Cosmópolis
    2,4
    Você assistiu Cosmópolis ?

Shannon S.
    Shannon S.

Enviada em 13 de março de 2013
    "Cosmópolis é uma obra de arte reflexiva. Não é aquele roteiro mastigado, nos faz pensar e acompanhar o raciocínio dos personagens.
    Infelizmente a grande maioria menospreza o filme ao ponto de dizer que é uma grande porcaria, perda de tempo e dinheiro. Gosto é gosto.
    Andréa  M.
    Andréa M.

Enviada em 27 de maio de 2014
    Já com o preconceito que tenho sobre ator finalmente conseguir chegar aos créditos finais desse filme, pela 1ª vez, depois de 4 tentativas. Não há roteiro no mundo que faça esse rapaz ter uma boa atuação e esse então... Está nas fuças de todo mundo que R.P. foi escolhido pelo apelo comercial que o filme precisava pra sair do pequeno círculo dos pensadores cinéfilos. Fico imaginando um Kevin Spacey, um Brad Pitt, um Bradley Cooper... sei lá. Qualquer um que seja comercialmente rentável, que tenha talento e beleza. Atributos que esse Pattinson nunca terá. Filme chato, pequenas partes reflexivas e de bom gosto, o tipo de filme que você reza pra que acabe logo, o tipo de filme que te faz ler a sinopse 3-4 vezes depois do início e verificar (ansiosamente) quanto tempo falta para acabar. O tipo de filme que te deixa com ressaca moral por tê-lo visto.
    Lucas A.
    Lucas A.

Enviada em 11 de junho de 2013
    Sabe aquele episodio do Chapolin Colorado em que o alfaiate sem tempo de fazer a roupa do rei cria "A Roupa que só os inteligentes veem"?? Acho que foi mais ou menos isso que fez David Cronenberg em "Cosmópolis", vejo muitos falando que não é qualquer um que entende, que é um filme para poucos, mas a grande verdade é que nem o David Cronenberg sabe o que fez, o filme vem para confundir e não para explicar, quem fala que entendeu a mensagem que o filme quis passar esta mentindo.
    Valéria L.
    Valéria L.

Enviada em 3 de fevereiro de 2013
    filme chato tediante, spoiler:
    monótono detestei
    Marvyn D.
    Marvyn D.

Enviada em 4 de junho de 2013
    Não gostei do filme, estava ansioso para assistir um filme inteligente e o filme foi me prendendo até o final e posso dizer que o filme não conseguiu ser inteligente, foi uma total perda de tempo.
    Fabio d.
    Fabio d.

Enviada em 21 de novembro de 2012
    Filme chato, não desenrola. Ficamos aguardando algo interessante acontecer e nada. Um dos piores filmes q vi nos últimos anos.
    Brunno S.
    Brunno S.

Enviada em 29 de dezembro de 2012
    um filme que tem a narrativa com um homem que é o robert pattinson, o começo meio e fim do filme é simplesmente um homem sentado em sua limosine aonde ele passa varias experiencias do dia-a-dia como o sexo, um exame medico e entre outros... no resumo é um filme fraco com uma narrativa ruim aonde o que chama atenção pra ele sao somente e exclusivamente os atores consagrados porque se fosse para escolher pela qualidade nao seria escolhido numca, a unica qualidade que tem é por ser bem dirigido, e com otimas pra nao dizer perfeitas imagens gravadas...
    Eduardo P.
    Eduardo P.

Enviada em 12 de março de 2013
    Se você vai ver por causa de Robert Pattison, não perca seu tempo. Esse filme não tem nada à ver com os fãs que ele conquistou com os filmes de vampiro e mocinha. Aqui, Robert interpreta um personagem que resume a nova sociedade capitalista: isolada, apática, reclusa e sem motivação. O filme foca nos diálogos, não na ação, então para quem gosta de cinema-pipoca, vai se decepcionar. Afinal, os gritos, as mordidas de vampiros e as explosões típicas de holywood aqui se concentram no roteiro, baseado no premiado livro homônimo. Enfim, um filme interessante e inteligente, mas difícil e nada arasa-quarteirão. Ele tem como objetivo estabelecer metáforas para explicar sua visão de futuro.
    Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 9 de abril de 2013
    Não teria outro diretor pra transpôr às telas essa história além de Cronenberg. Perfeitamente roteirizado, e a direção, que a princípio causa um certo desconforto (com o uso do "fundo verde"), vai deixando os olhos cada vez mais acostumados, como numa viagem psicodélica.

E o que falar de Cosmópolis, a não ser que ele é uma grande viagem psicodélica? Personagens vem e vão, histórias se entrelaçam, um clima de caos a todo o tempo, tramas envolventes e muito diálogos pouco ou nada explicativos, fazem desse um dos filmes mais "difíceis" do diretor, que é conhecido por já fazer filmes difíceis. Mas se em outros filmes, a dificuldade está em digerir a história que está sendo contada, nesse aqui, o problema para o telespectador está mais na aurea que cobre a história com suas falas e citações completamente surreais, por ora até desconexas. Náo que falte "amarra" a Cosmópolis, mas a "liga" não se dá imediatamente, e sim, ao longo do filme, e a medida que a história se apresenta.
    Robert Pattinson, ao meu ver, começa ruim e vai entrando no personagem ao longo da projeção, mas continua inexpressivo. E principalmente, falta, e muito, expressão corporal a esse jovem, seus movimentos chegam a ser ridículos (como quando ele vai tentar bater nos "paparazzi" ou se prepara para adentrar no prédio da sequencia final). Não dá pra negar que esse personagem poderia ser interpretado por um ator melhor.

Com um protagonista fraco, quem brilha é o coadjuvante, sempre, e aqui não é diferente. O que é Paul Giamatti? Demora tanto pra entrar, mas quando entra... dá um show! Melhor interpretação do filme.
    Num geral, Cosmópolis não empolga, mas é um exemplar e tanto na carreira de seu diretor, que depois de tanto tempo fazendo filmes apenas "sóbrios", resolve doar-se a uma história completamente "fora-da-caixinha", fazendo alusão às obras que lhe deixaram famoso, mas ainda sim, com um tom bastante sóbrio. Parece que Cronenberg não abandonou suas esquisitices, mas que as evoluiu pra um patamar bastante superior. O que me deixa bastante bastante ansioso para seu próximo filme.

Não consigo deixar de citar minha decepção ao constatar que Juliette Binoche aparece por 5 minutos de filme. Fiquei triste, haha.
    Marcos A.
    Marcos A.

Enviada em 7 de setembro de 2012
    "Cosmópolis" de David Cronenberg, com Robert Pattinson, mais um filme de autor do Cronenberg, desta vez discutindo a forma como as pessoas ficam insensíveis, como são dominadas por números, e precisam de sensações cada vez mais fortes para sentir algo, como culpamos os outros por nossos erros, e como tentamos impor a nossa vontade e quando somos negados, a forma é pegar tudo do jeito que der. O filme discute a forma como estamos mais robóticos, fazendo as coisas por fazer, sem realmente sentir algo ou doar algo para alguém.
    Não por coincidência, na sessão em que estava várias pessoas deixaram o filme pela metade, até porque as garotinhas que foram assistir ao ator principal (que é o vampiro reluzente da saga "Crepúsculo") infelizmente não estão preparadas para assistir algo mais intenso e que necessita de reflexão. Mais um bom filme do Cronenberg, com uma cena final arrebatadora.