Ash vs Evil Dead
    Você assistiu Ash vs Evil Dead ?

Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 28 de junho de 2020
    Perfeição do começo ao fim
    Uma belíssima mistura de terror e comédia com claro bastante GORE e SANGUE
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 13 de maio de 2023
    Ash vs Evil Dead (1ª Temporada)

"Ash vs Evil Dead" é uma série criada e desenvolvida pelo diretor Sam Raimi, juntamente de Ivan Raimi (seu irmão) e Tom Spezialy (roteirista da série "Desperate Housewives"). A telessérie foi lançada em 2015 e é ambientada no mesmo universo criado por Raimi em sua trilogia clássica de filmes na série "Evil Dead". Bruce Campbell retoma seu papel como "Ash" Ashley Williams e a história é desenvolvida como uma sequência da trilogia original.

O universo "Evil Dead" se iniciou lá em 1981, quando o clássico "The Evil Dead" revelava ao mundo cinematográfico o jovem diretor Sam Raimi, que passou a ser conhecido como um dos grandes nomes da história do cinema de terror, o verdadeiro mestre do horror. "The Evil Dead" é considerado como um dos maiores filmes de terror independente da década de 1980 e de todos os tempos. Um dos filmes mais inovadores e audaciosos do terror trash e do gore dos anos 80. Já "Evil Dead II" (1987) era pra ser uma continuação, mas acabou sendo uma refilmagem, um remake, um reboot que serve como continuação da história original. Sem falar que "Evil Dead II" começa a tomar o caminho do "Terrir", funcionando mais como uma comédia de terror, uma comédia trash em um filme de terror. Esse caminho foi intensificado em "Evil Dead III: Army of Darkness" (1992), que além do terror e suspense, o longa é completamente mergulhado no comédia trash pastelona, no terror lúdico e fantasioso.

Após o excelente remake de "Evil Dead" (2013), a ideia do desenvolvimento de uma série foi ganhando cada vez mais forma, até que em 31 de outubro de 2015 tivemos o lançamento pela Starz (um canal de televisão premium americano) da primeira temporada de "Ash vs Evil Dead".

A série se passa trinta anos após os acontecimentos de "Evil Dead II". Ash, obviamente, está mais velho e aposentado das suas incansáveis caças aos demônios. Ele realmente largou a vida de caça aos monstros e nem quer se lembrar do seu tempo em "Evil Dead". Porém, suas lembranças do passado nunca o abandonou, como a convivência sem uma das mãos (que foi perdida em "Evil Dead II"). O fato é que depois de 30 anos, Ash precisa largar a sua aposentadoria dos demônios e retomar sua jornada de única esperança da humanidade para combater o mal, além de enfrentar seus próprios traumas do passado que estava adormecido.

"Ash vs Evil Dead" foi criada com a proposta exata de uma comédia de terror, uma comédia trash de terror. E nesse quesito a série funciona perfeitamente ao mesclar elementos entre o humor negro, o fantasioso, o lúdico, o Terrir, mas sempre mergulhado no terror trash, na violência explícita, na sanguinolência e com um gore extremo.

Uma coisa é certa, a série é divertidíssima, é leve, é gostosa, é dinâmica, é fluida, você se diverte o tempo todo ao longo dos 10 episódios, dando boas gargalhadas. Temos aqui aquele famoso comfort movie, que realmente anima o seu dia (ou noite) a bordo de uma trama que é uma verdadeira viagem no tempo de volta ao anos 80, pois realmente esta série nos traz toda a essência oitentista, que vai desde cenários, histórias, trilhas sonoras, um verdadeiro deleite audiovisual. A série também funciona por trazer elementos clássicos como o icônico "Necronomicon - O Livro dos Mortos", a câmera correndo para simular os demônios se aproximando, a famigerada cabana, aquela trilha sonora clássica, entre outros elementos que constituem a grandeza desse universo criado por Sam Raimi.

