A Superfantástica História do Balão
    3,2
    Você assistiu A Superfantástica História do Balão ?

1 Crítica do usuário

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 25 de julho de 2023
    “As pessoas acham que entretenimento não é trabalho”. Essa frase, dita em um dos depoimentos contidos na série documental “A Superfantástica História do Balão”, dirigida por Tatiana Issa, vai de encontro ao que assistimos no decorrer dos três episódios que compõem a série. A visão da Turma do Balão Mágico, grupo infantil que se manteve em atividade de 1982 a 1986, como um produto, é a tônica da série documental.

Formado por Simony, Tob, Mike e Jairzinho, a Turma do Balão Mágico, nos seus quatro anos de atividade, teve álbuns que venderam 5 milhões de cópias no Brasil e foi protagonista do programa infantil “Balão Mágico”, exibido na Rede Globo entre 1983 e 1986.

Da mesma forma como marcaram a infância da geração anos 80 (bate aqui quem faz parte do time!), “A Superfantástica História do Balão” mostra o quanto a vivência no grupo foi marcante também para seus pequeninos integrantes.

De uma forma bem humorada, com depoimentos e personagens interessantes, a série documental faz um importante retrato da exploração mercadológica destas crianças, que foram inseridas numa rotina exaustante de shows e de gravações, em meio a uma fase em que elas deveriam estar em um outro contexto.

Dá para continuar sendo criança em meio a um ambiente tão repleto de pressão? Dá para amadurecer, crescer e se transformar em um adulto “‘normal”? Quais as marcas que ficam de uma vivência desse tipo? São a essas perguntas que “A Superfantástica História do Balão” responde.

A série documental traz uma nostalgia boa para todos nós que vivenciamos isso e um resgate que é importante de ser feito, porém, ao mesmo tempo, joga um olhar sincero e profundo sobre tudo que está por trás dos palcos e das câmeras.

O mundo do show business é sedutor, mas ele te suga até você não servir mais pra ele.