No programa Trato Feito, o negócio da família Harrison vem encantando os espectadores mostrando os itens mais extravagantes a televisão há mais de 500 episódios. Do primeiro contrato dos Beatles à cadeira de Abraham Lincoln, passando pela primeira estatueta do Superman, as ofertas fazem Rick e companhia às vezes rejeitar devido à sua autenticidade.
No entanto, há um objeto estranho que eles aceitaram, e que se tornou o mais caro da história do programa do History Channel.
Desde 2009, a loja tem mostrado inúmeros itens diferentes aos espectadores. Um dos que mais chamaram a atenção foram os esboços originais de para Onde Vivem os Monstros, o livro infantil de Maurice Sendak que cativa gerações desde 1963. Este item apareceu em um episódio da 15ª temporada de Trato Feito e sua aquisição se tornou a mais cara da história do programa, de acordo com Looper e outras publicações.
History Channel
"Estamos falando de Onde Vivem os Monstros, o melhor livro já escrito", disse Rick, entusiasmado, ao ver os esboços. "Esses itens raramente, ou nunca, estão disponíveis para compra. No momento, estou bastante animado. Gostaria de vê-lo e, se o preço for bom, gostaria de comprá-lo", afirmou o líder da penhorista. E não é de se admirar. Este livro infantil tocou milhões de pessoas.
Naturalmente, Onde Vivem os Monstros foi um dos livros de infância favoritos de Rick. Aliás, o protagonista da série de sucesso se identificou com "o garotinho que foi mandado para a cama sem jantar porque sua mãe lhe disse que ele era louco", como ele mesmo vivenciou aos 5 anos. "Eu era fascinado por fotografia quando pequeno. O estilo de pintura de Maurice era diferente de qualquer outro livro infantil que eu já tinha lido", disse ele.
O vendedor, Nick, listou os desenhos como avaliados em 375 mil dólares na exposição. "Maurice nunca vendeu nenhuma obra original de Onde Vivem os Monstros, então encontrar algo do livro é incrivelmente raro", acrescentou. A quantia pareceu exorbitante para Rick, que propôs pagar 200 mil dólares pela coleção. Nick respondeu com 300 mil dólares, alegando que poderiam chegar a um acordo.
No entanto, Rick sugeriu 240 mil dólares, ao que o vendedor respondeu: "Isso não é um meio-termo". No final, o penhorista e Nick concordaram em fechar 250 mil dólares pela coleção. E foi assim que os esboços de Onde Vivem os Monstros se tornaram o item mais caro comprado pelo programa do History Channel.