Se você estava em frente à TV em 1995, provavelmente se lembra da abertura de História de Amor, uma clássica novela das 18h escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Regina Duarte. Para ilustrar o título da trama, a vinheta – embalada pela música de Ivan Lins – mostrava um casal apaixonado caminhando pela praia e por outros cenários do Rio de Janeiro.
Mas o que muita gente não sabe é que a mulher da abertura era ninguém menos que uma das maiores jornalistas da atualidade. Sim, estamos falando de Renata Vasconcellos, que divide a bancada do Jornal Nacional com William Bonner desde 2014, ou seja, há 10 anos!
Recentemente, ela relembrou esse marco de sua carreira no perfil oficial do JN no Instagram: "Tenho o privilégio e a honra de já há 10 anos aqui no Jornal Nacional desejar um 'boa noite' a todos os brasileiros, todos os dias".
Como ela foi parar na abertura de História de Amor?
Na década de 1990, Renata Vasconcellos, formada em Comunicação Social pela PUC Rio, fez estágio em uma agência de publicidade e também atuava como modelo - profissão que ela já admitiu ter sido um "bico": "Ser modelo nunca foi uma opção para mim, era apenas uma brincadeira. Mas demorei para descobrir o que queria estudar", contou à revista Marie Claire.
Naquela época, estrelou campanhas de grandes marcas como Chanel e Coca-Cola. Em 1995, conquistou dois trabalhos na TV Globo: uma ponta sem falas na novela A Próxima Vítima, onde interpretou uma modelo fotográfica em uma ação para uma marca de sapatos, e a romântica abertura de História de Amor.
Em 1996, Renata deu uma guinada em sua carreira, integrando o time inicial da GloboNews, onde realizou grandes coberturas. Algum tempo depois, após uma breve passagem pelo Jornal Hoje, assumiu a apresentação do Bom Dia Brasil por 11 anos. Também passou pelo Fantástico e, em 2011, enquanto cobria as férias de Fátima Bernardes no Jornal Nacional, noticiou brilhantemente a tragédia climática da Região Serrana do Rio de Janeiro.
Em 2014, tornou-se a âncora titular do principal telejornal do país, consolidando sua posição como uma das jornalistas mais respeitadas do Brasil.
Relembre a trama principal de História de Amor
A novela segue Helena (Regina Duarte), uma mulher batalhadora que se vê às voltas com a gravidez precoce da filha rebelde Joyce (Carla Marins). A protagonista se apaixona por Carlos Alberto Moretti (José Mayer), um endocrinologista que retribui seu sentimento, apesar de ainda ser casado com Paula (Carolina Ferraz), uma mulher ciumenta e mimada.
No entanto, Helena não é a única a se interessar por Carlos. Antes de se casar com Paula, o médico teve um relacionamento de dez anos com sua sócia, Sheila (Lilia Cabral), uma médica aparentemente doce, mas na realidade manipuladora e vingativa.
Mesmo após sua separação, Carlos enfrenta vários obstáculos para viver seu romance com Helena, incluindo as constantes investidas de Sheila e a gravidez de Paula.
O elenco ainda tem nomes como Nuno Leal Maia, Bia Nunnes, Ângelo Paes Leme, José de Abreu, além dos saudosos atores Cláudio Corrêa e Castro, Eva Wilma, Yara Cortes, Marly Bueno, Umberto Magnani, Maria Alves, Sebastião Vasconcellos e Ilva Niño.