Distrito 9
    Você assistiu Distrito 9 ?

Pedro R.
    Pedro R.

Enviada em 29 de abril de 2013
    Diferente de uma maneira interessante.
    Gostei pelo fato de terem criado uma atmosfera na qual os ETs já estivessem inseridos na terra até socialmente. É uma abordagem diferente e arriscada que conseguiu ser bem concretizada. Outro ponto positivo é que o filme é bem dinâmico já que simula noticias na TV, documentários no meio do filme e depoimentos. É interessante notar que eles colocaram os seres humanos como os vilões. O que faz com que o filme tenha seu diferencial.

Eu recomendo. Espero que gostem!
    mahet
    mahet

Enviada em 11 de abril de 2013
    Distrito 9

Geralmente filmes sobre ETs caem na obviedade de nos retratar como os bonzinhos defendendo nosso planeta contra a tirania dos cruéis e impiedosos seres (sempre) mais desenvolvidos.
    Quando este mesmo gênero foge desse lugar comum, também geralmente, somos presenteados com bons filmes como por exemplo: O Dia em que a Terra Parou, ET, Contatos Imediatos dos Terceiro Grau, Enigma do Abismo, Esfera, dentre outros. Além de remarem contra a corrente, estes filmes primam por conduzirem a história com uma carga dramática acentuada (o que às vezes prejudica sua performance nas bilheterias, afinal não são todos os adolescentes que estão dispostos este tipo de filme) ou enveredarem por reflexões sociais e existenciais.

Eis que temos mais um exemplar que nos brinda com todas essas características incomuns. Distrito 9, cuja realização se deu graças ao aval de Peter Jackson ao novato diretor (em cinema) Neill Blomkamp, revela um olhar bem particular sobre os seres extraterrenos.

Para começar, eles já estão na Terra a 20 anos e para decepção estadunidense eles não aterrissaram sobre Nova Iorque e nem Washington, foram para Johanesburgo, África do Sul. Provavelmente desconectada da nave mãe, os ETs não conseguem voltar e ficam perdidos e sem comando, passam fome e são 'ajudados' pelos humanos. O que se iniciou como um programa de cooperação interplanetário acaba formar um gueto, uma favela cujo nome homônimo do título foi inspirado em um bairro da Cidade do Cabo. Sem qualquer estrutura, os seres são tratados como cidadãos de ultima categoria, com apenas dois direitos: o primeiro é não ter direito e o segundo é não abusar do primeiro (cortesia do meu amigo Helio da REDUC).

Em pouco tempo os camarões, como são chamados os ETs, se transformam em um problema para a população local e para os governantes. Subjugados, mesmo com superioridade física e tecnológica, os camarões convivem com a sujeira, a falta de comida, o tráfico e a opressão do Estado e ostilização da população humana. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Quando a situação se torna insustentável, cria-se um plano de realocação (expulsão) dessa população para uma área longe do centro urbano. Lembra da reforma urbana carioca de Pereira Passos? A lógica é afastar o problema da visão de todos ou pelo menos dos políticos e mais abastados.
    Até aqui não temos mais do que dez minutos de filme e a trama irá se desenrolar a partir desse plano de 'realocação' alimentada por uma tentativa de fuga e uma contaminação de um dos agentes por um fluido extraterrestre que irá mudar a visão dele (e a nossa) com relação a convivências entre as duas espécies.

O impacto que a inter-relação entre esses dois mundos, o individualismo, a (falta de) humanidade e a falta de escrúpulos da figura estatal incrementam a história que aliada a muita ação, tiros e mais tiros, dão ao filme um ritmo frenético.

Outro ponto interessante e a estética inicial do filme que conta com takes em forma de documentário e imagens de câmeras de seguranças que dão um 'que' de credibilidade à história á exemplo de 'Bruxa de Blair', 'Quarentena' e do novato 'Atividade paranormal'.

Um sopro de criatividade e coragem em uma indústria que se acomodou a realizar continuações das continuações e beber de fontes quase secas.

Muito interessante e imperdível são os sites que dão apoio a história, dá até pra se candidatar a vagas na MNU ou se registrar como um camarão. Ontem recebi mensagem do Christopher (só vendo o filme para entender).

Nota: 10
    Otávio
    Otávio

Não gostei muito do filme não achei muito forçado.
    Everton ML
    Everton ML

filme bom, recomendo, concordo com o comentário do BRAVO mais acima
    Eduardo Luis
    Eduardo Luis

A premissa é bem diferente da maioria dos filmes de ficção cientifica e ele é meio documentário com filme normal,os efeito especiais são ótimos,os aliens crustáceos são muito realista e a trama lida com varias coisa como preconceito,corporações que não dão valor a vida dos outros e esse filme demonstra que não é preciso rios de dinheiro para fazer um filme de sucesso.
    Kenny Smash
    Kenny Smash

Acabei de Ver e Achei fenomenal, muito bom mesmo, Como disserem,não precisa gastar muito pra fazer um bom filme, só é ter roteiro coisa que os filmes de Ficção não tem muito mais hoje em dia, só usam efeitos especiais e 3D e pronto, nada mais, dou nota 8,0 pro filme. Recomendo.
    Rafinha
    Rafinha

Foi um grande sucesso de bilheteria, isso prova que para fazer uma boa ficção cientifica não se precisa gastar milhões.
    O filme é engenhoso, tem um inicio estilo de documentario.
    Com um boa base de violência e bastante ação, Distrito 9 é diversão de primeira qualidade.
    not275
    not275

Antes de mais nada depois de ler e reler todos os comentários e notas do site, cheguei a conclusão que apesar do nome do site ser "Adorocinema", muito gente aqui não gosta de cinema.
    Alguns comentários infelizmente arranham a imagem desse filme que na minha opinião é nota 10. todos nós sabemos aqui do que o filme se trata, ou pelo menos a maioria dos que não sairam da sala antes do filme acabar.
    O que eu tenho para dizer para as pessoas que realmente gostam de cinema é que o filme é ótimo por 2 motivos: Realismo e ficção.
    O realismo com que o filme divulga o sentimento em geral do ser humano, o desprezo, a inveja, a ganância, a discriminação e a violência. Mas ao mesmo tempo com uma trama objetiva que não obedece padrões técnicos de calendário ou de linguagem mas que ainda assim não perde o foco em divulgar todos esses sentimentos acima citados, esse é uma ficção que só podemos dizer que é ficção por que fala de aliens e de naves espaciais, mas que poderia ser a nossa realidade e é, se nós alterarmos alguns detalhes. O povo vive em um distrito 9, vive preso em casa com medo da violência e com medo do desprezo das classes mais ricas que se consideram a nata da sociedade e ao mesmo tempo sofre como as criaturas no filme sofriam com o abandono dos governantes, essas criaturas não tinham governantes, e nós? temos?
    Filme excelente, obra-prima, e se gostam de cinema assistam os filmes independentemente do que digam em qualquer site de crítica, todos nós temos pontos de vista diferentes da mesma coisa.
    Rocine
    Rocine

Filme chato e cansativo, o que salva é a produção.
    hermesjr
    hermesjr

Acho que muita gente aqui no Brasil não entendeu esse filme. A narração em forma de documentario é fantástica, os efeitos são criativos e bem feitos, o roteiro mostrando o lado cru do ser humano sem ser piegas, a direção segura e inventiva. Enfim é
    um dos grandes filmes de ficção científica dos últimos
    tempos.