Um dos principais pontos que deixa a série divertidíssima é sem dúvida o elenco, que é bastante sólido, principalmente o Ash de Bruce Campbell. É incrível como o Bruce não perdeu o timing cômico do personagem, aquela pegada da comédia, do senso de humor, dos seus bordões, das suas piadas (que é sua marca registrada), aquele consagrado canastrão caricato, o nosso famoso e inesquecível anti-herói desengonçado. A série nos proporciona uma verdadeira nostalgia e uma viagem ao saudosismo ao reviver o clássico Ash com a mão-motosserra e a espingarda de cano serrado, onde todos os fãs do universo "Evil Dead" vão comemorar como um gol (e eu estou incluído).

Ash sempre agiu sozinho, sempre caçou os demônios sozinho, aquele famoso lobo solidário (ops, solitário - rsrsrs!). Porém, dessa vez ele tem um time, dessa vez ele encontrou pessoas para o ajudarem nessa jornada sangrenta e macabra. Obviamente estou me referindo aos carismáticos Pablo e Kelly (que são interpretados pelos ótimos Ray Santiago e Dana DeLorenzo). Ray Santiago ("Interrogation") funciona perfeitamente ao dar vida para o sonhador Pablo, ele nos convence e nos ganha exatamente pela sua forma extrovertida de atuar no personagem. O mesmo vale para a Dana DeLorenzo ("Friendsgiving"), que também atuou de forma carismática e extrovertida, conseguindo uma boa química com todo o elenco. Na verdade o trio conseguiu desenvolver uma ótima química entre eles, o que contou diretamente para ganhar a nossa simpatia e passarmos a torcer por eles.
    Completando o elenco ainda tivemos a Jill Marie Jones ("Girlfriends"), que deu vida para Amanda. Uma personagem mais contida inicialmente, porém logo após ela integrar o grupo do Ash ela passa a ter um certo destaque na série. E Lucy Lawless ("Xena: A Princesa Guerreira"), que deu vida para Ruby. Uma personagem que foi vista como uma antagonista, que tinha seus próprios objetivos (bem questionáveis, eu diria) em relação ao Ash e o próprio ""Necronomicon".

Em questões técnicas a série é muito boa!
    Podemos destacar principalmente os efeitos e as maquiagens, que realmente estão em um nível bem condizente com toda a estrutura de orçamento da produção. A cinematografia é muito boa. A direção de arte é bastante fiel em relação a produção da época, principalmente quando temos os episódios que são voltados para a famigerada cabana macabra, cujo cenários estão dentro do conceito da trama. Sem falar na ótima trilha sonora (que já destaquei) e na direção impecável de cada episódio.

A primeira temporada de "Ash vs Evil Dead" foi aclamada pela crítica. O agregador de resenhas Rotten Tomatoes deu à temporada uma classificação de 98% "Certified Fresh" com base em 51 resenhas, com uma classificação média de 8,1/10. O consenso crítico do site diz: "Fiel aos filmes que o geraram, "Ash vs Evil Dead" é uma ressurreição sangrenta, hilária e audaciosa da amada franquia de terror de Sam Raimi"; com base em 25 críticos, indicando "críticas geralmente favoráveis".

No entanto, "Ash vs Evil Dead" tem uma primeira temporada muito boa (acima da média, eu diria), pelo simples fato da série saber o que de fato quer e não tentar ser mais do que pode, mais do que deve, que é justamente divertir, entreter, com uma forma descompromissada, usando uma mistura de elementos que vai desde o terror, a comédia, o trash, o gore, mas sem apelar e mantendo toda essência oitentista conquistada e adquirida do icônico e clássico universo de "Evil Dead". [11/05/2023]
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 2 de fevereiro de 2020
    Mistura de terror com comédia, seguindo mesmo estilo dos filmes dos anos 80. Ash precisa acabar com os temíveis demônios com a ajuda de seus amigos. Muito bom.
    anderson j
    anderson j

