Solteiros, Ilhados e Desesperados
    3,4
    Você assistiu Solteiros, Ilhados e Desesperados ?

Mariano Soltys
    Mariano Soltys

Enviada em 22 de janeiro de 2024
    Solteiros, ilhados e desesperados e o poder da decisão

A vida se resume a escolhas. O filósofo francês Jean-Paul Sartre disse que somos o que escolhemos. No reality “Solteiros, ilhados e desesperados” (Singles Inferno), que tem agora a terceira temporada, de produção coreana, mostrará até o final a indecisão e os casais que se formam em amor. Tudo parece o conto de Shakespeare Sonhos de uma noite de verão, em que os amores são trocados e a natureza de fadas provoca a confusão nos corações.

O jogo consiste em jovens solteiros que convivem em ilhas, chamadas “inferno”, e que após provas, vão para um hotel de luxo, chamado “paraíso”, em encontro com o par escolhido. Dessas idas e vindas com dates diferentes, que acabam no final por escolher um com quem saem em casal. Marcante foi à presença do jogador de basquete Lee Gwan-hee, que conquista com seu charme a três garotas, Cho min-ji, a jovem sedutora, Choi Hye-seon, sorridente e atlética e a Yun Ha-jeong, desafiadora e confiante. spoiler:
    Outros dois casais já se formam antes, tirando um pouco a dúvida, que ao longo dos episódios fica mais com o jogador de basquete mesmo, e suas três pretendentes. O poder da escolha estava no destino do jovem atleta, e as meninas sofreram a escolha, literalmente, com choro pelo date que não acontece, como no caso de Min-ji em helicóptero. As idas ao céu são regadas a um amplo banquete, sendo que ao ficar no inferno, ou ilha, comem coisas simples, como cenouras.

Isso tudo favorece ao namoro, uma vez que na Coréia do Sul os jovens não querem namorar ou casar, sendo que justificam pelos pais que perderam sonhos da vida, por se casarem, entre outros motivos. Assim a solteirice é a regra. Isso motiva a programas de TV e realities como Love Van, Ilha do Amor, Casamento às Cegas, entre outros, além dos doramas e boy-bands, para atrair os jovens aos dates e ao romance, coisas que não são corriqueiras, em um país onde se trabalha demais e se preocupa com o futuro, deixando a juventude de lado. Solteiros, ilhados e desesperados é uma das melhores opções em streaming, e os participantes cativam e encantam, bem diferente de realities que vemos por aqui, sem carisma de participantes, e não focados em romances, e quando focados, usados com finalidade de engajamento e crescimento de redes sociais, para a vida artística. Voltando ao filósofo existencialista Sartre, não é possível não escolher. Assim nesse reality, a escolha se faz no final, com quem se quer ficar e sair em namoro. Mas também se é escolhido, e muitos ficam sozinhos não por opção, mas pelo destino que os constrói. E que os jovens sejam jovens, para depois não se arrependerem, lembrando do vazio do passado. O trabalho é importante, mas nesse momento deve ser o segredo, assim como a idade. O amor deve superar as diferenças.

Mariano Soltys, filósofo e advogado, autor do livro Séries e Filosofia
    Gio7R
    Gio7R

Enviada em 4 de janeiro de 2023
    Reality maravilhoso para se divertir, um formato diferente do que estamos acostumados que prende do começo ao fim, com competições para escolha do par desejado, além de outras dinâmicas, afim de ir para o paraíso, onde poderão conhecer melhor seus pretendentes. Ótimo para distração em qualquer dia.
    viihventurelli
    viihventurelli

Enviada em 19 de janeiro de 2022
    Reality cheio de emoções, pra quem ama se divertir e sair do costume, super indico. Amo esses estilos de reality show, me emociono muito e realmente me envolvo com os candidatos. É bem parecido com "casamento as cegas" só que eu achei ainda melhor. Amei, sensacional.