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    A Caixa
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    Neurocorpus
    Neurocorpus

    12 seguidores 3 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 2 de julho de 2014
    Richard Kelly realiza um filme mais complexo que Donnie Darko. Uma premissa visceral e estarrecedora que incorpora a filosofia de Jean-Paul Sartre, o gnosticismo maçônico, o esoterismo e os dilemas éticos e morais. O diretor explora os limites da subjetividade.Há uma cena que exibe abertamente a carteira de cigarros Marlboro e reza a lenda que existem 5 símbolos maçônicos ocultos na mesma. Arlington Steward foi atingido por um raio 5 vezes mais quente que o solar e a estrela de 5 pontas ou o pentagrama esotérico é importante no ocultismo. O filme Agentes do Destino (The Adjustment Bureau) versa sobre partes do mesmo tema (governo oculto). É baseado no conto Adjustment Team de Philip K. Dick cujo autor Richard Kelly demonstra ter influências e utilizado diversos conceitos para seus filmes. A história se passa em 1976, onde Arthur e sua esposa Norma acabam de adquirir uma casa nova. Eles são a típica família de classe média suburbana, retratada de forma medíocre. No início, há um informativo de que Arlington Steward foi ressuscitado e liberado da unidade de queimados. Numa manhã, Arlington chega num Lincoln preto, como um "homem de preto" e misteriosamente deixa uma caixa na porta da casa do casal. Arthur dirige-se para a NASA e dedica-se a construir um pé protético para Norma e seu pé mutilado. Norma descobre que a caixa contém um botão vermelho, enquanto isso, Arthur é rejeitado como astronauta, um objetivo pessoal de longa data e o financiamento para a casa nova e as prestações do carro. Norma ensina Inglês numa escola católica privada local e estuda o ensaio “Sem Saída” de Jean-Paul Sartre. Um aluno intrometido tenta constranger Norma, pedindo que mostre a classe o pé e revele porque manca. Norma aceita e mostra. Puxando o fio do novelo filosófico de Sartre, ou seja, à medida que amadurecemos, nos escondemos atrás de "máscaras" ao mesmo tempo que somos livres e os únicos responsáveis por nossos atos. O pé defeituoso de Norma é uma imperfeição a esconder, um lembrete de que a bela aparência mascara a fachada do pé mutilado. Se Norma aceitasse o defeito, ela realmente seria livre dos estigmas que as imperfeições produzem em nossa psique. Norma comenta em sala de aula a famosa citação, "o inferno são os outros", pois, os outros "conhecem nossos defeitos." Observa-se que o filho do casal não acredita em Papai Noel quando o assunto vem à tona na cozinha, pois Arthur sendo um cientista, transferiu inconscientemente isto ao menino (visão de Sartre). O cientificismo é outra máscara para Sartre ao afirmar que os cientistas se escondem atrás da máscara da racionalidade e quando surge um mistério inexplicável pela ciência, evitam uma conclusão temerária. Porém, Arthur e Norma estão prestes a descobrirem algo que nunca poderiam imaginar. Na manhã seguinte, há uma conferência de imprensa na NASA sobre o lançamento da próxima Sonda exploratória em Marte, curiosamente o porta-voz efetua declarações sobre a descoberta de "vida" e "antigas civilizações alienígenas." No entanto, A Caixa vai dar-nos uma pista velada de como os "alienígenas" realmente são. Durante a conferência, uma repórter pergunta por que a NASA está trabalhando com a NSA e fica sem resposta. Além disso, Norma perde o subsídio para os estudos do filho, percebendo que o nariz do diretor sangra quando a informa. Mais tarde, Arlington chega oferecendo um milhão de dólares se o casal apertar o dispositivo-botão que resultará na morte de alguém que não conhecem. Eles têm 24 horas para tomar uma decisão e, não aceitando a oferta, A Caixa será levada e reprogramada. Steward deixa uma nota de cem dólares com Norma (despertando a dúvida e a tentação na consciência humana). O casal se encontra num dilema