Cosmópolis
    • The Guardian
    • The Hollywood Reporter

Cinética

por Pedro Henrique Ferreira

"Cosmópolis" engendra um cinema criado a partir do casual, de poesia despropositada, de ditos e gestos filosóficos.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

Há uma certa altivez que insere o filme também dentro de uma bolha, transforma-o em um alienígena dentro da produção atual, um correspondente deste lado do Atlântico a Filme Socialismo, de Godard.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Cineplayers

por Bernardo D.I. Brum

Do nível das suas grandes obras-primas, "Cosmópolis" representa o auge da maturidade [de David Cronenberg], tanto de discurso quanto estética-narrativamente de um outsider por opção e vocação ...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cinepop

por Raphael Camacho

Pela profundidade de seus ótimos personagens, o filme pode gerar desconforto ao espectador por conta da variedade de informações a cada minuto.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

"Cosmópolis" é um filme de que deve fugir quem procura "ação". Um filme que amará quem percebe quanta ação está ali implicada.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por Manohla Dargis

Este filme é tanto opaco quanto transparente, além de desconfortavelmente realista, sugestivamente alegórico e perversamente cômico.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por André Miranda

... [David Cronenberg guia o] filme por meio de diálogos ásperos e personagens quase sempre frios (Pattinson entra bem no clima, numa atuação bastante promissora) ...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Télérama

por Pierre Murat

É este pedido sem resposta ["Eu queria que você me salvasse"] que torna o filme de Cronenberg tão atual e desesperado.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Justin Chang

David Cronenberg transforma o passeio de um titã de Wall Street em uma corrosiva alegoria desta era de dependência tecnológica, falência financeira e paranóia permanente.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Daniel Feix

"Cosmópolis" é assim: eficiente em suas metáforas sobre isolamento, artificialização das relações e busca sem limites pelo poder, mas frio e estranho aos olhos do espectador. Qualquer espectador.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cinema com Rapadura

por Thiago César

"Cosmópolis" se mostra como um filme que requer bastante atenção do espectador para suas sutilezas e paciência para os longos diálogos, mas sem deixar de ser totalmente gráfico quando necessário.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Preview

por Mariane Morisawa

Tem quem critique a lentidão ou o tom monocórdio. Mas assim é exatamente o vazio - de alma, de compaixão, de amor, de vida.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rolling Stone

por Érico Fuks

"Cosmópolis" nasceu pra incomodar. A câmera bem próxima ao rosto do protagonista traz um desconforto e uma intimidade que não existem.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Chicago Sun-Times

por Roger Ebert

"Cosmópolis" é um filme impecavelmente dirigido sobre pessoas enigmáticas que falam em epigramas monótonos, a respeito de princípios universais que eles parecem estar longe de entender.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[David Cronenberg consegue] não apenas evitar que a narrativa se torne visualmente entediante mesmo sendo quase toda ambientada no interior da limusine, mas também tornando aquele espaço incrivelmente significativo.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Alysson Oliveira

A confinação do personagem ao seu carro, nos traz ao mesmo tempo um sentimento de intimidade com ele e frieza – talvez por conhecê-lo tão bem, queremos distância dessa pessoa. É o paradoxo de um filme que traz um protagonista intragável.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Fabien Reyre

"Cosmópolis" disseca com maestria um mundo em declínio, egocêntrico. [Mas é] uma pena que o filme, rico em promessas, se perca às vezes em uma reflexão verborrágica e pretensiosa ...

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Jornal do Brasil

por Jefferson Almeida

Com poucos espaço e possibilidades, os recursos usados por Cronenberg, nesses longos dois terços, são repetitivos e até previsíveis. [...] O que há de interessante é o clima que se vai instaurando no decorrer do trajeto ...

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

Omelete

por Marcelo Hessel

Embora Cosmópolis tenha muito em comum com outros trabalhos do cineasta [...], é também seu filme mais "depurado", por assim dizer, no sentido em que sua dramaturgia é mínima, embora o texto seja verborrágico.

A crítica completa está disponível no site Omelete

CineClick

por Roberto Guerra

"Cosmópolis" [...] se perde no seus propósitos graças a um emaranhado de diálogos prolixos e desnecessários que terminam por tornar o filme enfadonho a certa altura.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

... Fica é a impressão de muita pretensão para pouca capacidade de articular dramatúrgica e cinematograficamente a estrutura de sucessivos encontros com diálogos, o que vai levando o espectador a uma sensação de inevitável tédio.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Screen International

por Lee Marshall

Copiados do livro de maneira quase intacta, os diálogos empolados do romancista e seus personagens superficiais [...] resultam em uma experiência cinematográfica anêmica e dramaticamente insípida.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

O filme tem a mão pesada, ele é unilateral e ilógico como a limusine da história; um drama estilo "dia na vida do personagem" mas sem uma vida satisfatória.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Esta adaptação prematura do romance de Don DeLillo não tem vida, ela é teatral demais e sem audácia, apesar das oportunidades oferecidas pelo material.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter