Críticas AdoroCinema do filme O Gato do Rabino
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema O Gato do Rabino

3,0

Todas as crenças
De Bruno Carmelo

Como o próprio gato diz na introdução, ele nunca ganhou um nome. Sempre foi "o gato do Rabino". Este dado mostra a grande importância que terá neste filme não apenas o seu dono, mas a questão do respeito à autoridade religiosa. Situando sua história em uma Argélia predominantemente muçulmana, mas em uma cidade judia, e com a influência católica francesa, a produção lança desde o início o seu discurso sobre a pluralidade das crenças.


Picture - Movie: 129365O cartaz brasileiro indica que se trata de uma fábula de tolerância, o que pode dar a (má) impressão de que este seria um filme moralista, politicamente correto. Felizmente, exceto uma ou duas cenas mais explicativas, a história evita o tom conciliador e prefere o humor irônico, representado pelo protagonista, o gato.


Com a voz original de François Morel, este personagem é o maior trunfo do filme: apesar dos traços esquemáticos do seu desenho, pouco propícios à expressão de emoções complexas, o ator consegue conferir uma malícia e um cinismo divertidíssimos, que combinam muito bem com o texto sarcástico. Mais do que isso, este gato do rabino é um cético, questionador, ou seja, uma figura perfeita do "outro", da diferença com a qual a comunidade judaica deve lidar.


Picture - Movie: 129365Se a história não é moralista, ela também não evita certa inconsistência, pelo fato de sempre termos novos personagens introduzidos na história, em uma aventura pela África que parece não ter um destino muito certo. O final abrupto confirma esta impressão de que o interesse do filme era apenas de seguir os personagens, tratá-los em pequenos episódios, como se as histórias em quadrinho originais tivessem sido coladas uma após a outra. A trama não evolui, os personagens também não, mas apesar da heterogeneidade, eles conseguem espelhar a multiplicidade de pontos de vista e de crenças.


Por fim, fica a impressão de uma animação divertida, inteligente, que funciona melhor como discurso do que como história. O destaque vai para as eventuais cenas de delírio ou pesadelo do gato, quando o diretor consegue enfim se livrar das amarras da verossimilhança e explorar o traço simples do seu desenho para criar um mundo fantástico e bastante criativo.

Dê sua opinião sobre esse filme
Quer ver mais críticas?

Comentários

Nossas últimas críticas
Planeta dos Macacos: O Confronto
  4,0

Apenas uma Chance
  3,0

Sem Evidências
  2,5

Todas as últimas críticas
Melhores filmes em cartaz
Como Treinar o seu Dragão 2
  4,8

De Dean DeBlois
Com Jay Baruchel, Cate Blanchett
Animação
Trailer

A Culpa é das Estrelas
  4,8

De Josh Boone
Com Shailene Woodley, Ansel Elgort
Romance
Trailer

Malévola
  4,6

De Robert Stromberg
Com Angelina Jolie, Elle Fanning
Fantasia
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Cinquenta Tons de Cinza
1. Cinquenta Tons de Cinza

De Sam Taylor-Johnson

Com Jamie Dornan, Dakota Johnson

Filme - Erótico

Trailer

2. Sex Tape: Perdido na Nuvem
3. Os Mercenários 3
4. As Tartarugas Ninja
5. Guardiões da Galáxia
6. Velozes & Furiosos 7
7. Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário
8. Os Vingadores 2: A Era de Ultron
9. Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
10. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos

 Mais filmes