Universidade Monstros
    Você assistiu Universidade Monstros ?

Vinicius R.
    Vinicius R.

Enviada em 7 de julho de 2013
    Eu achei o filme legal mas, acho que ha muitas coisas que podiam ser feitas que dariam um certo efeito no nte do primeiro filme esse é muito diferente e causa uma imagem diferente de todos os deveriam ter mais cenas divertidas porque não tirou muitas risadas.
    Laura C.
    Laura C.

Enviada em 7 de julho de 2013
    não vi este filme ainda mais pelo trailer dou nota 5/5 já assisti o primeiro e amei e acho que este também vou adorar!!!
    Tassiana
    Tassiana

Enviada em 6 de julho de 2013
    Mais uma vez Disney/Pixar faz um filme impecável! Há sim clichês e não vejo mal nenhum nisso considerando que os estúdios fazem uso deles de maneira inteligente, utilizando-se daquilo que têm de sobra: criatividade.
    Ao contrário do filme anterior, Universidade Monstros retrata o que há de mais particular em seus personagens Mike e Sullivan. O filme já conquista logo no início, utilizando-se de um golpe baixo: a fofura. Impossível ficar indiferente!
    O fato da Disney/Pixar fazer um caminho inverso no filme, contando a trajetória de seus personagens e como se conheceram, já é uma grande sacada. E vale dizer que é o seu primeiro prequel!
    Sabemos a história do filme e seu final, mas não temos a menor ideia de como tudo isso aconteceu, como os protagonistas se conheceram. E é justamente aqui que a Pixar encontra argumentos suficientes para conquistar definitivamente os fãs de Monstros S.A., e conquista!
    O filme contagia, envolve e emociona. Eu particularmente sou fã do estúdio, sei de suas deficiências mas reconheço quando se propõe a fazer a diferença, a exemplo de Toy Story 3, que eu amo. Adoro tudo que Universidade Monstros nos oferece e sou apaixonada por seus personagens. Li críticas muito fortes a respeito, extremistas eu diria, porém acredito que o mote do filme tem muito mais valor e ele de fato cumpre com aquilo que se propôs.
    Leandro A.
    Leandro A.

Enviada em 6 de julho de 2013
    Não é de hoje que estúdios exploram uma fonte de sucesso até que ela se esgote, transformando o que uma vez foi um aclamado sucesso de público e crítica em algo descartável. Universidade Monstros, o prelúdio de Monstros S.A. (2001) que chega mais de dez anos depois de seu predecessor, foge completamente desses padrões e prova que é possível cavar mais fundo e ainda encontrar ouro na mina.

A trama mostra as origens da dupla que, em sua fase adulta, é a campeã em sustos da companhia de energia da cidade de Monstrópolis. O pequeno Mike Wazowski (voz de Billy Crystal na versão em inglês) é um sonhador e esforçado monstrinho que quer ser um grande assustador. Para isso, ele deve cursar uma das melhores faculdades no quesito sustos: a Universidade Monstros.

Assim como todos os outros filmes da Pixar, Universidade Monstros não é feito só para divertir, mas aprofunda-se em questões sociais e morais. Quando o estudioso Mike topa com popular Jimmy Sullivan (voz de John Goodman na versão em inglês), filho de um grande assustador que já chega ao campus com uma certa reputação, fica claro que, para a amizade começar a tomar forma, algo precisa mudar.

Por ser um curso extremamente concorrido, é muito difícil ser bem sucedido no programa de sustos. A severa diretora Hardscrabble (voz de Helen Mirren na versão em inglês) exige de seus alunos uma mistura de talento nato e conhecimento técnico, algo que nem Mike nem Sullivan têm por completo. Resta recorrer aos Jogos de Susto, competição anual que premia a fraternidade mais assustadora da Universidade Monstros.

Dentre inúmeras fraternidades, nenhuma das quais aceitará os renegados, eles encontram a Oosma Kappa (OK). Formada somente por deslocados e esquisitos que também foram reprovados no Programa de Sustos, a OK precisa de apenas mais dois integrantes para participar dos jogos. Está formado, então, o grupo que tem de tudo para perder a competição.

O selo de qualidade Pixar

Estabelecida a narrativa de superação, é possível prever que o filme mostrará apenas vitórias para a adorável OK e seus membros. No entanto, enquanto Mike e Sullivan não se entendem e colaboram um com o outro, explorando suas habilidades e expondo suas fraquezas para que essas sejam repostas por algum colega, nada funciona. Está aí a primeira lição de Universidade Monstros, que institui a importância do trabalho em equipe.

Em um momento no qual o avanço tecnológico parece ser mais importante que roteiro e construção de personagens, é acalentador sabe que ainda há uma certa preocupação com o enrendo. A Pixar mantém seu selo de qualidade, dá foco e estabelece uma gratificante meta final, que acerta no desenvolvimento da trama e da narrativa. Abordando temas como bullying, superação de obstáculos e o valor dos estudos sem ser cafona, o estúdio faz de Universidade Monstros um filme convidativo a adultos e crianças de todas as idades, que conseguem se indentificar com os personagens e formar paralelos com suas próprias vidas.

