
Por trás de alguns dos personagens infantis mais amados da TV, como Barney, Fofão e Melocoton, existe algo que preferimos ignorar para não perder a magia: pessoas! Sim, por debaixo das fantasias coloridas e dos movimentos graciosos, estão artistas talentosos de carne e osso que deram vida a esses ícones que marcaram a história da televisão.
Que tal mergulhar nos bastidores e descobrir quem são os heróis anônimos que conquistaram o coração de tantas gerações? Confira a seguir uma lista com 8 atores e as adoráveis criaturas que interpretaram com tanto brilho e dedicação!
1. Alf (Alf, o ETeimoso)

Gordon Shumway é um extraterrestre que acaba caindo na garagem dos Tanner. Batizado pelos novos amigos como Alf, a criatura do planeta Melmac logo conquista a simpatia de todos e passa a viver como um membro da família. No Brasil, o seriado Alf, o ETeimoso estreou na Globo em 1987, mas também foi exibido por outras emissoras, como Band e SBT.
Mas você sabe quem estava por trás do carismático ET? O ator húngaro Mihaly 'Michu' Meszaros, que faleceu em 2016, aos 76 anos, era o responsável por vestir a fantasia do personagem nas cenas em que o corpo inteiro aparecia. Ele tinha apenas 82 centímetros de altura devido à acondroplasia, uma doença genética.
Já a voz original era do roteirista da série, Paul Fusco, que também manipulava a marionete nas cenas em que Alf aparecia da metade para cima. No Brasil, a dublagem ficou a cargo do querido Orlando Drummond, que nos deixou em 2021.
2. Barney (Barney e Seus Amigos)

O dinossauro roxo mais amado do mundo, do seriado infantil Barney e Seus Amigos, chegou ao Brasil no final da década de 1990. Carinhoso e cheio de simpatia, ele contracenava com diversas crianças – incluindo Demi Lovato e Selena Gomez, quando as duas ainda eram bem pequenas! – em brincadeiras educativas e canções adoráveis.
David Joyner foi o primeiro ator a vestir a fantasia gigantesca, interpretando o personagem de 1991 a 2001. Depois, David Voss assumiu o papel, mas atuou por apenas alguns meses, já que precisou se juntar ao exército. Por fim, de 2002 a 2013, Carey Stinson deu vida ao Barney.
Curiosamente, Demi Lovato revelou que tinha uma "quedinha" pelo último intérprete! "Ele era muito atraente. Eu tinha uma quedinha, mesmo que tivesse pouca idade", confessou em uma entrevista a uma rádio norte-americana.
3. Melocoton (Bom Dia & Cia)

O carismático boneco Melocoton surgiu pela primeira vez em 1994, ainda como fantoche – dublado pelo humorista Edílson Oliveira – no programa Bom Dia & Cia, então apresentado por Eliana no SBT. Poucos anos depois, o personagem se tornou um boneco, chegando até a ganhar uma música em um dos CDs da loira!
Debaixo da fantasia, quem dava vida à magia era Hélio Eduardo Afonso, o Pitoco, que acompanhou Eliana por muitos anos na Record. Enquanto o artista realizava as movimentações e interações do amiguinho comilão e atrapalhado da criançada, a voz continuava sendo de Edílson, também conhecido por seu icônico personagem Chiquinho.
4. Cuca (Sítio do Picapau Amarelo)

A temida Cuca, a jacaroa que infernizava a vida dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, é considerada uma das bruxas mais famosas da televisão brasileira. Sua fantasia era gigantesca, com uma cabeça imponente, olhos expressivos, cabelos desgrenhados e uma longa capa, dando ainda mais imponência à vilã réptil que fez história na Globo.
Por trás de toda aquela extravagância, estava a atriz Jacira Santos, que viveu a personagem na segunda versão do Sítio (2001- 2006). Enquanto ela manipulava o boneco, era Mônica Rossi quem fazia as gargalhadas icônicas e proferia os planos maquiavélicos da antagonista! As duas ainda trabalharam juntas dando vida a outra lenda: a cachorra Priscila, da TV Colosso.
5. Marquês de Rabicó (Sítio do Picapau Amarelo)

Outro personagem do Sítio muito amado pelo público é o icônico Marquês de Rabicó! Nas versões de 2001 a 2006, a voz do porquinho comilão de bigodes era do dublador Mário Jorge Ferreira de Andrade, mas por trás da fantasia estava Aline Mendonça. Sim, uma mulher!
"Foi um desafio, porque na TV você tem que fazer os movimentos pequenos, não pode ser grande como no teatro. Então, imagina: você está dentro de um boneco de espuma, e eu não conseguia andar direito", relembrou a atriz em entrevista ao Mundo do Sítio em 2021.
6. Fofão (Balão Mágico)

Ele marcou a infância de milhares de brasileiros ao participar dos programas Balão Mágico e TV Fofão. O alienígena de bochechas caídas, semelhantes às de um cão São Bernardo, nariz enrugado de porco e cabelos e mãos peludas de urso fez tanto sucesso que ilustrou diversos produtos – como os bonecos que fizeram a alegria da criançada!
Por trás da icônica (e levemente assustadora, confessemos) fantasia estava o ator e humorista Orival Pessini, que faleceu em 2016, aos 72 anos. Depois de interpretar Fofão, ele seguiu atuando, e seu último papel foi na série Amores Roubados, em 2014, na Globo. Sabia dessa?
7. Dino (Família Dinossauros)

Dino, o protagonista de Família Dinossauros trabalhava derrubando árvores em uma empresa de demolição, provendo o sustento financeiro de seus parentes. Preguiçoso, chucro e machista, ele é o tipo perfeito para a crítica ao estilo de vida americana proposto pela série. Um dos principais bordões dos anos 90 é dele: "Querida, cheguei!".
Por trás da fantasia, Bill Barretta era corpo do memorável megalossauro, enquanto outros artistas operavam a cabeça por controles. Na série, os bonecos eram feitos de espuma de látex e fibra de vidro, e a parte superior continha dezenas de micromotores responsáveis por movimentar olhos, boca, sobrancelhas e testa. Uma verdadeira operação!
8. Garibaldo (Vila Sésamo)

Garibaldo, o pássaro gigante, bastante levado e desengonçado, que adorava aprender coisas novas, foi apresentado na versão brasileira de Vila Sésamo na década de 1970, uma coprodução da TV Globo e TV Cultura, baseada no programa norte-americano Sesame Street.
Uma curiosidade é que, ao contrário do original, que era amarelo, Garibaldo na versão brasileira era azul e interpretado pelo ator Laerte Morrone, que enfrentava o desafio de segurar com a mão a cabeça de quase 5 kg do personagem por dentro da fantasia! Em 2005, Laerte faleceu, vítima de complicações pulmonares decorrentes de uma cirurgia de vesícula.