Estômago
    Você assistiu Estômago ?

Thalita Uba
    Thalita Uba

Enviada em 8 de abril de 2013
    Segundo a descrição do próprio diretor do filme, o curitibano Marcos Jorge, Estômago “pode ser definido como ‘uma fábula nada infantil sobre poder, sexo e culinária’”. É, acho que essa é mesmo a descrição perfeita.

O roteiro traz a história da ascensão e da queda de Raimundo Nonato, um nordestino que, como tantos, vem tentar a vida no sul do Brasil e se descobre, no fim das contas, um exímio cozinheiro. Sua vida muda e ele se depara um mundo novo, repleto de aromas, sabores e amores que ele nunca experimentou. Como todo bom ser humano, Nonato acaba se deixando consumir pelos sentimentos e comete um crime que o leva à prisão, onde ele usa seus dotes culinários para adquirir o poder que almeja.

Logo em sua estreia nacional, no Festival do Rio de 2007, Estômago já levou de cara quatro prêmios: melhor filme pelo público, melhor diretor, melhor ator e prêmio especial do júri. Em sua estreia europeia, mais sucesso: Lions Award no Festival Internacional de Rotterdam, na Holanda; e participação especial no Festival de Berlim de 2008, com direito a jantar inspirado nos pratos do filme. Logo depois disso, o filme ainda angariou o prêmio de melhor filme no Festival de Punta del Este, no Uruguai. A lista é longa.

A produção foi um completo sucesso de público e crítica, mas, por motivos bastante conhecidos dos brasileiros – as famosas “costas quentes” –, perdeu a nomeação para a indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro para um filme que não vou nem me dar o trabalho de mencionar. Uma pena, pois além de muito bem produzido, o filme traz um ótimo elenco, que abrilhanta a produção com sua excelente interpretação, e um roteiro muito bem amarrado, que faz deste um dos meus filmes brasileiros preferidos.

Uma fábula nada infantil sobre poder, sexo e culinária. É isso aí.
    Ronaldo M
    Ronaldo M

Enviada em 19 de janeiro de 2015
    As críticas positivas aqui postadas, especialmente dos cinéfilos Thalita Uba, Julio L. e Adriana Polyanna, já relatam por si próprias a excelência deste filme sensacional.

Elenco, roteiro, fotografia, música, direção, produção, conteúdo ... tudo nota 1.000.

Simplesmente imperdivel.
    Julio L.
    Julio L.

Enviada em 2 de janeiro de 2013
    Que sensibilidade!

Atuação incrível deste elenco que prende a atenção do inicio ao fim.

Uma obra prima
    Rodiney
    Rodiney

Enviada em 9 de junho de 2017
    Muito bom. Roteiro do "nordestino ingênuo que vem para a cidade grande ganhar a vida", mas que o diretor soube muito bem trabalhar uma trama bastante interessante e criando uma personagem forte, Nonato (João Miguel), que surpreende pela sua transformação ao longo do filme.
    Marcos Paulo ''MP''
    Marcos Paulo ''MP''

Um filme pouco comentado pela mídia em geral, Estômago é sem dúvida nenhuma uma obra-prima nacional, assisti sem nenhuma expectativa e desliguei a tv com um sorriso de cinéfilo que só se dá quando assiste Casablanca pela primeira vez kkkk.
    Roteiro estupendo, atuações maravilhosas, João Miguel é um puta ator, um dos melhores atualmente, a direção é segura e a fotografia ótima!
    O enredo prende e surpreende contanto a história de um nordestino que veio pra SP em busca de oportunidade, mostrando em paralelo duas partes da história, seu inicio em sp, vivendo de favores e aprendendo a cozinhar pra viver, e sua vida na cadeia, também cozinhando pra viver mas de uma forma diferente... Incrivel como a história se desenrola e vai dando detalhes do porque esse sujeito pacato vai morar num presídio. Um filme sobre amor, poder, vida e, culinária :D. PERFEITO!
    Walbert T.
    Walbert T.

Enviada em 24 de maio de 2020
    Filme que me foi uma grata surpresa. E olha que possuo certa reticência com filmes nacionas. Mas estae, chamou minha atenção. Atuações fantásticas, o que faz a nota do filme subir!
    Nelson Jr
    Nelson Jr

Enviada em 5 de novembro de 2022
    Um dos melhores filmes do cinema nacional deste século., a saga de Nonato é uma demonstração da aventura de muitos nordestinos em busca de vida melhor no sul, o roteiro é bem gostoso, leve e ao mesmo tempo com críticas sociais, e também de auxilio, e de talento. Elenco de muita qualidade! Um filme que prende , que te faz rir., que fala sobre poder, sexo e culinária! e que , nos conta a história, à la Nonato, do surgimento do queijo Gorgonzola! kk
    Sérgio d.
    Sérgio d.

Enviada em 13 de julho de 2021
    Gostei muito do filme, sou chef de cozinha e tive muita empatia pelo personagem, e até pelo dono do restaurante italiano, a sequência é muito bem feita, os atores são bons, só não dou 5 estrelas porque algumas cenas são meio forçadas, os atores parecem recitar um texto, principalmente nas cenas da cela e das prostitutas na rua...

Enviada em 24 de maio de 2022
    Bom filme nacional, consegue entregar exatamente o que promete, num roteiro bem inscrito e boa atuação do protagonista. Vale a pena conferir.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 15 de julho de 2021
    Filme muito bem dirigido, com fotografia impecável e atores excelentes resultam numa grande trama que vai e volta para contar a história de Raimundo Nonato, vindo do nordeste para São Paulo e acaba se envolvendo no mundo da gastronomia e prostituição da cidade grande. A trama vai cerceando sua chegada em SP e sua vida na prisão com a história fechando de forma espetacular no fim. SUPER RECOMENDO. João Miguel e Fabíula Nascimento impagáveis em seus papéis, para variar, atores de primeira linha do cinema nacional.