Distrito 9
    Você assistiu Distrito 9 ?

William
    William

O tema é interessante e original, poderia ser mais bem explorado e levado mais a sério, o exagero das cenas de mortes e destruição com sangue e pedaços de corpos pra todo lado bem como o descaso com as vidas dos aliens e do personagem principal lembram os filmes trash, apenas os efeitos ficaram legais.
    Definitivamente o filme poderia ser bem melhor.
    Filipe
    Filipe

Achei esse filme fantástico! excelente! apenas os primeiros 10 ou 15 minutos são um pouco mais parados e naum apresentam muita emoção, mais qndo o filme começa a engrenar, orra! toda a trama, a historia vai sendo revelada. o roteiro é excelente, simplesmente impecável, os efeitos sao ótimos, e as cenas de ação entaum são de tirar o fôlego! para quem estiver axando o filme ruim no começo, naum desista! espere a historia se desenrolar e vc vai descobrir tudo q estava por tras dakilo. mto bom. um dos melhores filmes de 2009!
    Marcos Josian
    Marcos Josian

Enviada em 14 de janeiro de 2013
    Com orçamento modesto, eles conseguiram fazer um filme com muita criatividade, Peter Jackson deu uma forcinha a o o diretor Neill Blomkamp, que realizou um dos filmes mais espetaculares do ano, uma ficção cientifica totalmente diferente.
       Os aliens do filme não são vistos como uma novidade espantosa, e sim como visitantes indesejados, mantidos por perto por um governo que deseja canibalizar sua tecnologia. O diretor Neill Blomkamp imaginou os alienígenas de D9 como insetos em uma colmeia, dispersos sem liderança e dispostos a fazer o que lhe mandam, apesar da superioridade fisíca e tecnológica.
    R. Junior
    R. Junior

do começo ao meio do filme eu tava ja desligando o dvd, depois o filme foi ficando legal e eu resolvi ver por completo, resumindo eu gostei.
    Felipe Nicéas
    Felipe Nicéas

Um filme maravilhoso e um dos melhores de 2009. Gostei bastante do roteiro, dos efeitos especiais, da forma simples como foi realizado (uma ótima sacada) e a boa atuação de Sharlto Copley (Wikus Van De Merwe). Diante de tantas mesmices que acabamos encontrando nos cinemas, Distrito 9 é um sopro de originalidade e deve receber alguns prêmios por isso.
    Julien
    Julien

FIlme brilhante. E é impressionante ler que foi o primeiro longa do diretor, Neill Blomkamp. Obviamente tem um produtor de peso atrás, o Peter Jackson, mas não tira o mérito do novato diretor, que acertou em cheio.

As cenas de ação são ótimas, bastante realistas para um filme de "fição cientifica".

O roteiro é fantástico, original, surpreende mais de uma vez. O final, que poderia ter sido mais feliz, mas que as "reportagens" e "entrevistas" que iniciam o filme deixam anteceipar, é duro em parte.

Os atores preenchem o papel perfeitamente: o Wikus, no papel do administrador, limitado, racista, cheio de preconceitos, com a vidinha bem organizada, a mulher loira arrumada que vê o mundo e a vida dele serem colocadas de cabeça para baixo em poucas horas; os soldados da MNU, em particular o batalhão de choque (que nas legendas aparece traduzido como "BOPE"... deve ser uma graça dos tradutores :-)), frios e revoltantes; o alto escalão da MNU, mais despreziveis ainda; os médicos da MNU... nojentos; os milicianos nigerianos, mais realistas impossivel; os colegas de trabalho do Wikus, cada um mais mediocre do que o outro...

E os aliens, feios, mas feios mesmo, combinam ao mesmo tempo fraqueza - quase que abandonados na nave espacial deles, morrendo de fome, perdidos no Distrito 9, prontos a vender a mãe e o pai para uma lata de comida de gato, doentes... - e força surpreendente - fazem os humanos voarem quando acertam porradas, dominam (como o Christopher Johnson) uma tecnologia anos-luz a frente da nossa...

É uma das dicotomias interessantes do filme: os aliens chegaram numa nave gigante, esplendida no por-do-sol sobre Joanesburgo, tem uma tecnologia extremamente moderna... porem são enfiados numa favela com ares de campo de concentração, como tantos prisioneiros de guerra derrotados, a merce das gangues nigerianas e da MNU, parecem incapazes de se defender, a pesar de terem armas de muito poder.

