A Rainha
    3,7
    Você assistiu A Rainha ?

Enviada em 31 de outubro de 2017
    Bom filme! Indicado a 6 óscar, Filme, direção entre outros e deu o óscar a Hellen Mirren como melhor atriz 2007. Direção boa para o indicado por esse filme Stephen Frears. A rainha é um pragmático, lento, mas interessante e seu escopo partidário, mostrando a morte de Lady Day e como a Rainha Elizbeth levou tudo aquilo, tivemos Michael Sheen como ministro, merecendo sim uma indicação como coadjuvante, foi correto e sublime em seus diálogos. Uma obra bacana para que gosta de biografias.
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

O cinema de Stephen Frears me chamou a atenção pela primeira vez em 1985 quando ele lançou "MINHA ADORÁVEL LAVANDERIA", no qual um britânico (que mais tarde viria a ganhar o Oscar de melhor ator, Daniel Day-Lewis, se apaixona por um paquistanês e o casal abre uma lavanderia. Chamava a atenção a forma como Stephen Frears via o preconceito dentro do conservadorismo característico dos ingleses. Ninguém melhor que ele para duas décadas mais tarde, com o auxílio do excelente roteiro de Peter Morgan, esmiuçar o período crítico da história inglesa que foi a morte de Lady Di, em 1997. A rainha Elizabeth II (Helen Mirren) não apreciava a ex-esposa do seu filho Charles. Como a própria rainha fala durante o filme num diálogo com o recém-eleito primeiro ministro, Tony Blair (Michael Sheen, em ótima atuação), que já teve 10 ministros que a representaram junto ao Parlamento, sendo um deles ninguém menos que sir Winston Churchill. Uma rainha que foi talhada para desempenhar esse papel não poderia aceitar que o seu filho se casasse com uma plebéia, é claro. A nossa mentalidade pequeno burguesa e liberalóide acha um absurdo que o príncipe Charles não pudesse casar com uma mulher do povo. Se nós estivessemos na pele da rainha Elizabeth II certamente pensaríamos de maneira diversa. O povão inglês derramou rios de lágrimas por Lady Di pelo fato de se projetar na nela. A rainha aparentemente nutre uma frieza em relação à morte de Lady Di porque ela que sempre trabalhou para o bem da Inglaterra foi preterida pelo seu povo. A bifurcação da situação política inglesa naquele momento era a seguinte: o povo inglês num luto de dar gosto, assim como vasta porção da opinião pública mundial de um lado; a família real se "escondendo" na sua residência de campo para fugir de todo alvorosso que a mídia estava fazendo, do outro lado. E não é que foi o ministro do Partido Trabalhista que colaborou para que a família real voltasse para Londres e participasse da cerimônia fúnebre de Lady Di. A rainha gostemos ou não de regimes monárquicos, só pode agir em favor da manutenção do status quo. E a estupenda atuação de Helen Mirren nos mostra em nuances o que vai dentro da alma daquela pessoa cheia de etiquetas, mas que chora quando sabe da morte de um cervo. Além de sua preocupação com os netos. Todos fazem elogios à atuação de Helen Mirren, uma rainha na real acepção da palavra, mas esquecem de mencionar a atuação de James Cromwell como seu esposo. Um filme que redime a rainha e seu primeiro ministro diante da opinião pública cinematográfica.
    ricardo
    ricardo

Dormi em certa parte do filme. Helen com uma atuação muito boa ( mas fácil para o seu talento e experiência, nada de espetacular). Achei o filme sem graça alguma, tudo muito formal, quadrado, reto. Nem figurino, nem fotografia, nem som, nem edição de imagens merecem comentários.
    Marcelo S
    Marcelo S

Enviada em 8 de abril de 2017
    A Rainha, filme dirigido por Stephen Frears, indicado ao Oscar de 2007 Melhor Filme e em mais 6 indicações.
    Quando eu era adolescente em 1997, com meus 13/14 anos, foi quando passei a assistir a MTV e entrar em contato com a cultura POP mundial, seja música, filmes, política, comportamento social e por aí vai. Eu tinha uma visão ainda bem simplista da sociedade britânica, mas nos telejornais sempre ouvia falar da Princesa Diana, do Príncipe Charles, do Príncipe William e a rainha Elizabeth.
    Foi num jogo de futebol na Globo, acredito eu da seleção brasileira, que ouvi Galvão Bueno dar uma notícia que acabara de chegar, a Princesa Diana havia sofrido um grave acidente automobilístico com seu namorado Dody Al Fayhed, fugindo de Paparazzis, tão famosos na época.
    Durante o resto daquele ano a repercussão da morte de Diana foi maciça nos canais de comunicação aqui no brasil, ou seja, sua reputação precedia seu local de origem e alcançou o mundo inteiro, vi muitas reportagens e programas especias sobre a vida e obra da Princesa do Povo, verdadeiramente uma mulher de espírito humilde.

Ver um filme que retrata esta história é muito gratificante, pra mim que viu apenas as notícias, mas não conhecia certos detalhes, me surpreendi muito com a história do filme.
    Frears é um ótimo diretor, soube focar nos personagens com seu jogo de câmera, e nos deu uma narrativa visual da família real sem deixar de dar protagonismo pra nenhum membro dela.
    Apesar do filme se chamar 'A Rainha', o filme não foca totalmente nela, temos muito destaque para o primeiro-ministro Tony Blair, e um destaque maior ás cenas de arquivo com passagens e entrevistas da Princesa Diana. O filme focou muito na família real como um todo e em Tony Blair, em seu primeiro desafio como primeiro-ministro inglês, tendo que lidar com A Rainha que ainda não dava créditos totais ao seu novo primeiro-ministro eleito pelo povo em feito inédito. Na minha opinião, somente neste ponto o filme se perdeu no foco.

