Carlos Henrique S.
Filmes
Séries
Programas
Voltar
O Encouraçado Potemkin
O Encouraçado Potemkin
5,0
Enviada em 11 de setembro de 2021
Incrível como é um filme onde tudo que havia sido trabalhado em "A Greve" é potencializado aqui, apesar de ser um filme onde apresenta uma visão bem mais otimista, Eisenstein se supera também na sua dramatização.

"Morto Por Um Prato de Sopa", talvez seja uma das frases mais marcantes do longa, uma mera contestação ao desrespeito com o trabalhador, gera um ato de crueldade que concebe a revolta do proletariado. É um enredo tão basico, mas que Eisenstein intensifica sua forma pela sua montagem poderosa.

O mais básico direito do trabalhador é negado pela burguesia, o ato de protestar e buscar seus direitos nesse filme é tão revigorante. Da retaliação do povo até sua catarse de libertação consolidada pela bandeira vermelha, Einsenstein trabalha a sua forma como ninguém, a montagem tonal e rítmica potencializa não apenas as revitalizantes cenas de Ascenção do povo, como também as tensas cenas de resposta imediata governamental.

Em seu primeiro filme, existia uma brutalidade contra o povo inocente em que aperfeiçoava a dramaticidade das cenas, mas aqui ele eleva isso a um outro patamar. A cena da escadaria é extremamente angustiante e brutal e é quase uma reconstrução do massacre de "A Greve", o ritmo frenético e a alternância de planos altamente expressivos desenvolve um drama poderoso.

Apesar de ser dramaticamente mais forte que "A Greve", "Encouraçado Potemkin" é mais otimista e um filme extremamente satisfatório pelo seu elemento catártico, o povo buscando sua voz frente as injustiças e alcançando sua liberdade tendo voz cativa é impagável.