Críticas AdoroCinema do filme O Amante da Rainha
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema O Amante da Rainha

Baile de máscaras
De Bruno Carmelo

Você provavelmente já ouviu falar em histórias como esta: uma jovem princesa é forçada a se casar com um rei pouco afetuoso, e passa a levar uma vida monótona. Ela não tarda a se apaixonar por um homem jovem e belo - o exato oposto de seu marido -, dando início a uma relação amorosa secreta. A literatura, o cinema e o teatro estão repletos de tramas idênticas a esta, e O Amante da Rainha segue fielmente a cartilha. O grande atrativo, neste caso, é o fato de se tratar de uma trama real, representando um dos grandes episódios da história da Dinamarca.

Foto - FILM - En Kongelig Affære : 143759No entanto, enquanto simples narrativa cinematográfica (afinal, ninguém é obrigado a conhecer as fontes verídicas do roteiro), esta produção de 2h20 de duração pode decepcionar um pouco por sua previsibilidade. A princesa inocente, o rei louco, o amante carinhoso, a sogra ambiciosa e o padre conservador estão presentes, em seus lugares predeterminados no tabuleiro, na ordem esperada de aparição. Também existe um número considerável de diálogos explicativos, detalhando a crise social da Dinamarca no final do século XVIII. Isto nasce da clara vontade de exportar o filme para países estrangeiros, mas acaba dando origem a falas artificiais, em que os personagens dizem uns aos outros coisas que ambos já deveriam saber.

Mesmo assim, salta aos olhos a produção grandiosa do filme, com seus cenários suntuosos, figurinos detalhados e trabalho primoroso de fotografia. Percebe-se o cuidado sempre impecável da Zentropa, uma das maiores produtoras de cinema do norte europeu, que costuma cuidar dos filmes de Lars von Trier – um dos produtores deste drama, aliás. As atuações também são interessantes, principalmente de Mads Mikkelsen, que desenvolve uma boa ambiguidade entre o médico apaixonado e o ambicioso articulista político.

Foto - FILM - En Kongelig Affære : 143759Entre os raros traços de originalidade, dois deles merecem ser destacados: primeiro, o fato de o amor entre a rainha Caroline Mathilde (Alicia Vikander) e o médico Johann Struensee (Mikkelsen) ser retratado como um mero pano de fundo para o tema da entrada do Iluminismo no norte da Europa. Quando deve optar entre o amor da rainha e seu idealismo político, Struensee não hesita: escolhe a política. Em Hollywood, provavelmente a história de amor ganharia traços mais lacrimosos. Outra ousadia é o feroz discurso anticlerical, que dificilmente apareceria com tanto cinismo em algum país de maior tradição cristã.

Por fim, O Amante da Rainha consegue ser ao menos tão bom quanto as dezenas de grandes romances de época que o cinema já produziu. Embora não consiga se destacar, ele integra um grupo de alta qualidade.

Dê sua opinião sobre esse filme

Nossas últimas críticas

De Gary Shore
Com Luke Evans, Sarah Gadon
Ação
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos