Salt
    Muito bom
    Salt

AÇÃO CARREGADA DE TEMPERO

por Roberto Cunha

O espectador que é fã de carteirinha e curtiu demais a perfomance de Angelina Jolie como heroína em filmes como Tomb Raider ou O Procurado, pode se preparar porque a diversão está garantida com esta novidade que chega nos cinemas. Salt, de certa forma, repete a fórmula de colocar a franzina estrela como alguém capaz de superar todo mundo na troca de sopapos e ainda se segurar em lugares com mãos que fariam qualquer gato ou alpinista roerem as unhas de inveja.

Na história, ela é uma agente da CIA que foi acusada de ser uma espiã preparada para matar o presidente russo em visita a Nova York. Com a vida do personagem virada do avesso, lá vai ela planejando tudo rapidamente e, claro, dando certo. Desde roupas roubadas em cima da hora que servem direitinho ou pintura de cabelo que seca na hora. Com um ténue aroma de história de amor ao fundo, ficou bacana vê-la toda de preto como uma legítima viúva negra, liquidando os inimigos. Assim, o que se vê na tela é uma sucessão de fugas e perseguições absurdas num roteiro (até) criativo, cheio de reviravoltas, que salpica um fantasma da Guerra Fria ao mexer com as duas potências novamente e ainda adiciona conteúdo islâmico.

A direção de Phillip Noyce, de clássicos de espionagem como Jogos Patrióticos e Perigo Real e Imediato, é competente e o elenco coadjuvante fez o dever de casa direitinho. Portanto, se estes ingredientes fazem parte do seu cardápio principal ao entrar na sala escura, Salt tempera tudo com uma trilha sonora típica, uma edição ágil e ainda pitadas de “to be continued”. É um prato cheio para quem gosta de exageros.