Em uma das reprises de 2021, resolvi assistir à novela, e ela apresenta muitos diálogos que chegam a ser irritantes, principalmente por que as meninas do orfanato passam boa parte do tempo respondendo e debochando umas das outras, o mesmo com outros personagens que chegam a ser extremamente mal educados, o que mostra que o roteiro é mal desenvolvido.
Os cenários são artificiais, as meninas fazem dramas exagerados por motivos banais e passam praticamente a novela inteira brigando por namorado, o orfanato mais parece uma república, pois as crianças têm liberdade para entrar e sair, viajar com ônibus próprio, possuir vestidos, ternos e boas roupas, ir a festas, comer muito bem e até possuírem computadores e celulares.
A história é cheia de modificações desnecessárias em relação à história original de Chiquititas 1995, além de cenas com fundos chroma key e fotos editadas artificialmente, que chegam a ser engraçadas, como no episódio em que Carmen morre soterrada procurando o tesouro, onde todo cenário é basicamente chroma bem artificial.
A novela ficou três anos no ar, o que resultou em um enredo arrastado e bem saturado, repleto de videoclipes inseridos apenas para prolongar a duração, por conta disso, a novela já não tinha um bom desenvolvimento e, do nada, no meio de uma cena de conflito, aparecia um videoclipe aleatório, muitas cenas longas, sem relevância, focadas em personagens secundários, te levando a pular essas cenas.
Há também muitos momentos estranhos e de vergonha alheia, como a propaganda do Café Boutique e os clipes do personagem Tomás Ferraz, cuja letra de uma das músicas é "Ela está querendo", totalmente bizarra para uma novela infantil, atuações bem exageradas, como quando Mili fica cega e dramatiza quando as pessoas tentam ajudar, personagens comendo com o prato vazio, o casamento de Júnior e Maria Cecília com a reação exagerada de Tobias, que deixa todos assustados, ou o atropelamento de Diego, em que Andrea solta um grito tão alto que chega a ser engraçado, especialmente porque o carro parece estar a dois metros do garoto e mesmo assim aparece todo amassado e aberto.
Os diálogos são tão mal elaborados que rendem diversos memes na internet, isso explica porque a novela sempre está em alta nas plataformas, as pessoas ficam curiosas em relação aos memes, o que as leva a assistir, um exemplo é a cena em que a mãe da Dani desfalece e ela pergunta se a mãe estava "com a mão furada", ou o pai alcoólatra atirando o pacote de biscoito nela.
Embora a novela tenha essas cenas bobas, ela aborda questões como abandono, negligência, violência, alcoolismo, problemas familiares, abuso, bipolaridade e anoréxia, mas esses temas não são o foco da maior parte da trama, aparecendo apenas como pontos de conflito momentâneos e não recebem um desenvolvimento satisfatório.
A trilha sonora possui algumas músicas agradáveis e bem gravadas pelos atores, mas os clipes que as acompanham não têm a mesma qualidade.
Precisa ser muito ingênuo para achar essa novela boa, por isso funciona tão bem com o público infantil, só a mente de uma criança pode achar isso bom.