ético e moral. Na próxima seqüência, vemos a imagem de uma câmera de vigilância da NASA direcionada aos trabalhadores e um homem estranho de terno olhando pra câmera. Esta figura é uma pista que só aparece no filme um par de vezes (olhando propositalmente do fundo). Ele é outro "homem de preto" que representa o “governo oculto”, o controle da NSA e da NASA. Não se sabe sua identidade, além de que é o "patrão" de Steward e um representante ou o próprio empregador. Norma decide apertar o botão, depois de tentar persuadir Arthur ainda duvidoso sobre a forma de obtenção deste dinheiro. O casal vai assistir a peça “Sem Saída” do mesmo ensaio que Norma abordou em sala de aula. No ensaio de Sartre, três pessoas descobrem que foram escoltados ao inferno por um condutor-demônio, assim como, no filme ocorre algo parecido com o casal e o filho, onde o tormento acaba sendo um ao outro. Começamos a perceber que Arthur, Norma e o filho estão sendo escoltados até o seu “inferno pessoal”. Aprisionados em suas vidas de desejos escondidos e segredos não revelados (o filho do casal é sempre o último a “não” saber). No fim da peça novamente aparece o "homem de preto" passando ao fundo do palco e, a seguir, a câmera foca um homem idoso como se estivesse hipnotizado (agindo de forma robótica como o Papai Noel que "provoca" uma colisão entre o carro em que se encontra Arthur e um caminhão. Assim como, os "empregados" de Steward). Nota-se que ao longo do filme a televisão está sempre ligada na casa do casal, mostrando brevemente o que é relevante num nível esotérico. O casal vai a uma festa de Natal com os colegas de trabalho onde as coisas começam a ficar estranhas. Certas pessoas observam o casal com olhares de reprovação, ao mesmo tempo em que fazem a brincadeira de escolha aleatória dos presentes sob a árvore. Um garçom (que é o aluno intrometido de Norma) faz um sinal de paz (dois dedos formando um V) e Arthur pega uma caixa com uma foto borrada de Arlington como presente. Enquanto isso, a babá que está cuidando do filho do casal, percebe que os dois estão sendo observados por um estranho através da janela. Os dois vão até o porão após uma discussão de histórias em quadrinhos, e numa das capas das revistas de Arthur há um alienígena, um caixão flutuando no espaço e um crânio ultrapassando um portal (o pilar gnóstico-cabalístico e os símbolos ritualísticos de iniciação?). A babá olha uma gravura fixa na parede e pergunta do que se trata. O filho do casal afirma que é a "terceira lei" de Arthur C. Clarke e que seu pai o conhece. A frase é uma pista de um conhecimento esotérico, ou seja, “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia”. E Arthur irá vivenciar eventos que a ciência não explica. De volta a festa de Natal, o garçom e aluno de Norma provoca Arthur, rindo do episódio em que a humilhou devido ao pé defeituoso. Outro garçom avisa Norma que há um telefonema para ela, então esquece o que estava fazendo e seu nariz começa a sangrar. Arlington sabe que Arthur tentou rastreá-lo e adverte Norma de que eles fizeram um acordo que não pode ser quebrado. Arthur esmurra o aluno de Norma que ri e faz o sinal de paz. Os dois abandonam a festa e o cara que estaciona os veículos faz o sinal de paz, enquanto o casal dá a partida no carro. No gelo do pára-brisa do carro está escrito "Sem Saída" (o ensaio de Sartre novamente). Arthur descobre por intermédio do pai de Norma e policial que o carro de Arlington está registrado em nome da NSA. Arthur percebe que sua família está sendo constantemente vigiada. A seguir, uma cena bizarra aparece na televisão da família, ou seja, as Torres Gêmeas estão fora do lugar onde foram construídas. Não estão no terreno em Lower Manhattan e congelando a imagem se percebe pelos prédios vizinhos e pela bacia oceânica. (O que faz um galeão espanhol dos séculos passados cruzando na frente das torres?). Duas torres e dois pilares "em queda" são relevantes para a cabala e para a maçonaria (as duas portas Jaquim e Boaz). Lembrando que em 9/11 três torres caíram, e não apenas duas. No ocultismo, o pilar do meio significa equilíbrio entre os dois pilares laterais de misericórdia e gravidade, bem como, o "pilar de iniciação e integração." É o equilíbrio entre o yin e o yang, o macho e a fêmea e etc.. . O filho pode ser o pilar do meio, neste caso, o equilíbrio entre Arthur e Norma. O pilar do meio se refere ao cubo de seis lados do espaço (com todas direções), o cubo perfeito. E um cubo perfeito é uma caixa. A destruição das torres gêmeas, intrinsecamente, sugerem uma nova ordem das idades e, grande parte das teorias de iniciação incluem a morte da essência espiritual anterior (velha) e a ressurreição da próxima (nova). Eis o que se aproxima de Arthur. Voltando ao enredo, Arthur leva a babá para casa e ela percebe que há sangue nas mãos do mesmo (sangue em suas mãos como idéia de culpa?). A babá diz para Arthur olhar para a "luz" como solução para os problemas que ele enfrenta e que a “luz” o cegará. Então o nariz da babá começa a sangrar e há uma constante alusão à sangue no filme, e sangue é vermelho. Por sua vez, Arthur está trabalhando numa missão a Marte, o “Planeta Vermelho” e, também considerado o "deus da guerra" e o capeta para quem aprecia sua companhia. Outra pista lançada no enredo. Arthur descobre que a babá usa um falso nome ao pegar sua carteira de identidade (ela deixa cair). Na cena seguinte, é revelado que Arlington está construindo uma espécie de portal nas instalações da NASA e que esta é obrigada a colaborar com a NSA. Uma notícia televisiva informa que "a águia pousou" e a missão a Marte vai revelar definitivamente que há "vida em outros planetas." (seria um meio de desviar a atenção para o que se passa na Terra?) Então, a NSA está vinculada com a NASA e os “empregados” de Arlington sofrem uma lavagem cerebral para serem usados como “cobaias” em seu portal tecnológico "de luz." Neste momento é revelado como Arlington morreu, ou seja, atingido por um raio 5 vezes superior a temperatura solar. Quando “ressuscitou” era uma "entidade" diferente com fins de servir a um "empregador". Superficialmente, o enredo dá a entender que sua consciência foi dominada por uma inteligência alienígena (os empregadores de Arlington). Porém, o raio é “luz”, a "luz" de iniciação do gnosticismo maçônico que afasta a premissa de dominação extraterrena. Na seqüência, Arthur (por meio de uma fotografia de Arlington contendo o endereço da biblioteca) e Norma (por meio do aviso da jornalista que não teve sua pergunta respondida na conferência da NASA) são levados até a biblioteca pública. A biblioteca é uma casa de conhecimento (gnose significa conhecimento) e é lá que Arthur tem seu ritual de iniciação maçônico particular. Arthur é levado numa procissão litúrgica pelos “santos da biblioteca” (na verdade uma igreja ocultista) até uma porta em que aparece a esposa de Steward e lhe é concedido uma “bênção” litúrgica ocultista" (os braços da Sra. Steward estão, claramente posicionados como o sinal-bênção maçônico) Há uma grande pintura exposta acima da entrada da porta mostrando um santo cuja a forma é similar a posição de iniciação de um mago gnóstico. Arthur compreende agora que ciência e magia são indistinguíveis (a terceira lei de Arthur C. Clarke na gravura fixada no porão da casa deles). Ao adentrar a sala, a esposa de Arlington revela-se como Clymene (uma referência à deusa de Klymenos ou Hades?), sendo mostrado a ele três pilares de água. Ele deve escolher apenas um para obter descanso em "danação eterna". Arthur recorda que vários “empregados” fizeram o sinal de paz, levantando dois dedos. Então, ele escolhe o “pilar do meio” (do equilíbrio e da harmonia). Ele é levado para a “luz”, descrevendo mais tarde como o “céu” e ausência de angústias interiores. No mesmo momento, Norma está sendo iniciada em outra parte da “biblioteca”, numa forma ritualística diferente