Enviada em 29 de outubro de 2018
    A primeira temporada de Ash vs Evil dead começa muito bem, estabelecendo bons personagens, boas piadas, e excelentes cenas de horror mescladas com humor e muito gore. A temporada é muito eficaz pois conta com apenas 10 episódios, é muito bem resolvida no arco que quer contar e os episódios possuem uma duração muito agradável e jamais dá a sensação de cansaço. A série é muito fluída também no sentido de continuidade com os filmes clássicos, fazendo muitas reverências e menções bem bacanas. O problema da temporada é que em dados momentos a série opta por dar mais atenção no teor do humor do que no peso das consequências dos fatos,como por exemplo, as mortes de personagens de real importância. O primeiro episódio, dirigido por Sam Raimi, é o que se sai melhor nesse quesito pois o diretor balanceia muito bem o humor e as consequências dos fatos, e é possivelmente o melhor episódio. Outro problema é podridão de alguns efeitos em CGI, mas em compensação há outros efeitos práticos e de Cgi que são muito bons também. No geral a temporada traz toda uma nostalgia, episodios excelentes,personagens excelentes e erros pequeníssimos no decorrer da temporada,mas nada que realmente atrapalhe, muito pelo contrário, Ash vs. Evil Dead junto com cobra kai é uma das melhores surpresas em matéria de série que vi recentemente , e já boto na minha lista de séries favoritas.
    Marcelo J.
    Marcelo J.

Enviada em 3 de dezembro de 2015
    Kramba.... Melhor seriado que já assisti. Pena que no Brasil só podemos esperar pela internet.
    Com relação ao seriado, o melhor... Esqueça Walking Dead, esqueça Supernatural.... A dose perfeita de Terror, Horror, Gore e Humor Negro, nada visto em nenhum filme ou seriado, apenas para quem viu e gostou das sequencias The Evil Dead....... Sem contar a presença to protagonista CANATRÃO Ash, que é 100 porcento e sua equipe 100 porcento (absurda). Não sei se existira uma série melhor que essa.
    Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 8 de agosto de 2016
    Trash Revival.

Com o perdão do trocadilho, mas reviver a franquia Evil Dead nunca foi uma tarefa simples de ser executada, até porque seu histórico é composto por três produções sequenciais, uma peça teatral, um spin-off, um remake moderno e outro filme com um "quê" de pseudo-continuação. Mas o criador Sam Raimi resolveu não somente trazer a tona um ícone do cinema gore, mas desenvolvê-lo em formato de série.

Bancado pelo canal americano Starz, a série tem produção executiva de Raimi, além de participação no roteiro e no comando do episódio piloto, talvez por isso o conceito reside inabalado no seriado. O protagonista é Ashley 'Ash' J. Williams (Bruce Campbell), cuja vida tem sido pacata mesmo após os eventos desencadeados a 30 anos com a descoberta da cabana e o famigerado Necronomicon. Após uma noitada servida com muita maconha, Ash comete a loucura de reabrir o livro dos mortos com a suposta desculpa de ler um poema para sua garota, entretanto, o recital serviu para chamar alguns seres muito mal intencionados.

Ciente do tamanho da bagunça que ele causou, Ash sai em busca de informações sobre como encerrar as ações do bendito livro, o que dará espaço para a chegada de novos personagens e muitas informações que não foram detalhadas nos filmes. Os dois primeiros personagens a surgirem são Pablo Simon Bolivar (Ray Santiago), um colega de trabalho do protagonista; e Kelly Maxwell (Dana DeLorenzo), interesse romântico do Pablo. As coincidências que aproximam o grupo já deixa bem claro o humor trash que teremos ao longo dos 10 episódios, pois litros de sangue e muitas situações bizarras surgem já no primeiro episódio.

