João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como o Preto Velho.
Segui-los
965 seguidores
Ler as 293 críticas deles
2,0
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
O ator e agora diretor Paulo Betti há muito nutria o sonho de transpor para as telonas as lendas envolvendo o Nhô João, ou melhor, João Camargo (Lázaro Ramos) na sua cidade natal, Sorocaba. A biografia de João Camargo é iniciada na época em que a Princesa Isabel libertou os escravos. O então jovem João Camargo é levado por falta de opção a se alistar e participar de uma guerra ao lado dos republicanos. Nesse período conheceu as ...
Leia Mais
Adriano Côrtes Santos
Segui-los
344 seguidores
Ler as 277 críticas deles
5,0
Enviada em 18 de maio de 2019
Dirigido por Clóvis Bueno e Paulo Betti em 2005, Cafundó é uma crônica romanceada inspirada na vida real de João Camargo (Lázaro Ramos), homem simples e ingênuo. Preto velho milagreiro ele viveu no Brasil no final do século XIX e início do século XX, em Sorocaba, ponto principal do caminho das tropas que integrou as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Escravo liberto, João de Camargo sofreu o impacto do advento da modernidade e suas ...
Leia Mais
Julio C.
Segui-los
Ler as 4 críticas deles
4,5
Enviada em 11 de agosto de 2015
Belíssimo filme;trata muito bem como e quando se deu a abolição da escravatura, sensacional, Paulo Betti, sobe retratar a marginalização dos negros, a violência, racismo e o darwinismo social que imperava na época;com o projeto da elite branca de "branquear" o Brasil a qualquer custo.
Aborda também a religião de matriz africana sincletizada ao catolicismo e espiritismo kardecista.
Sem falar no elenco de primeira linha de atores e ...
Leia Mais
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade