As tardes de domingo na televisão brasileira sempre foram um terreno fértil para momentos irreverentes. O ao vivo sempre proporcionou grandes episódios, e um deles aconteceu em 2001, quando Gretchen, a rainha do rebolado, dividiu o palco do Domingo Legal, de Gugu Liberato, com ninguém menos que o ator hollywoodiano Jean-Claude Van Damme.
Enquanto dançavam juntos ao som dos clássicos da cantora, Van Damme protagonizou uma cena que é lembrada até hoje. Em determinado momento do programa, Gugu convidou Gretchen a se levantar e dançar alguns de seus hits: "Mostra para ele por que você é a Rainha do Bumbum", incentivou o apresentador.
Com o Melô do Piripipi tocando, a morena fez sua habitual performance cheia de molejo, o que deixou o astro internacional impressionado. Não demorou para ele se juntar à cantora na dança, mas as coisas tomaram um rumo inesperado quando Van Damme ficou, digamos, bastante "animado" com a situação. "Que é que é isso? O homem se empolga pra caramba!", exclamou Gugu visivelmente constrangido com a ereção do ator belga!
O momento continuou com Conga, Conga, Conga, e os dois dançaram ainda mais próximos. Ao final da música, a estrela de O Grande Dragão Branco (1988) se curvou e juntou as mãos entre as pernas, tentando disfarçar as partes íntimas. Gugu, sem perder a chance de brincar, abaixou-se para ver melhor e fazer piadas: “Que que é isso?”, comentou, apontando para o volume na calça do astro em seguida. A partir daí, o estúdio inteiro caiu na gargalhada!
Anos depois, Gretchen acusou o ator de encenação
Em uma entrevista descontraída para o canal de Giovanna Ewbank no Youtube, em 2019, Gretchen relembrou esse encontro peculiar com Van Damme e contou à apresentadora que não guarda boas lembranças desse episódio. Em suas próprias palavras, "é proibido em entrevista" tocar nesse assunto.
Na ocasião, ela esclareceu que o ator de Hollywood teria exagerado na interpretação, pois logo após o término da música, cortaram para o intervalo comercial e a estrela dos filmes de ação agiu naturalmente, sentando-se bem tranquilo. "Ele tirou o boné, botou na frente, fingiu que estava excitado... Eu tenho um ódio mortal de quando as pessoas falam disso", desabafou.
Na sua biografia lançada em 2015, ela revelou mais detalhes sobre o comportamento de Van Damme naquele fatídico dia. Segundo Gretchen, o astro era conhecido por sua frieza e tudo não passou de uma encenação para animar o programa. "Gugu me provocava para que eu dançasse mais e incendiasse aquele momento. E o Van Damme não deixou por menos, me acompanhando à maneira dele... Ele é um ator mesmo", concluiu.
Momento icônico é lembrado até hoje
A interação entre Gretchen e Van Damme no palco do Domingo Legal foi tão emblemática que acabou sendo retratada em um episódio da segunda temporada de O Rei da TV, série da Star+ sobre a trajetória de Silvio Santos na televisão brasileira. O evento também foi satirizado em um episódio do desenho norte-americano Bojack Horseman, da Netflix.
Relembre o momento completo: