Copa do Cinema: A história da Copa do Mundo em 8 filmes!
Não é só nos campos de futebol que a Copa do Mundo chama a atenção! Também nas telonas, vários filmes usaram o maior evento esportivo do planeta como cenário de documentários e histórias ficcionais. Preparamos uma relação de filmes que usam a Copa como tema, confira!

Em plena ditadura militar, um garoto de 12 anos sonha em se tornar goleiro profissional. Mesmo diante da repressão que obrigou seus pais a deixá-lo com o avô, a paixão pelo futebol fez com a torcida pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970 falasse mais alto.

A trupe do Casseta & Planeta levou às telonas a verdadeira história do roubo da Taça Jules Rimet, conquistada pelo Brasil após ganhar a Copa do Mundo de 1970.

Os bastidores da preparação da seleção dos Estados Unidos para a Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil, onde conseguiram um feito histórico: derrotar a poderosa Inglaterra por 1 x 0, mesmo tendo apenas um jogador profissional no elenco. Com Gerard Butler.

Para a Alemanha, a Copa do Mundo de 1954 tem um sabor especial. Não apenas por ter sido a primeira conquista da seleção alemã, mas também devido a um dos jogos mais importantes da seleção do país: a final contra a Hungria, vencida por 3 x 2, também conhecida como o milagre de Berna.

Antes mesmo do início da Copa do Mundo, o cinema brasileiro já imaginava como seria a competição. Copa de Elite usa o evento para fazer uma série de paródias a grandes sucessos da sétima arte nacional, como Tropa de Elite, Bruna Surfistinha e Se Eu Fosse Você.

A Copa

Do filme A Copa

O futebol é um esporte universal, certo? Então nada mais natural que um jovem monge budista fazer malabarismos para conseguir assistir aos jogos da Copa do Mundo de 1998, já que precisa superar a rígida vigilância de seu mestre.

A maior façanha e a maior tragédia da história do futebol. Assim pode ser encarada a final da Copa do Mundo de 1950, quando o Uruguai bateu a seleção brasileira por 2 x 1 em pleno Rio de Janeiro. Maracanã, o documentário, acompanha os bastidores da competição.

Devido à 2ª Guerra Mundial, as edições de 1942 e 1946 da Copa do Mundo foram canceladas. Mas e se a de 42 tivesse ocorrida em plena Patagônia? Esta é a proposta deste falso documentário argentino, que rodou diversos festivais de cinema.

Comentários