Felipe G.
Filmes
Séries
Programas
Voltar
Whiplash - Em Busca da Perfeição
Whiplash - Em Busca da Perfeição
5,0
Enviada em 12 de janeiro de 2015
A busca pelo sucesso está presente no retrato da personalidade humana. E esse filme traduz bem essa ideia. Os sacrifícios necessários para atingir o topo. Os pesadelos que rondam o caminho de um sonho. Tudo é traduzido em uma narrativa natural e realista,reforçada por uma excelente e consistente direção. Damian Chazelle elabora uma trama decidida, passa uma mensagem interessante e, assim, cria um dos melhores filmes do ano.

O roteiro conta sobre o jovem baterista Andrew que quer se tornar um astro do jazz, um ritmo único que muitas vezes é esquecido nos tempos de hoje. Para isso, Andrew se matricula na melhor escola de música e é chamado para estudar na banda do professor Fletcher, um personagem rígido, firme, sério. Fletcher utiliza métodos questionáveis para ensinar os alunos; ele é violento, debochado e preconceituoso com seus alunos e só acaba as correções quando eles atingem o seu máximo. Isso rende momentos excelentes ao filme, que tem como trunfo a atuação espetacular de um J. K. Simmons totalmente imerso no personagem. Ele funciona bem tanto nas cenas em que o personagem está raivoso e impetuoso quanto nas que está mais calmo e sensível.

Milles Teller faz Andrew, e se mostra um ator versátil e dedicado. A qualidade de sua atuação aumenta de acordo com o andar do filme. Ele cria um personagem muito complexo, que se torna obsessivo em ser o melhor, preferindo prejudicar seu relacionamento amoroso a se dedicar menos ao jazz. Ele começa um rapaz calmo e sensível, e termina um homem mais ambicioso, orgulhoso e firme. O filme assume uma conexão bem pessoal com o espectador. As cenas musicais são claustrofóbicas e intensas, o diretor deixam o espectador no auge da tensão com cortes para os vários componentes da bateria. A trilha sonora é envolvente. Uma experiência audiovisual única e inesquecível.