Minha conta
    Escalada
    Escalada
    Completa
    1975 | min | Novela
    Elenco: Tarcísio Meira, Renée de Vielmond, Susana Vieira
    Nacionalidade Brasil
    Usuários
    3,0 1 nota
    Avaliar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse & Info

    A novela acompanha a história de Antônio Dias (Tarcísio Meira) que, nos anos 1940, chega à cidade de Rio Pardo, no interior de São Paulo, disposto a crescer na vida. Ele, que possui jeito para negócios, começa, indiretamente, a atrapalhar a vida do cafeicultor Armando Alcântara Magalhães (Milton Moraes), o homem mais poderoso da região, e os dois se tornam grandes inimigos. Contudo, Antônio acaba se apaixonando por Marina (Renée de Vielmond), e os dois terão que lutar contra as pressões de Armando para ficarem juntos. Desiludido, Antônio se casa com Cândida (Susana Vieira), dona da fazenda Santa Isabel. A segunda fase da novela começa em 1956. Antônio Dias é agora um pequeno empresário baseado no Rio de Janeiro, capital da República. Já maduro, ele parece ter perdido o velho ímpeto empreendedor e se tornado um homem amargurado e frustrado. Não superou os fracassos do passado e não se satisfaz com a vida confortável que leva com a mulher, o filho Ricardo (Júlio César / Mário Cardoso) e o sogro Arthur (Ênio Santos).

    1 Temporada
    Tarcísio Meira
    Personagem : Antônio Dias
    Renée de Vielmond
    Personagem : Marina
    Susana Vieira
    Personagem : Cândida
    Otávio Augusto
    Personagem : Horácio Bastos
    • Foto Escalada

    Segredos por trás das filmagens

    Super Produção

    O norte-americano Victor Merinow era o responsável pelas maquiagens dos personagens. Ele trabalhou com formas de gesso preparadas por Flory Gama, responsável pela máscara mortuária de Getúlio Vargas.

    Estreante

    Escalada foi a estreia do autor Lauro César Muniz no horário das 20h da Globo.

    Influenciando a Lei

    A novela estimulou o debate sobre a necessidade de leis que regulamentassem a separação dos casais. A Lei do Divórcio foi aprovada dois anos depois.

    Comentários

    Back to Top