Jack Reacher - O Último Tiro
    Bom
    Jack Reacher - O Último Tiro

Mira certeira

por Roberto Cunha

Não é de hoje que Hollywood anda mirando em livros. Na última década, por sinal, alguns estúdios faturaram alto com este tipo de investimento, apostando firme naqueles que são protagonizados por personagens jovens. Basta lembrar da Saga Crepúsculo, de Harry Potter ... e já existem mais lançamentos assim programados pela frente. Nesta segunda semana de 2013, os brasileiros encaram uma nova adaptação nas salas escuras, só que protagonizado por um veterano. Famoso por diversos heróis já vividos na tela grande, Tom Cruise interpreta o protagonista de quase 20 títulos escritos por Lee Child e disponíveis nas prateleiras mundiais.

Jack Reacher - O Último Tiro conta sobre um cara durão, condecorado em guerras, que não dá muita trela para as autoridades e durante uma investigação sobre um assassinato em série, acaba descobrindo um misterioso motivo para essas pessoas terem morrido. O único detalhe é que Reacher tem seus próprios métodos investigativos para desvendar essa conspiração e eles não são nem um pouco ortodoxos.

Embora alguns já tenham criticado o fato do biotipo do ator ser diferente do original, esquecem os detratores de plantão que o cara ajudou a viabilizar o projeto (é produtor) e que adaptar do papel para o audiovisual não é tarefa das mais fáceis. A história mostra inúmeros exemplos que deram errado e o sucesso, por sua vez, está muito mais ligado a maneira como a trama é apresentada para o público do que a semelhança do ator em relação ao personagem.

Agora, quem

não está nem aí para comentários sobre estatura ou idade do intérprete, e procura um filme de ação com reviravoltas na trama, não vai se arrepender e verá, logo de cara, uma cena inicial arrepiante. Escrita e dirigida por Christopher McQuarrie (fez fama e papou o Oscar de Melhor Roteiro por Os Suspeitos), e editada por Kevin Stitt (experiente no gênero), essa boa sequência se junta a outras que ao longo do longa farão a festa de quem curte um personagem duro na queda no melhor estilo "sou fod**". Quer coisa mais adequada que um baixinho marrento?

Assim, não espere conteúdo muito profundo, de fundir seus miolos, pois o recheio aqui é outro. E Cruise cruza os mais de 120 minutos (podia ser + enxuto) equilibrando doses satisfatórias de perseguição motorizada, pancadaria, tiroteios e diálogos bem humorados. Para completar a mira certeira no entretenimento, o elenco traz ainda rostos conhecidos (Richard "sempre bom" Jenkins, Rosamund "olhos arregalados" Pike e Robert "bonzão" Duvall) e entre as curiosidades, a presença do cineasta Werner Herzog (malvadão) e o ator Jai Courtney, eventual promessa para os próximos anos. Como já foi dito, existem outros títulos com Jack Reacher nas livrarias, mas se esse vai ser o primeiro e o último nos cinemas, vai depender única e exclusivamente da aprovação dos espectadores. Entre eles, você. Engatilhe seu ingresso e boa sessão.