Cavalo de Aço
Pôster de Cavalo de Aço
Completa
1973 | min | Novela
Elenco: Betty Faria, Tarcísio Meira, Gloria Menezes
Nacionalidade Brasil
Usuários
3,2 4 notas

Sinopse & Info

Rodrigo (Tarcísio Meira) é um maquinista que mora na fictícia Vila da Prata, interior do Paraná. Ele lidera uma rebelião, contra o latifundiário Max (Ziembinski), que coordena a comercialização de madeira na região. Com a ajuda dos amigos Santo (Carlos Vereza), Brucutu (Stênio Garcia), Professor (José Lewgoy) e Sabá (Dary Reis), ele lidera a revolta ao mesmo tempo em que se divide entre o amor da fazendeira Miranda (Glória Menezes) e o da filha de seu inimigo, Joana (Betty Faria). Max é assassinado, e a identidade do criminoso só é revelada nos capítulos finais. A interferência da Censura levou Walther Negrão a uma série de pequenas mudanças que começaram a influenciar a popularidade da novela e ameaçavam descaracterizar a narrativa. Como solução, a novela passou a seguir uma linha policial: o vilão Max (Ziembinski) foi morto, e a identidade do assassino permaneceu um mistério até os capítulos finais. A novela decolou novamente.

1 Temporada
foto de Betty Faria
Personagem : Joana
foto de Tarcísio Meira
Personagem : Rodrigo Soares
foto de Gloria Menezes
Personagem : Miranda
foto de Edson França
Personagem : Lucas

Último vídeo

imagem de Cavalo de Aço Sequência de Abertura Original 0:53
Cavalo de Aço Sequência de Abertura Original
2.730 visualizações
  • Foto Cavalo de Aço
  • Foto Cavalo de Aço
  • Foto Cavalo de Aço
  • Foto Cavalo de Aço
  • Foto Cavalo de Aço
  • Foto Cavalo de Aço
  • Foto Cavalo de Aço

Segredos por trás das filmagens

Governo Militar

O ator Carlos Vereza, intérprete de Santo, ficou preso pelo Dops durante as gravações da novela. Segundo os militares, ele tinha informações sobre a localização de dois civis que estavam sendo procurados. Após oito dias preso, ele foi solto e voltou às gravações.

Censura

A Censura Federal desaprovou a discussão inicial da novela, que trataria de Reforma Agrária. Walther Negrão foi então incentivado a falar sobre a questão das drogas, e o fez através da personagem Joana (Betty Faria). Ainda assim, os censores continuaram influenciando no roteiro do folhetim, que foi caindo na audiência e perdendo a fidelidade do público. Para retomar a popularidade, o autor deu à sua história um tom mais policial, com o assassinat Leia Mais

Influenciando a Moda

Apesar do nome da novela ter sido planejado para fazer alusão à moto do herói da trama, Rodrigo (Tarcísio Meira), a expressão “cavalo de aço” passou a denominar os sapatos de sola de borracha usados pelo personagem, que se tornaram moda na época.