A Fazenda 17 encerrou sua trajetória nesta quinta-feira (18), consagrando Dudu Camargo como o grande campeão da temporada, com impressionantes 75,88% dos votos do público, e Duda Wendling como vice-campeã, com 14,57%. Muita gente não sabe, porém, é que os dois vitoriosos do reality da Record têm algo em comum: eles já foram demitidos do SBT!
A trajetória de Dudu no canal de Silvio Santos começou na novela Revelação, exibida entre 2008 e 2009. Anos depois, em 2016, interpretou o personagem Homem do Saco no programa Fofocando e, no mesmo ano, surpreendeu ao ingressar no departamento de jornalismo da emissora, assumindo o comando do Primeiro Impacto com apenas 18 anos.
Na época, a escolha de colocar um apresentador tão jovem e sem experiência à frente de um telejornal gerou muitas críticas. Ainda assim, Dudu seguiu no posto até ser demitido em 2023. Dentro de A Fazenda, ele comentou sua própria versão sobre a saída do SBT, que, segundo afirmou, aconteceu sem maiores explicações por parte da direção da empresa.
"O Silvio Santos passou a ligar menos. Depois, em janeiro, a Daniela Beyruti passou a mandar de verdade. Achei até benéfico, que iria ajudar. De repente, em uma sexta, disseram: 'não precisa vir'. Estava de férias. Me tiraram do nada", contou o campeão de A Fazenda 17.
Reprodução/Record
Duda Wendling e sua demissão do SBT
Talvez você não lembre, até porque sua participação não foi completa, mas Duda Wendling começou a carreira atuando em uma novela infantil do SBT: Cúmplices de Um Resgate (2015), estrelada por Larissa Manoela. Ela interpretou a personagem Dóris por um tempo, mas logo foi substituída por Sophia Valverde após uma grande polêmica nos bastidores.
Como toda trama voltada ao público infantil, o elenco de Cúmplices de Um Resgate era majoritariamente formado por atores mirins, o que nem sempre evita conflitos. Ao contrário do que o público via na telinha, a intérprete de Dóris, segundo relatos da família, não se sentia acolhida nos bastidores. Duda Wendling teria enfrentado maus-tratos durante as gravações da novela, quando tinha apenas nove anos.
"Minha filha foi agredida verbalmente três vezes por duas mães de dois colegas de elenco", disse a mãe da atriz, Camila Wendling, em entrevista ao Notícias da TV na época.
"Ficou tudo pior depois que a Duda ficou doente. Estava vomitando e com febre. A levei ao médico e ela foi medicada e liberada. [...] Assim que voltou para os estúdios, duas mães começaram a gritar que ela estava 'contaminada'". relatou.
Reprodução/SBT/RecordTV
Isso fez com que a menina sequer quisesse ir à escola, pois duas colegas de elenco também estudavam lá. "Ela sente vergonha. Acha que a culpa é dela. Por mim, já teríamos voltado para o Rio, mas ela pode perder o ano e não queremos isso", afirmou Camila.
Para completar, as mães dos atores também teriam tido uma séria discussão com Camila na praça de alimentação da emissora. "Todo mundo viu. A partir daí, procurei a direção. Contei o que estava acontecendo e pedi ajuda. Disse que se continuasse assim, não poderia renovar o contrato por mais seis meses, pois não colocaria minha filha num ambiente desse."
Para surpresa tanto da mãe quanto da filha, reclamar sobre o ocorrido não resolveu a situação; pelo contrário, a atriz mirim acabou sendo demitida do meio da novela. "Eu retruquei e exigi providências do SBT, que não fez nada e ainda a demitiu."
Após a demissão, Duda foi substituída por Sophia Valverde na novela a partir do capítulo 111 e acabou entrando em depressão. Em entrevista ao canal Intervenção, em 2021, a própria atriz contou que a emissora arcou com os custos da terapia devido aos traumas causados tanto pela saída repentina quanto por tudo o que viveu nos bastidores. "O SBT pagou três anos de terapia para mim. Eles sabiam o que estava acontecendo lá dentro", afirmou.
"Rolam muitas coisas nos bastidores entre as mães do elenco da novela, é normal acontecer isso no SBT. Não estava um ambiente muito legal para continuar, independentemente do valor que recebia, isso não me comprava, não estava valendo a pena. Estava sofrendo muito."