Temos Helen Mirren como A Rainha Elizabeth II, Helen fez um dos seus melhores trabalhos no cinema, encarnou de uma maneira magistral A Rainha britânica, todos os trejeitos, os olhares, a forma de andar, de se portar, e os tratos com os empregados, a forma como lidava com seus subalternos, Helen nos presenteou com uma interpretação digna de Oscar, que foi o que aconteceu, levando a estatueta de Atriz naquele ano por este filme, muito mais do que merecido e com certeza imbatível.

Quem me surpreendeu muito foi Michale Sheen como Tony Blair, outro que incorporou muito bem o personagem, quem conhece o verdadeiro Tony Blair de ver nos telejornais, vai reconhecer que não há diferença entre Sheen e Blair.
    Sheen incorporou mesmo, a semelhança entre os dois é gritante, e Sheen praticamente foi um gêmeo de Tony Blair, com muita presença de cena e uma postura singular para passar a serenidade que Tony Blair sempre demonstrou. Merecidamente indicado á Ator Coadjuvante no Bafta.

Outro que se destacou foi Robin Allan como Robin Janvrin, assistente da Rainha Elizabeth II, teve uma interpretação precisa e coesa, como muita personalidade e profissionalismo. Temos James Cromwell no filme como Marido da Rainha, porém sua interpretação é mais simples, sem nada que o destaque.

A trilha sonora é de Alexandre Desplat, que concorreu no Oscar, é ótima, densa e principalmente intrigante, colocada certamente em cenas chaves, criando uma atmosfera de tensão nos momentos dramáticos do filme.

Vale destacar a Direção de Arte do filme (com envolvimento do ator Matthew Broderick) de dar inveja a muitas produções por aí, totalmente impecável. A Fotografia do filme também é ótima, como ótimos tons de luminosidade, e o destaque maior para o Figurino e Penteado do filme, soberbos, merecem nota 11 de tão perfeitos que estavam.

Para completar, o filme venceu o Bafta de Melhor Filme, e no Globo de Ouro levou o prêmio de Melhor Roteiro.
    Helen ainda foi premiada como Melhor Atriz tanto no Globo de ouro, como no Bafta.
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 14 de agosto de 2013
    Um filme simples com uma boa história e a grandiosa atuação de Helen Mirren !
    Adriana
    Adriana

O filme é bom, a atuação da atriz principal é primorosa e as locações são belíssimas. A história é envolvente, mas um pouco arrastada. Dou nota 8 ao filme.
    Francisco Russo
    Francisco Russo

Um olhar sobre a morte da princesa Diana e sua repercussão na família real e na população inglesa. Esta é a premissa inicial de "A Rainha", mas Stephen Frears consegue ir além disto. Além de relatar fatos verídicos, "A Rainha" mostra um pouco da realidade aristocrática da família real e também do peso do poder sob o governante, que em determinados momentos precisa passar por situações constrangedores simplesmente porque este é o seu papel e não há alternativa para evitá-las. Frears consegue tratar destes assuntos com bastante sensibilidade, através de pequenos gestos e diálogos cuidadosos, recheados de polidez mas ao mesmo tempo com recados bastante claros. E é também auxiliado por duas estupendas interpretações: Helen Mirren como a rainha Elizabeth II e Michael Sheen como Tony Blair. Helen Mirren tem uma atuação minimalista, que faz com que fique parecidíssima com a Elizabeth II que se conhece através de noticiários mundo afora. Já Michael Sheen faz de seu Tony Blair um personagem jovial, que deixa visível a animação com o início de seu governo e ao mesmo tempo possui uma profunda reverência pela rainha e pelo papel que ela representa para a Inglaterra. Os diálogos entre estes personagens são alguns dos melhores momentos do filme, já que representam mundos antagônicos: a rainha a Inglaterra tradicional, recheada de costumes e simbolismos, e Blair a Inglaterra atual, apaixonada por Diana e que anseia por algum contato de sua monarca. Destaque também para James Cromwell, que infelizmente tem poucas cenas. Muito bom filme, pelo modo como o tema é abordado e também pelo excelente elenco.
    luiz carlos
    luiz carlos

A maior decepção . Uma grande interpretação compõe um filme mas não segura um filme com um roteiro fraco e que parece ter sido feito para a televisão londrina. Se Helen Mirren não tivesse usado todo seu talento o Stephen Frears tinha naufragado totalmente. Ainda para piorar o elenco coadjuvante não segura o filme em momento algum. Música totalmente sem personalidade. Uma pena pois o assunto merecia filme melhor.
    Tássia Bastos
    Tássia Bastos

NOTA: 8 para o filme e 10 pela coragem e delicadeza com que abordou o tema.
    É uma excelente filme pra quem gosta de coisas singulares. Aquele que foi ao cinema esperando cavalaria e espadachins, se ferrou. É um filme para alguns.
    munique b
    munique b

Enviada em 10 de dezembro de 2022
    Olá, a série Papel de Rainha é muito... boa. O elenco está bem posicionado, cenário e enquadramento perfeito e trama excelente. O que me chama atenção neste dorama é posicionamento político na família. Como alguém pode colocar a família Depois da coroa 👑? A força de uma mãe que luta pela vida de seus filhos e netos nos mostra o que o amor é capaz e pode derrubar um reino. Portanto, assistam e se divirtam com a atuação da nossa maravilhosa protagonista. Um maravilhoso trabalho.👏👏👏👏🇰🇷🇰🇷🇰🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷💓