O Grande Gatsby
    Você assistiu O Grande Gatsby ?

Pedro.Guti
    Pedro.Guti

Enviada em 27 de janeiro de 2014
    Um dos melhores filmes dramas-romances já feitos!! Elenco de primeira e uma atuação incrível para Tobey Maguire.
    Maiara T.
    Maiara T.

Enviada em 18 de janeiro de 2014
    Clássico da literatura americana, O Grande Gatsby chega aos cinemas com elenco de estrelas como Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan e Tobey Maguire. Em sua quarta adaptação cinematográfica, a obra ganha toques modernos, dados pelo diretor Baz Luhrmann, conhecido por filmes como Moulin Rouge e Romeu + Julieta.

Escrito por F. Scott Fitzgerald, em O Grande Gatsby, Nick Carreway narra sua temporada na fictícia West Egg (localizada em Long Island, próximo a Nova York) durante a década de 1920. Assim que se muda para a região, Nick retoma contato com sua prima Daisy e se encontra como testemunha de seu ardiloso casamento com Tom Buchanan, quem por sua vez não se intimida em compartilhar com Nick seu affair com a esposa do mecânico local. Enquanto isso, nosso narrador é envolvido também pelos mistérios que carregam seu vizinho Jay Gatsby, quem dá festas enormes em sua mansão, porém nunca participa de nenhuma delas. Um homem sem rosto nem passado que intriga Nick imediatamente.

A primeira versão de O Grande Gatsby a chegar aos cinemas foi realizada em 1926 e a segunda em 1949, contudo é o filme de 1974 estrelado por Mia Farrow e Robert Redford e com roteiro de Francis Ford Coppola o mais conhecido entre eles. Neste, seguindo os modelos de sua época, a trama foi contada de forma tradicional. Exatamente o oposto da visão que Baz Luhrmann escolheu dar para a obra. O diretor optou por destacar elementos dados por Fitzgerald e ao mesmo tempo incrementar o longa com aspectos contemporâneos. Estilo que podemos ver claramente na direção de arte e na trilha sonora do filme, encabeçada pelo ritmo forte do jazz misturado com interpretações de cantores como Beyoncé, Lana Del Rey e .

Já a narrativa se mantém fiel ao imprimir o ponto de vista de Nick como testemunha da ostentação das pessoas ao seu redor e ao mesmo tempo em que repudia certos comportamentos, não deixa de ser parte dos costumes que Fitzgerald tanto critica em sua obra. Nos diversos momentos em voz-over ao longo da trama, ouvimos através de Nick algumas das frases mais icônicas presentes no livro, como, por exemplo, a descrição que ele faz sobre o sorriso de Gatsby assim que o conhece e a narrativa sobre a origem do personagem-título.

Quem já assistiu Moulin Rouge, sabe bem o que se esperar de um Baz Luhrmann que tem a oportunidade de colocar as mãos em uma obra tão festiva quanto dramática como O Grande Gatsby. Quem não assistiu, espere por uma produção que não tem medo de dar uma repaginada completa em uma obra literária clássica. Afinal, se já temos adaptações tradicionais à disposição, por que reproduzir o que já foi feito? Sem banalizar a história, Luhrmann traz de volta estes personagens intrigantes em uma trama que caracteriza uma época específica da sociedade americana, mas que continua tão relevante e verdadeira quanto quando escrita.
    ymara R.
    ymara R.

Enviada em 17 de janeiro de 2014
    Assisti muitas vezes e li outras tantas..e sempre espero um final diferente.. Gatsby tem este poder...esperança de finais melhores e felizes.. de passados serem resgatados ...enfim...
    Lorena S.
    Lorena S.

Enviada em 10 de janeiro de 2014
    Dirigido por Baz Luhrmann. Mais uma vez Leonardo DiCaprio se encaixa perfeitamente e maravilhosamente em um papel. O grande Gatsby, um misterioso que guarda um amor de anos e volta para lutar por ele. É completamente apaixonante, fascinante, exuberante, luxuoso, com seu jogo de cores e figurino. Não segue o final feliz, e nossos corações são partidos a quase todo momento, no bom sentido. Tudo colabora para um filme inigualável e imperdível. Obrigada!
    Erikson S.
    Erikson S.

Enviada em 28 de dezembro de 2013
    Pelo barulho que foi feito em torno de O Grande Gatsby, eu esperava um grande filme, um dos melhores do ano. Porém o que eu vi foi decepcionante, um filme em que o personagem principal dedica seu amor a alguém que só pensa em status e em estar na alta sociedade - futil.
    O que não entende-se também é o endeusamento em torno de Gatsby. Muito Fraco
    Gi C.
    Gi C.