As armas... um dos temas importantes do filme, e o que corporações estão dispostas a fazer para controlar estas armas / tecnologias. A MNU é um horror, um pesadelo, o reflexo de todo que é abominavel nesse contexto: tortura os aliens e os seus proprios funcionarios, como o Wikus, se for necessario; faz experiencias geneticas neles... o que não deixa de lembrar as experiencias nazistas na 2a guerra mundial sobre o corpo humano, que queriam transformar o corpo em objeto, produto...

Obviamente, um dos aspectos mais interessantes do filme é o quanto ele expõe as fraquezas / erros de nossa sociedade:

- a segregação racial / o racismo: a escolha de Joanesburgo, capital da África do Sul, não foi de graça. O Distrito 9 modelado nos famosos "townships" de Joanesburgo. Os soldados brancos e racistos do BOPE da MNU. O arquetipo da mulher loira, dona de casa, do Wikus.
    Mas para aliviar um pouco o maniqueísmo branco / preto, tem as milicias nigerianos, que são... bom, não muito brancas! e que desenvolvem um papel nojento na trama, com direito a pintadas de magia negra, canibalismo, prostituição, trafego de armas e outras atividades simpaticas.

- a luta pelo poder e o dominio de armas cada vez mais potentes... todo o papel da MNU, que passa por cima de qualquer consideração ética para tentar chegar aos seus objetivos.

E o amor?

Será que o Wikus so consegue lutar e ficar em pé porque quer reconquistar a mulher dele? Ou é simplesmente o instinto de sobrevivência?
    Tem a relação pai-filho entre o Christopher Johnson e o filho dele (esqueci o nome agora), que tem alguns aspectos interessantes. Mas não foi falar mais sobre isso para não ter nenhum "spoiler".

Enfim... já escrevi bastante :-)

Em resumo: bela historia, ritmo excelente, boas cenas de ação, muitos temas mais "profundos" abordados no filme, dialogos bons... Grande filme!!!
    Bruno
    Bruno

Achei fraco. Até a metade o filme é entediante, do meio pro fim fica apenas chato. Várias pessoas saíram durante o filme. A mensagem do filme não é ruim, mas o filme sim.
    Ynara Boranga
    Ynara Boranga

Faço das palavras do Marcos as minhas! Concordo com tudo, inclusive na parte de ser um novo filme clássico/cult... Totalmente diferente dos outros filmes.
    Marcos Wainstein
    Marcos Wainstein

Distrito 9 é de tirar o fôlego. Partindo de uma premissa gênial o filme conta a história de uma nave alienigena que por acidente permanece na terra por 20 anos, e acaba formando uma indesejável população alien no nosso mundo. Se já não bastasse a idéia ser gênial o filme é carregado de questões sociais que assolam o mundo moderno, como: super população aliada a pobreza e a tirania dos governantes, os aliens (chamados de camarões por causa da sua semelhança com o crustáceo ) são estabelecidos numa grande favéla em Johannesburgo (África Do Sul) mas por causa de interesses governamentais e por seu modo nada normal de viver serão obrigados a deixar suas casas. Assim como nas favélas cariocas no Distrito 9 existe além da extrema pobreza, o crime organizado que ao invés de traficarem drogas traficam (pasmen) comida de gato, tem também a prosituição e o comercio ilegal de armas. Agora porque eu estou falando tudo isso? simples é só pra se ter uma idéia da genialidade do roteiro, que aliado a uma produção caprichadissima trazem um baita filme de ficção/ação e diga-se de passagem isso é algo raro no cinema atual.Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley) é o chefe do plano de desocupação e no dia em que teria que executar o plano acaba se contaminando com um fluido que o faz aos poucos se tornar um "camarão" e isso seria algo maravilhoso para a industria bélica mundial pois somente os aliens tem o poder de manejar suas poderosas armas.Depois disso aconselho a quem for assistir ao filme se segurar na cadeira porque a fita vira uma viagem alucinante de pura adrenalina, explosões,tiros, conversas emocionantes e nenhuma solução facil para a história..talvez eu esteja exagerando pela emoção de ter acabado de ver o filme, mas aposto que Distrito 9 já nesceu classico/cult..e vai ser lembrado daqui a uns 20 anos como Blade Runner ou Laranja Mecanica é lembrado hoje..filme lindão que mostra que ainda existem filmes de ação interessantes bem feitos e com cérebro
    Julio Zanella
    Julio Zanella

Gostei. O filme apresenta uma abordagem diferente da tão batida ficção alienígena: a visão dos extra-terrestres diante do choque cultural entre raças diferentes. Interessante, bem produzido e inteligente.