O maior acerto de Universidade Monstros, no entanto, é provar que existem inúmeros finais felizes ao longo de uma vida. Um prelúdio a Monstros S.A. não era esperado. Após os últimos momentos do filme de 2001, que deixa pendente um reencontro entre Sulley e Boo, seria óbvio mostrar uma possível amizade entre o monstro azul e a criança. Mas a Pixar foi sábia ao manter íntimo aquele momento único, nos mostrando que voltar ao passado e apreciar mais a história da amizade entre a bola verde e o grandalhão azul expande de forma inteligente o universo que conhecemos dez anos atrás. muito bom mais não e melhor do que meu malvado favorito 2
    Matheus S.
    Matheus S.

Enviada em 5 de julho de 2013
    Um dos muitos diferenciais dos estúdios Disney/Pixar para tantos outros estúdios de animação é o fato deles não criarem incontáveis continuações para os seus filmes só porque eles fazem um sucesso estrondoso. Mas ainda assim houve exceções. Lá na década de 1990 eles criaram uma continuação para o inovador Toy Story que foi tão boa quanto o primeiro. Um bom tempo depois eles lançaram o terceiro filme da série, que conseguiu se elevar ainda mais em termos de qualidade, criando um dos maiores filmes de animação já feitos. Então chegou a vez de continuarem o bem sucedido Carros, e o resultado final não foi dos melhores. Mesmo que a qualidade técnica houvesse continuado, o filme não tinha aquele espírito “Disney” que todos os outros filmes tinham. Então a ideia de criar um prelúdio do memorável Monstros S.A. era questionável. Mas logo nos primeiros momentos do filme percebemos que o resultado não poderia ser melhor, já que toda a qualidade típica da Pixar está aqui, regada com uma boa dose de nostalgia.

Mas o roteiro em si não fica apenas nessas divertidas e bem boladas aventuras, ele vai muito mais além disso. O grande triunfo do roteiro é trabalhar muito bem a relação de amizade e companheirismo presente entre todos. Nada é superficial e meramente jogado na tela, suas expressões, seus atos, suas falas de impacto, tudo isso é muito bem estruturado criando uma história nem um pouco superficial, mas ainda assim há espaço para muita emoção.
    Já nos primeiros momentos do filme, onde é mostrado o adorável Mike enquanto criança, uma onda de nostalgia invade o coração daqueles que já tinham se divertido com Monstros S.A., uma sensação única. Então logo vêm as risadas, e quantas! Todas as cenas que nos fazem rir são criadas originalmente. Não há aquelas piadinhas clichês, mas sim trocadilhos criativos que utilizam muito bem das características de cada um dos monstros. A cena da primeira prova dos Jogos de Susto é de fazer qualquer um ter um ataque de risos. Mas o filme não fica só nas risadas, há também aquele clima tenso e emocionante que só a Disney sabe por em seus clímax.
    Como de praxe, a qualidade visual do filme é incrível. Cada detalhe é pensado e introduzido no filme cuidadosamente, desde características físicas dos personagens como os detalhes do cenário. Mas é a criatividade para criar os monstros é que impressiona. Cada um deles têm suas peculiaridades claramente reproduzidas nos filmes, e bota peculiaridades nisso!

Perfeito tanto para crianças como para os mais grandinhos, Universidade Monstros tem o seu maior mérito no fato de utilizar muito bem da história do filme anterior para fazer um prelúdio criativo e ainda assim bem feito. Não é preciso ter assistido Monstros S.A. para se deliciar com Universidade Monstros, mas se você já havia visto o anterior a sensação enquanto se assiste esse é ainda mais prazerosa.
    Juuh B.
    Juuh B.

Enviada em 4 de julho de 2013
    Achei a ideia bem trabalhada e uma ótima animação de humor !!! Pessoalmente amei!
    Thais G.
    Thais G.

Enviada em 3 de julho de 2013
    Excelente momento de descontração com a familia, principalmente para os pequenos. Quem viu o primeiro filme, ira adorar a continuação! =)
    Rodrigo M.
    Rodrigo M.

Enviada em 3 de julho de 2013
    Foi muito legal esse filme que mostra a historia da universidade do Mike, Sulley e Randell antes de ser asssustadores de Monstros S. A. Pena que não aparece Bu, Celia e Fungus, no final so aparece Abominavel Homen da Neve antes de ser banido pra mundo humano,e Watternosso no inicio so aparece Mike Wozaski desde criança
    Paulo H.
    Paulo H.

Enviada em 3 de julho de 2013
    Muito Bom... Esse filme é muito divertido e animado hg df hg gt tffvrfffvfvtvdhjvr gw du hg gfdfdvrvgbjnjjgbgbgbfbgbhjmngcdasfhnvvfyujvftukgfftujhvfs ts jjjfffgnh
    Lucas D.
    Lucas D.

Enviada em 3 de julho de 2013
    Pixar é Pixar, sem dúvidas é uma das melhores no ramo de animações. É um filme simplesmente gostoso de assistir, todos os personagens têm um carisma especial que só a Pixar sabe fazer. O enredo se desenvolve de forma bem envolvente e harmoniosa. Uma sacada de mestre da Pixar é que ela faz humor não apenas para as crianças no filme, porque ela sabe que criança não vai no cinema sozinha, então é bem comum encontrar alguns "marmanjos com barba na cara" gargalhando enquanto assistem. Só não é 5 porque faltou algo de espetacular, basicamente seguiu a ideia de todas as animações: Alegria com algo que começa, decepção em descobrir que esse algo não era o que pensava, algum conflito que faça a personagem ter que se dedicar, uma queda só pra temperar o filme e a volta por cima, mostrando que todos são capazes, seguida pelo desfecho do história.