Operação Lioness
    Você assistiu Operação Lioness ?

Dudu S.
    Dudu S.

Enviada em 13 de setembro de 2023
    "Operação Lioness é uma boa serie de espionagem, mas se perde em alguns momentos"

Operação Lioness é escrito por Taylor Sheridan, um roteirista que vem se destacando nos últimos anos devido as suas obras e muitos delas foram muito boas como Tulsa King que também é uma série do Paramount Plus. O programa de Tv é de ação, Drama, é um thriller de espionagem. Taylor Sheridan geralmente trabalha com o gênero ação e ele sabe muito bem criar personagens interessantes dentro desse gênero.

Qual a história de Operação Lioness?
    Uma fuzileira naval marcada por traumas está determinada a fazer de tudo para derrubar uma organização terrorista. Na série produzida por Nicole Kidman e Zoe Saldana, Cruz Manuelos (Laysla de Oliveira) é recrutada pela CIA para se infiltrar entre as mulheres de terroristas. Para sobreviver a diversas situações de vida ou morte e evitar ao máximo erros que podem custar sua própria segurança, e do país, ela é treinada e orientada por Joe (Zoe Saldana), a chefe da Operação Lioness.

A série tem no total oito episódios. O começo é bem legal e apresenta Cruz que vive uma péssima vida com seu namorado controlador e abusador até que um dia ela decide fugir e isso a leva até os fuzileiros navais onde ela é recrutada e se destaca, o que faz a ser recrutada por Joe para fazer parte de uma operação onde tem que se infiltrar e matar um terrorista se aproximando de sua filha para ser convidada para o casamento dela que é onde seu pai vai estar. A partir daí Cruz parte em sua missão e conhece Aailay(Stephanie Nur) que é a filha de um terrorista que os Estados Unidos quer morto. Essa é a trama principal que prende atenção, mas a série em certos momentos se perde com Subplots que não são muito interessantes e tira o foco da narrativa principal. Um bom exemplo disso é o subplot da fronteira que tira o foco do enredo principal e faz com que muita coisa aconteça ao mesmo tempo.
    Um personagem que é bem interessante de ver é Joe que em vários momentos tem que escolher entre o trabalho e a família. É interessante ver como ela acredita no que ela está fazendo a ponto de deixar a família na mão várias vezes. Isso é muito bem desenvolvido na Personagem Joe. Vemos isso no momento que a filha dela sofre um acidente e ela em vez de ficar com sua filha, ela volta para o trabalho. Em vários momentos parece que as filhas dela a odeia, principalmente por ela não estar presente. Ao longo da temporada a relação de Cruz e Ailay vai crescendo e conhecemos um pouco de cada uma. As duas personagens têm seus próprios dilemas e dúvidas. Ailay apesar de ter todo o dinheiro do mundo tem que se casar com alguém que não quer e vemos como impõem isso a ela. Cruz mostra vulnerabilidades ao longo de seu arco narrativo, isso é muito bom, porque a transforma em uma personagem complexa que tem dúvidas e sabemos que ela tem um passado traumatizante, mas isso não é muito bem explorado, não tem flashback sobre o passado dela, ou seja a gente não tem noção muito bem de suas tramas e tentam fazer com que seja algo totalmente traumatizante, mas sem saber o que aconteceu mesmo não consegue causar esse impacto. O clímax da temporada é sem graça e acontece muito rápido, apesar de ter tido dificuldades a temporada inteira, no clímax se esperava que a protagonista iria ter uma dificuldade um pouco maior do que ela realmente tem.

Os principais cenários da série são esconderijos da cia, lugares chiques, e o local do casamento que acontece em Riad. Os esconderijos são onde os agentes se escondem e olham o que acontece na operação. Vários dos lugares onde Ailay e Cruz interagem são lugares chiques, e caros, já que ela é rica. O casamento acontece em um lugar elegante e bonito. Como o casamento é da filha de um terrorista rico faz sentido ser em um lugar exótico, belo, distinto.

O figurino de Cruz são roupas bem simples, remetendo que ela é uma pessoa simples, e não busca ser mais do que isso. Ailay usa roupas mais estilosas e caras mostrando novamente que ela é rica. Joe usa uma roupa mais formal, que mostra que ela é importante. Kaitlyn Mede (Nicole Kidman) usa uma roupa mais formal do que Joe, mostrando que ela está em uma posição de poder maior do que ela.