Enviada em 22 de dezembro de 2013
    Aquele tipo de filme que te surpreende. A lição que ele passa é excelente, os atores também, o enredo então não se fala. Apesar de que achei um pouco lento, mas considerando a época... O único defeito foi o uso exagerado de efeitos, desnecessário.
    Marcio S.
    Marcio S.

Enviada em 8 de dezembro de 2013
    É indiscutível que o livro de F. S. Fitzgerald é ótimo. Fitzgerald tentou escrever roteiros para Hollywood, mas não obteve êxito. É engraçado que este seu livro de grande sucesso não tenha obtido nesta versão (não assisti outra) uma adaptação no mínimo acertada.
    Nick Carraway (Tobey Maguire) nos conta a história de Jay Gatsby (Leonardo Di Caprio), um homem que tem um passado misterioso e que acumula uma fortuna. Gatsby estabelece uma amizade com Carraway para conseguir o reencontro com seu antigo amor Daisy Buchanan (Cary Mulligan) que é prima de Carraway. Ela se encontra casada com um milionário mulherengo, porém não consegue esquecer seu amor por Gatsby.
    Baz Luhrmann faz a direção e adapta esta versão para o cinema. Ao realizar uma retrospectiva de sua carreira, não consigo estabelecer uma empatia com outros títulos como Austrália, Moulin Rouge (um pouco a exceção) e Romeu + Julieta. Neste filme parece que ele não consegue esquecer estes filmes e por isso temos cenário exageradamente coloridos, música contemporânea em um filme que se passa na década de 20, tragédias, mulheres sofredoras e personagens que morrem por amor. Se o livro remete a isso tudo bem e por ser uma adaptação passará por tudo isso citado, mas o problema é passar no estilo Luhrmann. Como ele resolveu contar a história. A momentos em que não sei mais se estou em uma NY da década de 20 ou numa festa do sec. XXI. Além desses cenários exagerados a fotografia que utiliza efeitos especiais nos passa claramente uma artificialidade.
    Na direção de atores também não consegue ser eficiente e o casal protagonista não consegue em nenhum momento parecer realmente apaixonados. Mulligan não consegue desenvolver seu personagem e tem certos momentos que parece mais deslumbrada com a riqueza de Gatsby do que realmente apaixonada. Não conseguimos em nenhum momento sentir algo como compaixão por ela. Di Caprio passa longe de suas boas atuações e não consegue que tenhamos qualquer empatia pelo seu personagem. Em nenhum momento o diretor consegue nos levar ao ponto de não gostar de Tom Buchanan (Joel Edgerton) e gostar de Gatsby. Isso em minha opinião se deve ao roteiro e a direção de atores, o que coube a Luhrmann e que não soube usar de forma correta. O embate entre Tom e Gatsby faz com que mais ainda não nos identifiquemos com nosso protagonista e isso para um filme em que teríamos que ter empatia com o personagem principal faz com que no mínimo não soframos nenhum impacto com qualquer coisa que aconteça com ele.
    Outro ponto fraco é a narração. Por exemplo, em uma cena o narrador nos diz que se sente feliz ao fazer o único elogio a Gatsby. Em seguida a câmera filma o rosto dele mostrando a felicidade. Ora se cinema é imagem, só o simples fato de filmá-lo após o elogio já nos demonstra o quanto ele está feliz e essa explicação se torna inútil.
    Ao final temos palavras que realmente nos fazem refletir, porém não nos impacta tanto, pois acabamos de assistir um filme fraco.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 27 de novembro de 2013
    Produzido como poucos, muito luxo e estilo. Achei a história bem bacana, mas que pega fogo no seu final. Destaque para boa direção de arte, fotografia e trilha sonora.
    Flora
    Flora

Enviada em 18 de janeiro de 2016
    Não terra como desctever melhor esse filme sem usar a palavra perfeição. Elenco , roteiro, trilha sonora, figurino e etc...tudo altamente impecável digno ee Oscar. Você se envolve na história. Amo e filme e adoro reve-lo.
    Leandro N.
    Leandro N.

Enviada em 26 de outubro de 2013
    Trata-se de um filme com um enredo muito interessante, bem dirigido e com uma atuação muito interessante do Leonardo de Caprio. O que deixou a desejar foi a queda do enredo tornando partes cansativas, nada que comprometa o enredo como todo. Eu particularmente não gostei muito da trilha sonora, mas vale destacar que o figurino é nota 10. Pra mim houve cenas muito falhas no enredo mas nada que comprome-se o todo, é um bom filme.