e, por Arlington Steward. Ela afirma que sentiu “amor” quando viu o Sr. Steward pela primeira vez e Arlington diz para ela pegar sua mão. Percebe-se uma sutil referência ao casamento esotérico e uma conjugação holística. Norma desperta em sua cama. Há um imenso cubo flutuando sobre sua cabeça. Arthur desperta no interior do cubo que se desfaz em torrentes de água e despenca na cama ao lado de Norma. Arthur passou pelo seu batismo, dentro de uma “caixa” aquática e renasceu. Lembrando que caveiras, caixões e morte são, simbolicamente, utilizados em cerimônias de iniciação religiosa. O filme mostra através de Arthur como Steward faz a experiência e a experiência é realizada de forma maciça pelo “governo oculto” que são os empregadores do mesmo. Porém, não se trata de um “governo oculto” local. Há uma referência estarrecedora sobre o domínio do “governo oculto”, no momento em que a câmera foca uma tela enorme e vários quadrados azuis se alternam e formam um mapa do globo terrestre. Trata-se dos primeiros mapas criados pelo Google com a disposição real de domínio do “governo oculto”. Dando seguimento, um subalterno de Stewart na NSA questiona porque está sendo realizada a experiência e Arlington responde que a experiência é para decidir se a humanidade permanecerá viva ou será exterminada. A experiência envolve dinheiro com notas do Federal Reserve e o dilema ético e moral de satisfazer seus desejos pessoais, condenando outro ser humano à morte ou manter o bem maior, o altruísmo humanitário. Arlington não faz o pagamento por meio de imóveis, ações ou barras de ouro. Utiliza-se do papel-moeda que é uma das formas de controle da população pelo “governo oculto”, ou seja, através do controle da emissão de moeda (e, por isso, livre de impostos como afirma). Voltando ao filme, O subalterno pergunta o que ocorrerá quando o teste da caixa terminar, respondendo Steward que passará à próxima experiência. O próximo passo é alinhar grupos de pessoas da população mundial secretamente e enviá-los ao portal que servirá para os testes subsequentes e realiza uma espécie de lavagem cerebral coletiva (uma segunda chance antes do extermínio?). Dando a entender que a proposta com A Caixa e o disposito-botão falharam, pois Steward afirma que a maioria apertou o botão e optou por satisfazer o desejo de ganância. A iniciação de Arthur não está terminada e, tanto ele quanto seu filho são capturados pelos homens de preto. O filho é batizado numa piscina pela esposa de Arlington e seus “empregados” enquanto Arthur deixa um hangar da NASA sob intensa luminosidade. Pelas imagens anteriores, verifica-se que o hangar é o mesmo em que Steward construiu o imenso portal de pretensa lavagem cerebral (a câmera mostra raios sob o hangar antes da saída de Arthur e seu encontro com agentes da NASA e NSA). Seus sentidos são alterados, pois ele estava fora do tempo e do espaço no éter da iniciação, e emergiu na Terra (agora Arthur fora atingido por raios como Steward). Porém, sua purgação não terminou, pois deve sacrificar Norma ou seu filho para manter o planejamento dos empregadores de Steward. Há uma simulação de escolha e de livre arbítrio para Arthur, pois foi Norma que apertou o botão. Mesmo que seu desejo seja condenar o filho à cegueira e à surdez, a depuração mental e espiritual foram pré-determinadas. E a última referência a Sartre é feita por Arthur, quando afirma que a Terra é o purgatório e que Stewart está ali para levá-los ao inferno (o enredo de "Sem Saída" ). Acaba matando Norma para que o filho volte a enxergar e a ouvir. Arthur não é preso pelos policiais e os homens de preto intentam tomar conta do mesmo, pois se trata de um iniciado que sacrificou seus desejos pessoais em benefício da coletividade. Seu filho permanece sob os cuidados do “governo oculto” e, simbolicamente, o valor de um milhão de dólares será empregado nas despesas do garoto até que atinja a maioridade. Daniel Brasil.
    Letícia P.
    Letícia P.

