O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
    • Folha de São Paulo
    • New York Times

Cinema10

por Lucas Fratini

"O Hobbit – Uma jornada inesperada" é, pois, mais do que um filme, uma nova experiência por um dos mundos mais incríveis que só uma imaginação genial poderia criar.

A crítica completa está disponível no site Cinema10

Jornal do Brasil

por Bernardo Schlegel

As sequências, muito bem filmadas, presenteiam os olhos com planos espetaculares. Auxiliada, ainda, por uma edição precisa, Jackson consegue devolver ao filme boa parte da dinâmica que o roteiro rouba.

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

Omelete

por Érico Borgo

Tecnicamente, não há do que reclamar. Jackson basicamente desenvolveu versões 2.0 de todos os efeitos especiais que inventou para a primeira trilogia. [...] Igualmente incríveis são os cenários fantásticos ...

A crítica completa está disponível no site Omelete

Cineplayers

por Alexandre Koball

"Uma Jornada Inesperada" é uma homenagem a Tolkien e um presente a seus fãs, que lhe trouxeram fama como cineasta de primeira linha no início da década passada por causa do sucesso retumbante daquela trilogia.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Gazeta do Povo

por Luciane Cordeiro

Assim como nos filmes da trilogia "O Senhor dos Anéis", o longa esbanja qualidade técnica e impressiona pelos cuidados com maquiagem e efeitos de computação.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

O Globo

por Consuelo Lins

Apesar de termos, em muitos momentos, a nítida sensação de que o tempo foi, sim, estirado mais do que deveria, ficamos de todo modo presos à narrativa do filme ...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Tim Grierson

Jackson não perdeu nem um pouco de sua capacidade a oferecer um entretenimento de qualidade, mesmo se uma sensação de déjà vu paira sobre o conjunto.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cineweb

por Neusa Barbosa

A boa surpresa é que Martin Freeman mostrou-se o ator adequado a esta travessia, defendendo o papel com sutil carisma e humor. [...] No mais, os efeitos especiais dão conta do recado ...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

Peter Jackson nos entrega uma produção narrativamente confusa e desorganizada, que sobrevive apenas por conta do visual fantástico e dos seus carismáticos personagens ...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

"O Hobbit" ainda obriga o espectador a encarar uma extensa jornada movida por um antagonista que jamais vemos de fato e sobre o qual pouco sabemos ...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Pablo Bazarello

E é justamente assim que o novo "O Hobbit – Uma Jornada Inesperada" poderia ser definido, uma aventura mais infantil e inofensiva do vimos retratado na trilogia épica [de "O Senhor dos Anéis"].

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

A sensação [...] é que uma tesoura faria muito bem aos 169 minutos desta primeira parte. A narrativa alongada é a grande falha.

A crítica completa está disponível no site Preview

The Guardian

por Peter Bradshaw

O filme oferece muita diversão e energia, além de ser ousado. Mas depois de 170 minutos eu senti que eu já tinha visto mais do que suficiente de uma história boa.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Provavelmente nunca existiu uma adaptação literária tão fiel quanto "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada". [...] Em termos cinematográficos, no entanto, esta produção é meio arrastada, muito explicativa e sem momentos fortes.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Cécile Mury

Por um lado, os fãs queriam exatamente ver que nada tinha mudado: existe a mesma quantidade de batalhas épicas, cenários iluminados no limite do kitsch [...] Por outro lado, os olhos reclamam da falta de novidade, de invenção.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debrige

[O filme] apresenta mais do que tornou a trilogia "O Senhor dos Anéis" tão interessante - personagens coloridos em uma busca épica pelas belíssimas paisagens da Nova Zelândia, mas ele não oferece novidade suficiente para justificar a divisão em três filmes.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Se em "O Senhor dos Anéis" Jackson encarou o desafio de sintetizar o triplo calhamaço, a percepção que se tem diante de O Hobbit é, ao contrário, a de que o diretor estica a trama de um livro só em demasia.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

A Tarde

por Bruno Porciuncula

Peter Jackson, que escreveu o roteiro ao lado de Philippa Boyens e Guillermo del Toro, deveria pensar menos em cifras de bilheteria e mais em entregar um produto de qualidade ao espectador.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

CineClick

por Roberto Guerra

"Uma Jornada Inesperada" [...] é uma tremenda enrolação, cuja estrutura narrativa não fecha e na qual se vê nitidamente o propósito maior: engordar o caixa da indústria de sucessos de bilheteria do diretor neozelandês.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

"O Hobbit" tem alicerces firmes, ancestrais, mas a construção recente, frágil e infantiloide, se sustenta mais por efeitos especiais [...] do que por verdadeiro talento. Faltam uma boa história e uma dramaturgia ao menos aceitável.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Nós outros, servidos com simples olhos humanos, muitos já gastos ou defeituosos, teremos de enfrentar longuíssimas duas horas e 46 minutos para chegar à conclusão de que o resultado ficou aquém da imaginação.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por A. O. Scott

Sem querer ser pedante, "O Hobbit" é apenas um livro, e sua expansão em três filmes parece arbitrária e mercenária.

A crítica completa está disponível no site New York Times