A fotografia da série é boa e bem executada. Nos momentos mais dramáticos, emocionais e íntimos utiliza-se planos fechados que ajuda a mostrar a expressão e os sentimentos dos personagens. Os planos abertos são usados para mostrar os cenários e utilizado nas cenas de ação para demostrar o que está acontecendo com clareza.

A edição é boa tendo cenas fluindo bem entre uma e outra. A montagem consegue impor um bom ritmo a narrativa com cortes nos momentos certo dando dinamismo e andamento. Já nas cenas de ação temos cortes um pouco mais rápidos, mas são bem-feitos e claros. Em nenhum um momento causa uma confusão visual, temos total compreensão do que está acontecendo o tempo.

A trilha sonora é bem utilizada, é uma música de espionagem e de tensão. Sempre que tem momentos tensos, a trilha sonora ajuda a aumentar a tensão e coloca um sentimento de perigo.

As atuações de Zoe Saldana, Laysla de Oliveira, Nicole Kidman, e Stephanie Nur são boas. Zoe Saldana interpreta Joe e ela consegue trazer á tona muito bem o sentimento da personagem entre o trabalho e ter que estar ausente da família. Laysla de Oliveira consegue trazer profundidade com sua performance mostrando que o passado tem um grande impacto em sua personagem. Nicole Kidman consegue se impor com sua atuação utilizando gestos, certos tons de voz que realmente mostra que a personagem este em uma posição de poder e é respeitada.
    A série tem três diretores que são John Hilcoat, Antony Byrne, e Paul Cameron. Apesar do programa de tv ter mais de um diretor o seriado consegue ter uma estética e linguagem semelhante entre os capítulos. A direção deles é boa no geral e conseguem entregar uma boa série que tem algumas falhas.

A série consegue ser uma boa, com episódios não muito longos, que passam rápido. Apesar das falhas do seriado, é possível ficar ligado a sua trama e seus eventos.
    fabiano
    fabiano

Enviada em 3 de setembro de 2023
    Fico pensando, como alguém pode falar tantas bobagens sem ter realmente visto...
    Nos três primeiros episódios que estão disponíveis para mim, achei bacana, mais do mesmo porém bacana... Aguardando o desfecho... ***Atualização*** após o final da primeira temporada elevei a minha nota para 4.0, o desenrolar da série foi bacana e o final da primeira temporada também, o núcleo familiar da personagem principal é interessante, acho que a série tem futuro... Peço aos colegas que avaliem de uma maneira mais imparcial, sem clubismo, afinal sempre que me deparo com uma novidade, venho aqui para dar uma conferida, já deixei de ver materiais, que posteriormente se demonstraram bons, pela avaliação irresponsável de alguns usuários...
    Max Dias
    Max Dias

Enviada em 7 de agosto de 2023
    Concordo com o camarada do segundo comentário, o outro vem dizer bobagens com uma péssima crítica, a série está com 4 episódios somente, sendo que de elenco de sucesso nem apareceu ainda nas cenas, acho muito cedo pra criar uma crítica negativa, eu particularmente gostei bastante ambientado Oriente Médio com a América, tendo ação com a CIA, desfarces, envolvendo espionagem com quadrilha terrorista, colocando Al Qaeda numa ficção, a Paramount é fraca com séries essa chegou pra criar um conteúdo bom de ação, metade da temporada e já me deixa com esperança de ter um desfecho seguindo para segunda temp.
    Sandro S
    Sandro S