Uma interessante decisão dos produtores, visando abrir caminho para a série, está no fato de justificar sua existência, descrevendo como os eventos inciais surgiram usando flashs dos filmes originais, isso coloca a produção em um nível ainda mais assertivo, uma vez que agrega conteúdo para os novatos e agrada os mais nostálgicos. Além desse exemplo, os roteiristas também desenvolvem um contexto, não muito complexo, sobre a criação do Necronomicon, o que deixa o universo da franquia ainda mais rico e divertido, pois pondera razoavelmente sobre seus elementos clássicos.

Temos também o retorno de dois elementos que tornaram Ash tão icônico: a motoserra e a espingarda cano duplo carinhosamente chamada de boomstick. Tais armas se juntam a mão mecânica criada para facilitar a vida de Ash, este último exclusivo da série. Em suma, essas serão as ferramentas usadas pelo protagonista para limpar a terra dos malvados Deadites, os vilões vindos do inferno na mitologia de Evil Dead... e por falar em protagonista, não é possível pensar na franquia sem citar Bruce Campbell que é a imagem irresoluta do canastrão. Na série ele está mais brincalhão e ácido, reflexo notável do tempo que se passou desde a primeira experiência na cabana em que perde alguém importante. O cara faz piadas, caretas, olhares e tudo o mais que causam risos sem qualquer esforço do ator; há diversas situações em que ele satiriza a própria série e seus personagens, brincando com a aparência deles e o que poderia tê-los deixado de tal forma, sua naturalidade é impagável.

Claro que Evil Dead só pode ser assim chamada caso tenha o terror e o trash em grande escala e nos dez episódios isso não falta. Cabeças cortadas ou explodindo, desmembramentos, estocadas com armas brancas ou pedaços de madeira, corpos explodindo ou sendo alvejados por objetos arremessados e tudo o que a criatividade dos produtores permitiu; tem até um casal fumando um baseado no cano de uma espingarda carregada, antológico. Há inclusive uma passagem que faz homenagem ao clássico original.

Humor de primeira, terror na medida e gore ao extremo são os ingredientes que servem de preparo para esta ótima primeira temporada de ASH VS. EVIL DEAD. Possui uma narrativa pitoresca como se espera, mas pontuada com uma linearidade criativa que usa e abusa de bons recursos de fotografia e edição, até mesmo os efeitos especiais são nitidamente bem feitos em alguns momentos e em outros bem cafona para jamais destoar da diversão a que se propõe.
    Edgard C.
    Edgard C.

Enviada em 19 de novembro de 2015
    Ash vs Evil Dead é uma série excelente, tem momentos assustadores mas consegue ser extremamente engraçado ao mesmo tempo, o elenco é muito bom e química entre os três está sendo incrível nesses primeiros episódios.
    Os episódios tem duração de 30 minutos e eu acho que é um excelente tempo pois consegue te manter empolgado durante o episódio todo, não tem enrolação e nem momentos parados, são 30 minutos frenéticos e sem pausa para respirar.
    Fico muito feliz em saber que o seriado manteve todo o espirito fantástico da trilogia original dos filmes, esta tudo ali, desde as frases engraçadas até os efeitos toscos e o exagero de sangue. É um seriado imperdível tanto para os que são fãs antigos do Ash como para os novos que não conhecem a história por trás disso tudo.
    Nota 5/5. Groovy!
    Rousseauline G.
    Rousseauline G.

Enviada em 15 de novembro de 2015
    Nota 10, tomara que mantenha a qualidade. Ligo a TV e volto aos anos 80 dourados.
    Etewaldo J.
    Etewaldo J.

Enviada em 15 de novembro de 2015
    é fodastica! bruce sempre será o velho ash. canastrão e nunca dá folga para o capeta!
    Enviada em 29 de dezembro de 2015
    Gill M.
    Gill M.

Enviada em 7 de dezembro de 2015
    Excelente série, aborda muito bem o estilo terror Trash.... Com muitas cenas de sangue tipico do primeiro filme lançado, com ação e um personagem que apesar de ser muito "CUZÃO" aprendemos a gostar desde os primeiros minutos do episodio.