os pais de Pat estão excelentes!! Maravilhoso o desenrolar do filme, drama e comédia nas medidas certas. Apenas achei que poderia haver algo mais surpreendente no final que foi bem previsível...

• J?nior S.

Lucas Salgado e Francisco Russo, esses sim são críticos de verdade! Ele desdenhou completamente a excelente atuação da Jennifer Lawrence, e ainda pior, esqueceu de mencionar Jacki Weaver e Chris Tucker que server como um delicioso alivio cômico.

• Maria Helena C.

Vou tentar ver esse filme amanhã. Deve ser bem interessante.

• Alvaro I.

Excelente, recomendo!

• Simone M.

acho interessante que não vi nas críticas que a mensagem do filme é clara pessoas que tem problemas com transtorno bipolar o que dificulta lidar com frustrações e suas reações são inesperadas e desencadeiam atitudes agressivas. O filme trata de modo simples e até divertido que o transforma ora em comédia ora em drama de uma maneira que prende e emociona.
    Além disso foi muito bem interpretado tanto por Jenifer Lawrence quanto por Bradley Cooper de quebra Robert de Niro. O filme ainda mostra que com medicação, terapia e amor da família e amigos é possível viver bem melhor

• fernando A.nnunziata

vou ver hj (4/2/13) tomara que seja bom

• Mirelly V.

Ótimo filme!! Recomendo!!

• Isabel

Como Robert de Niro está velho.Espera mais de O Lado Bom da Vida.apenas um filme regular,Jennifer Lawrence,é bonitinha os membros da academia sempre indicam alguém novo ,no pedaço o Bradley Cooper levar o filme da ponto ao fim,ele está superior a ela,mas o filme foi muito agraciado demais.Tarantino ficou fora da direção de diretores este ano pra deixar um David O. Russell,que pra mim estava infinitamente inferior, ao trabalho da direção impecável de Quentin Tarantino,por Django Livre.

• Lu? G.

Discordo dessa critica o filme é maravilhoso e mereceu sim a indicação ao Oscar de melhor e sim tem excelentes atuações.
    Recomendo!!!

• Alda V.

Amei e recomendo!

• Sergio L.

Bom Filme ! Merece ser visto ...

Excelsior

• Thiago B.

Perfeito...muito bom!!!

• Renata Balestrin V. C.

Adorei! Muito bom... atuação perfeita do Bradley Cooper e da Jennifer Lawrence.

• Jarbas P.

Antes do Oscar, decidi assistir todos os filmes que estavam concorrendo.
    Olhei esse filme com 8 indicacoes, pensei que seria um fiilme sensacional.
    Me decepcionei, talvez porque esperava mais de um filme com tantas indicacoes! Pra mim nao passaria de um 6,5. Mas gostei muito da atuacao da Jennifer Lawrence, ela foi sensacional no filme, ela deu vida aquele personagem de um jeito fantastico. Conhecidencia ou nao, o unico que o filme levou dos 8 oscars disputados foi o de melhor atriz! (Jose Wilker discordou plenamente desse premio!)

Mas como muitas pessoas gostaram, vale a pena conferir!

• Daiane F.

Muito bom!

• Lucas Julio

Filme com um final levemente previsível, mas com uma história linda, diferente,engraçada e com ótimas atuações do Bradley e da Jennifer, faz você se divertir, faz até você se emocionar no final e faz você ver O LADO BOM DA VIDA :)

• Diovani N.

Muito bom o filme! Uma historia linda de força de vontade, superação e situações familiares que nos fazem refletir muito na vida. Apesar do final ter uma Sessão da tarde embutida. Ficou emocionante.

• Felipe F.

Ja vi filmes melhores,apesar das incriveis 8 indicações achei um pouco fraco contrariando muito minha expectativa.. Mas fora isso o destaque vai para os protagonistas que deu um show a parte, uma quimica muito boa.

• Leandro A.

O filme é ótimo, mas não é a cópia fiel do livro, muita coisa significativa ficou de fora e mudaram muita coisa do livro. Mas mesmo assim gostei muito, na verdade gosto de todos os filmes com o Robert de Nilo e Bradley Cooper, ele são demais.

• Alessandra D.

Primeira crítica coerente que eu leio sobre esse filme. O Lado Bom da Vida é um filme bom, mas não a ponto de receber 8 indicações. Apesar da história ser de um certo ponto fascinante, no final das contas não passa de mais uma comédia romântica com seus clichês. Bradley Cooper cresceu muito como ator, e se a academia queria dar apenas 1 Oscar para esse filme, que fosse para ele e não para Jennifer Lawrence, que apesar de promissora, não passa de um diamante bruto que precisa ser lapidado (Não estou subestimando-a como atriz, apenas estou concordando com o trecho da crítica que diz: "Nada que justifique tanta badalação, como o zumzumzum em torno da atriz, denotando uma "já comprada" ideia de fazer dela a queridinha do momento.")

Adorei a crítica, parabéns !

Nossas últimas críticas

De Robert Stromberg
Com Angelina Jolie, Elle Fanning
Fantasia
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Cinquenta Tons de Cinza