Enviada em 22 de setembro de 2023
    Assisti a primeira temporada completa e de 1 a 10 dou nota 6. Muito me admira Taylor Sheridan, que vem acertando todas, abraçar uma série no mínimo inverossímil como essa. O elenco tem bons atores como Morgan Freeman, Zoe Saldana, Michael Kelly e Nicole Kidman, mas Zoe Saldana parece pouco à vontade no papel, Morgan Freeman foi pouco aproveitado e Nicole Kidman está tão irreconhecível pelas plásticas que não tem qualquer expressão. Michael Kelly tem carisma e está em um papel no qual já está acostumado. Gostei de Thad Luckinbill, apesar de não ter muitas aparições. Meu termômetro para saber se um filme ou série é bom é um princípio que aprendi com o grande ator Steve Macqueen que se recusava a gravar cenas inverossímeis, tais como lutar com três homens e vencer, ou sacar uma arma e arrancar o chapéu ou arma do adversário. Tem cenas que simplesmente não dá, não convencem, que são feitas sob medida para agradar determinados grupos pouco exigentes e muito emocionados. Existem mulheres na CIA, mas colocar mulheres no topo das forças especiais é forçar a barra. Colocar uma mulher de 40 quilos para sair na porrada com homens fortes e treinados é insultar a inteligência de quem não vendeu a própria alma à alguma seita político/ideológica e preza por realismo e bom entretenimento. De novo: não entendi o que houve com Taylor Sheridan para embarcar em algo que não combina com seu estilo. Serve como entretenimento, mas não convence.
    Aline
    Aline

Enviada em 9 de agosto de 2023
    Tive que vir comentar depois dele ler o infeliz comentário abaixo. Não se deixem enganar pelo ataque do colega!
    A série está lançando ainda seus episódios semanais, e até aqui prende, entretém, as cenas pesadas, o suspense que se mantém como a possibilidade da missão ser descoberta a qualquer momento, em um contraposto a Zoe como chefe pressionada e com um desgaste familiar evidente.
    Só resta aguardar cada episódio, mas até agora tá entregando tudo!
    NerdCall
    NerdCall

Enviada em 10 de março de 2024
    Confesso que iniciei a série com a expectativa de encontrar um enredo semelhante ao de Jack Ryan, envolvendo espionagem contra o terrorismo, repleto de cenas de ação e tiroteios. No entanto, o que encontrei foi mais comparável a um episódio especial de 'Casos de Família'. A presença de apenas algumas cenas de ação deixa a desejar. O roteiro, frágil, falha em desenvolver tanto os protagonistas quanto a trama principal, resultando em um enredo confuso e indeciso. A série parece indecisa entre ser um drama ou um thriller de ação, e essa ambiguidade a deixa desprovida de emoção e incapaz de cativar o público.
    giselle a
    giselle a

Enviada em 22 de setembro de 2023
    Bom amei a série, são de grandíssimos atores nessas series, só que ficaram algumas pontas soltas e acho que não pegaram totalmente o alvo. Espero que tenha uma segunda temporada.
    walber s.
    walber s.

Enviada em 25 de julho de 2023
    É como uma série infantil, só que para adultos: tudo tem que ser absurdamente exagerado. Inverossímil. Quem escreveu isso deve ter visto muito filme de ação e se baseou neles. Zero pesquisa, nenhuma sutileza, nada. Sabe Homeland? Não chega nem perto. Como é horrível, deve fazer muito sucesso.
    Sara Nascimento Costa
    Sara Nascimento Costa

Seguir usuário

Enviada em 13 de outubro de 2023
    Essa série é incrível. Drama, ação, espionagem e um pouco de romance, porque não? Pra mim é 5 Estrelas! Merece uma renovação.
    Renan Marino
    Renan Marino

Enviada em 20 de agosto de 2023
    Apesar do último episódio (5° ep) ter uma barriga desnecessária, a série até então está no padrão de qualidade do Taylor Sheridan, até um pouco acima, ele acerta muito na escalação de atores, roteiristas e produção em geral, lembrando que apesar de soldados mulheres Lioness existirem a série é "ÓBVIO" uma ficção com o pé um pouco fora da realidade, mas isso é previsível e não afeta a qualidade da obra, estou esperando o desfecho e a nota é baseada até o ep5 da 1 temporada
    Ghardenn “Ghardenn” Lima
    Ghardenn “Ghardenn” Lima

Enviada em 28 de agosto de 2023
    Esta ótima contesto,e.o.que atrai e.romance envolvendo:traicao,decisão,renuncia colocando escolha,arrepender,parar ir,onde sempre ha dois lado de.tudo.
    Leticia
    Leticia

Enviada em 14 de setembro de 2023
    Elenco de peso, roteiro incrível, série digna de várias temporadas! Estou na esperança de sair a segunda temporada ❤️
    Luccas Chiaretti
    Luccas Chiaretti

Enviada em 9 de setembro de 2023
    Série excelente, muito bem produzida! Tomara que tenha mais temporadas e continue no mesmo nível...lembra muito homeland!