    4 seguidores 4 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 24 de julho de 2013
    O interessante sobre esse filme é que ele entra na questão moral, mas não se foca apenas nisso. Vc se preocuparia em ser o responsável pela morte de alguém que vc nunca viu na vida em troca de 1 milhão de dólares, considerando q vc esteja passando por problemas financeiros? Há uma abordagem subjetiva que vale a pena ser analisada. Trata-se do científico, o conhecido e explicável em contrapartida ao misterioso, intrigante e desconhecido.
    Tom B.
    Tom B.

    11 seguidores 23 críticas Seguir usuário

    1,5
    Enviada em 4 de maio de 2013
    Filme ridículo. Não serve nem como passatempo. É quase amador. Ao ler o enredo, sua curiosidade será aguçada e o seu maior erro será apertar o botão, o botão "play" para assistir a essa porcaria.
    Evelin D
    Evelin D

    15 seguidores 4 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 9 de fevereiro de 2012
    Adorei a colocação do Cristiano, feita no dia 20/05/2011. Assim como a de outros colegas cultos e com um grau de inteligência maior que a dos demais, que não conseguiram enxergar além do que se realmente vê e dos artefatos hollywoodianos. Brilhante filme!!! Pena que tudo que representa a sua excelência já foi dito, a quem falou mal, sinto muito, reveja talvez entenda.
    isabellaroga
    isabellaroga

    8 seguidores 24 críticas Seguir usuário

    0,5
    Enviada em 9 de fevereiro de 2012
    De todos os filmes ruins que tive o desprazer de assitir ultimamente, este COM CERTEZA é o pior!!!Concordo com o comentário acima...chamar "isto" de filme...é desrespeitar o público. Sem pé nem cabeça, sem coerêencia e....sem nada que se aproveite!Fujam e avisem os incautos!
    anônimo
    Um visitante
    0,5
    Enviada em 10 de maio de 2014
    Com toda minha sinceridade, achei esse filme horrível!
    Gostei do elenco, mas a história não teve nexo para mim!
    Isso é coisa de louco!
    E o pior foi que além do marido ter que matar a esposa, vai preso!
    Mas estão ricos como queriam!
    Será que vale a pena?
    Para mim não!
    Sou totalmente contra histórias assim!
    Abraços
    Regiane
    Ricardo R
    Ricardo R

    4 críticas Seguir usuário

    3,0
    Enviada em 19 de abril de 2019
    A mensagem é ótima.....o começo do filme sensacional.....prende muito a atenção.......o final achei um pouco confuso (até por isso vim aqui no site), todavia interessante......o fato de uma pessoa apertar um botão e matar , ou até salvar a vida de outra pessoa, é verdadeiro.....às vezes, o ato de negar um trocado para um pedinte, pode significar o botão sendo apertado, e esse pedinte acabar morrendo ou matando outra pessoa que não conhecemos......vivemos nessa imensa engrenagem chamada sociedade, onde ações egoístas, preconceituosas e mesquinhas de uma pessoa pode prejudicar diretamente outra...e, o próprio filme ressalta, tais atitudes acabam voltando ao emissor.....muito bom filme !!! Vale a pena assistir !!!
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

    12.305 seguidores 809 críticas Seguir usuário

    3,0
    Enviada em 24 de setembro de 2018
    Richard Kelly é conhecido por fazer filmes complexos e a caixa não é diferente.A caixa é um suspense estrelado por Cameron Diaz e James Marsden que narra a história de um casal de renda média norte americana que recebe uma misteriosa caixa com um botão e caso eles apertem ficarão milionários mas alguém que eles não conhecem morrerá.O filme tem uma premissa bem interessante que é até bem executada até a metade mas acaba se tornando confuso demais e até entediante.O diretor consegue colocar um bom clima de suspense e nos deixa apreensivos para descobrir o paradeiro dessa misteriosa caixa,mas começa a se tornar embaraçada a um ponto que o público não consegue entender qual a verdadeira motivação ou finalidade.As atuações são boas e a fotografia do filme também tem seu destaque.A caixa é um filme que não consegue ser regular em sua narrativa mas mesmo assim nos deixa curioso sobre o final que até faz sentido mas não é explicativo ao seu público e nos deixa com perguntas que não são respondidas.
    Kai E
    Kai E

    988 seguidores 262 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 12 de janeiro de 2015
    A caixa tem uma logica. É muito inteligente e com um roteiro Bom. Claro que recomendo. Filme muito bom com um uma ótima base. (Muito Bom, recomendo). [spoiler] O filme é bem pensado, porque, O cara diz ``Quando vocês, apertarem o botão vermelho da caixa, uma pessoa vai morrer´´, e é isso que sempre acontece com todos, quando uma pessoa aperta o botão alguém no mundo inteiro morre, é uma grande conspiração e que sempre acontece. Tipo no final, um casal aperta o botão e quem morre é a protagonista Cameron Diaz, o marido teve que mata - la e é isso que acontece com o casal anterior, as mulheres vão morrendo, para salvar os filhos e quem tem que mata - las, são os próprios maridos e isso que faz o filme ser ótimo.
    Marcelo S
    Marcelo S

    157 seguidores 138 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 5 de janeiro de 2014
    Assisti 4 vezes, estou entendo mais...mas continuo sem entender.
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