Copa do Cinema: O melhor do cinema italiano
Hoje, a Itália tem um jogo duro na Copa do Mundo contra o Uruguai, e o AdoroCinema aproveita para relembrar 10 grandes filmes do cinema italiano. O que acha da lista?

A Grande Beleza (2013)

Do filme A Grande Beleza

O último filme italiano de grande repercussão internacional foi A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino. A história acompanha a vida de excessos de um intelectual (Toni Servillo), enquanto critica as classes altas italianas. A obra venceu o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA de melhor filme estrangeiro, além de registrar surpreendentes 164 mil espectadores no Brasil.

A Vida é Bela (1998)

Do filme A Vida é Bela

Roberto Benigni tornou-se mundialmente famoso com A Vida é Bela, fábula otimista sobre um pai e um filho judeus, enviados a um campo de concentração nazista. Para proteger o filho dos horrores da guerra, Guido (Benigni) tenta mostrar ao filho que tudo ao redor não se passa de uma brincadeira.

Cinema Paradiso (1988)

Do filme Cinema Paradiso

Cinema Paradiso é uma homenagem afetuosa e nostálgica ao cinema de antigamente, vista através dos olhos de um garotinho que se torna amigo de um projecionista temperamental. Este filme de Giuseppe Tornatore venceu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, além do grande prêmio do júri no festival de Cannes.

Suspiria (1977)

Do filme Suspíria

Dario Argento é um dos maiores mestres de terror que o cinema já conheceu, e Suspiria é um clássico do gênero. A história gira em torno de uma academia de dança, onde as bailarinas começam a perceber fenômenos estranhos acontecendo... Os cenários geométricos e multicoloridos e a trilha sonora hipnótica são os destaques deste filme assustador e muito original.

Morte em Veneza (1971)

Do filme Morte em Veneza

Um apaixonado pela literatura, o cineasta Luchino Visconti dedicou quase toda a sua carreira às adaptações literárias, e Morte em Veneza está entre as mais famosas de sua filmografia. O filme adapta o complexo romance de Thomas Mann, sobre um compositor de férias em Veneza, quando se apaixona por um garoto andrógino. A tensão sexual é associada ao perigo, quando uma epidemia de cólera toma conta do lugar.

Teorema (1968)

Do filme Teorema

O sempre provocador Pier Paolo Pasolini construiu em Teorema um filme erótico e misterioso, sobre um jovem (Terence Stamp) que se infiltra em uma família e seduz todos os presentes, incluindo a mãe, a filha, o pai, o filho e a empregada. Cheia de símbolos e metáforas, a obra é uma bela exploração do desejo humano.

A Garota com a Pistola (1968)

Do filme A Garota com a Pistola

A Itália também é conhecida por suas comédias populares, geralmente abordando a guerra dos sexos e os conflitos familiares. A Garota com a Pistola é um clássico de Mario Monicelli, sobre uma garota que luta para se casar com o garoto que lhe tirou à virgindade, no intuito de manter a honra da família. O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, e venceu o Globo de Ouro de melhor atriz para Monica Vitti.

Três Homens em Conflito (1966)

Do filme Três Homens em Conflito

Entre os tradicionais faroestes italianos, a parceria entre o diretor Sergio Leone e o ator Clint Eastwood é uma das mais famosas do cinema. Três Homens em Conflito é um dos grandes clássicos do gênero, mostrando a reunião entre três foras da lei em busca de uma grande quantidade de ouro.

Noites de Cabíria (1957)

Do filme Noites de Cabíria

Federico Fellini dirigiu dezenas de clássicos do cinema, incluindo A Doce Vida e Oito e Meio. Noites de Cabíria também é um bom exemplo do trabalho do diretor, mostrando a triste vida de uma prostituta (Giulietta Masina) que sonha com o grande amor.

Ladrões de Bicicleta (1948)

Do filme Ladrões de Bicicleta

Frequentemente incluído nas listas de melhores filmes de todos os tempos, e um dos principais exemplares do neorrealismo italiano, Ladrões de Bicicleta mostra a dura rotina de um trabalhador que consegue uma bicicleta para trabalhar, mas tem o veículo roubado. Este é um dos filmes mais famosos do diretor Vittorio de Sica.

Comentários

  • Barbara Martins

    Cinema italiano é tudo de bom também *-*

  • Gwen Stacy

    nossa quantos titulos bacanas pra ver ^^
    eu gosto daquele filme O Dolár Furado com o lindão do Giuliano Gemma

    Clint Eastwood era lindo demais :D

  • Gwen Stacy

    o filho dele é lindooooo mesmo, kkk tá valendo!

  • Gwen Stacy

    choque na bunda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ahhh é mesmo eu acabei de ler no yahoo e lembrei de vc
    ele tá na cracolandia kkk
    Lindo ele!
    bora correeeer !!!

  • Luisa Ros?rio Spirgatis

    La vita e Bella é muito lindo