Sem Proteção
    Bom
    Sem Proteção

Ativismo x terrorismo

por Lucas Salgado

São poucos os diretores de não-documentários que se interessam tanto por temas políticos quanto Robert Redford. Seus três últimos filmes envolvem discussões deste tema através de abordagens variadas.

Após mostrar a visão do congresso e da academia diante da Guerra do Afeganistão em Leões e Cordeiros (2007) e retornar ao julgamento dos assassinos de Lincoln em Conspiração Americana (2010), o diretor agora lança Sem Proteção, em que lembra o ativismo radical que marcou os Estados Unidos nos anos 60/70, na época da Guerra do Vietnã.

Redford interpreta um pai dedicado que atua como advogado especializado em direitos civis. Mas aos poucos percebemos que ele está longe de ser um sujeito ordinário. É quando um jornalista sedento por um furo de reportagem (Shia LaBeouf) acaba descobrindo que o sujeito na verdade é um fugitivo da justiça, acusado de assassinar um segurança de banco numa série de protestos contra o governo há décadas.

O sujeito jura inocência, mas para comprovar isso terá que reencontrar os verdadeiros culpados pelo crime, que estão desaparecidos há muitos anos. Ele inicia, então, uma corrida em prol de sua liberdade, fugindo não só do FBI como do dedicado repórter.

LaBeouf mostra mais uma vez ser um boa ator, não ficando ofuscado mesmo tendo ao seu lado um nome tão grande quanto o de Redford. No elenco, estão ainda Susan SarandonStanley TucciJulie ChristieNick NolteChris CooperTerrence HowardRichard JenkinsBrendan Gleeson. Isso sem falar nas jovens (e belas) Anna KendrickBrit Marling

The Company you Keep (no original), como poder ver, tem um grande elenco, o que acaba sendo um problema em alguns momentos, na medida que o roteiro de Lem Dobbs é obrigado a "abrigar" tanta gente. Alguns personagens acabam ganhando espaço, sendo que em momento algum se revelam importantes para a narrativa.

Ainda assim, o longa consegue envolver o espectador, além de oferecer um tema antigo a partir de uma perspectiva contemporânea. Em aproximadamente duas horas, temas como ativismo, terrorismo, jornalismo e muitos outros "ismos" são discutidos, sem se preocupar um criar estereótipo.

Sem Proteção é baseado em livro de Neil Gordon e funciona tanto quanto filme investigativo quanto como filme de fuga. Redford prova mais uma vez que é, além de um competente cineasta, um ótimo ator, passando todo o desespero necessário ao seu personagem.