Bandeira 2
Pôster de Bandeira 2
Completa
1971 - 1972 | Novela
Elenco: Paulo Gracindo, Marília Pêra, Felipe Carone
Nacionalidade Brasil
Usuários
3,1 3 notas

Sinopse & Info

A rivalidade pelo controle do jogo do bicho no subúrbio carioca de Ramos é o tema principal da novela. Artur do Amor Divino, o Tucão (Paulo Gracindo), e Jovelino Sabonete (Felipe Carone), inimigos declarados, são surpreendidos pelo romance entre seus filhos, Thaís (Elizangela) e Márcio (Stepan Nercessian). Os dois bicheiros disputam ainda o amor da taxista Noeli (Marília Pêra), porta-bandeira da escola de samba do bairro. Com ideias feministas, Noeli enfrenta preconceito por ser desquitada. No final da novela, Tucão é assassinado. A cena do enterro foi ao ar no capítulo final. Quidoca (Milton Moraes), o braço direito do bicheiro, ajuda a carregar o caixão, vestido exatamente como Tucão e assumindo o papel de seu herdeiro. No final da novela, Tucão é assassinado. A cena do enterro foi ao ar no capítulo final. Quidoca (Milton Moraes), o braço direito do bicheiro, ajuda a carregar o caixão, vestido exatamente como Tucão e assumindo o papel de seu herdeiro.

1 Temporada
foto de Paulo Gracindo
Personagem : Tucão (Artur do Amor Divino)
foto de Marília Pêra
Personagem : Noeli
foto de Felipe Carone
Personagem : Jovelino Sabonete
foto de Milton Moraes
Personagem : Quidoca
  • Foto Bandeira 2
  • Foto Bandeira 2
  • Foto Bandeira 2
  • Foto Bandeira 2
  • Foto Bandeira 2
  • Foto Bandeira 2
  • Foto Bandeira 2

Segredos por trás das filmagens

Paulo Gracindo

Paulo Gracindo foi a primeira escolha do autor Dias Gomes para dar vida à Tucão. Ele chegou a trabalhar na caracterização do personagem, mas deixou o elenco pouco antes do início das gravações, pela produção recusar em atender ao pedido do ator para que Tucão tivesse mais falas do que seu antagonista, Jovelino Sabonete.

Enterro Falso

Durante a gravação do enterro de Tucão na novela, cerca de três mil pessoas compareceram ao cemitério, comovidas com um boato de que Paulo Gracindo teria realmente morrido.

Apoio dos Bicheiros

O ator Paulo Gracindo ganhou a admiração dos donos das casas de jogo do bicho. Há boatos de que alguns desses contraventores compraram 120 entradas para assistir a uma peça sua porque foram informados de que a frequência do público era baixa.